Home Notícias Economia NRF 2024: Especialistas comentam as tendências do varejo mundial
EconomiaNegócios

NRF 2024: Especialistas comentam as tendências do varejo mundial

Envie
Cafe empresarial
Nattalia Meato, Fabiano Gonçalves e Luiz Vieira no Café Empresarial da CDL
Envie

O evento aconteceu no Café Empresarial nesta manhã

A NRF 2024 foi o assunto principal do Café Empresarial da CDL Niterói, no início da manhã de hoje, na Região Oceânica. O economista Fabiano Gonçalves e a jornalista Nattalia Meato falaram sobre as tendências do varejo a nível mundial como forma de “trazer dinheiro novo” para as empresas. Os brasileiros foram os protagonistas nas empresas destaque com a criação de novas experiências através dos dados.

“O Mercado Livre foi o grande case de sucesso por ser a empresa que realiza cerca de 45 vendas por segundo e ocupa o lugar de maior varejista do Brasil e América Latina, sem sequer ter uma loja física. É o caso das indústrias se conectando com o cliente de forma direta e proporcionando experiências positivas”, comentou Nattalia, especialista em Gestão de Negócios.

Segundo os especialistas, a previsão é de que até 2026, 80% das empresas e pessoas físicas no mundo inteiro já estejam usando a Inteligência Artificial, e para 2030, estima-se que pelo menos um “não humano”, como agora são chamados os robôs, já estejam empenhados no mercado de trabalho. A palestra chamou atenção dos comerciantes locais, que já despertaram a atenção para as inovações tecnológicas como indispensáveis nos negócios.

Segundo os palestrantes, o evento é uma “virada de chave” em favor do comércio varejista do mundo pelo conhecimento do comportamento do consumidor, para então oferecer a publicidade assertiva nas gôndolas, campanhas personalizadas e a mensuração no impacto de cada uma delas nos resultados de vendas. São os chamados “Retail Media”.

 

Fabiano Nattalia
Nattalia Meato e Fabiano Gonçalves em palestra sobre a NRF 2024

 

O Presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes e Lojistas, Fabiano Gonçalves, destacou o impacto da Inteligência Artificial (IA). “O que pudemos perceber é que os consumidores passam a ser vistos como uma ‘comunidade’ a partir do momento em que através de seus dados armazenados a IA consegue elevar as experiências do comprador através da experimentação e personalização em uma jornada envolvente. Os consumidores passam a estar no centro de tudo”, explicou.

O Café Empresarial da CDL Niterói acontece duas vezes ao mês de forma gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo site.

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Negócios

Ana Paula Dahlke é confirmada na programação da 3ª edição do CRM Zummit

Evento em Florianópolis, nos dias 16 e 17 de outubro, tem foco...

Negócios

PL 4/2025: Quatro mudanças no Código Civil que prometem dar respaldo jurídico ao síndico (e aliviar conflitos no condomínio)

Expulsão de moradores antissociais, proibição de hospedagens curtas, multas maiores por inadimplência...

Divulgação
Economia

Onde eu construo define o quanto vou lucrar

Localização continua sendo determinante, mas exige análise além do CEP A máxima...