Projeto será lançado no dia 8 de agosto; evento contará com leitura encenada de Até o Fim, peça de Daniel Tavares e Franz Keppler
Homenagem a um dos principais encenadores brasileiros, o PRÊMIO ANTUNES FILHO DE TEATRO será lançado no dia 8 de agosto, a partir das 20h, em evento no Teatro Itália Bandeirantes, em São Paulo. Na ocasião, também haverá a leitura encenada da peça Até o Fim, texto de Daniel Tavares e Franz Keppler, com direção de Lavínia Pannunzio e interpretação de Daniel e Lavínia.
O novo PRÊMIO ANTUNES FILHO DE TEATRO tem o intuito de celebrar a excelência e o talento nas artes cênicas na cidade de São Paulo. Trata-se de um troféu anual, que se propõe a abranger a cena teatral paulistana, considerada a capital brasileira das artes cênicas – há atualmente na cidade quase 300 salas de espetáculos, públicas e particulares, segundo dados da Secretaria Municipal de Cultura; estima-se que em média 1 milhão de pessoas assista às mais de 500 produções teatrais que acontecem na metrópole.
Com o propósito de se tornar referência no meio teatral, o prêmio busca promover o teatro feito em São Paulo e os espetáculos que aqui desembarcam, vindos do Interior do Estado e de outras cidades do País. A seleção será feita por um júri composto de cinco críticos com notório conhecimento da área teatral: Edgar Olimpio de Souza, José Cetra Filho, Kyra Santos Piscitelli, Maria Luísa Barsanelli e Vinicio Angelici. O grupo irá avaliar as produções do ano, apresentadas na cidade de São Paulo, e premiar as montagens em dez categorias.
ATIVIDADES PARALELAS
Além do prêmio, está prevista uma série de atividades paralelas. Uma delas já está em curso: o Ciclo de Leituras Dramáticas, cuja programação estreou em junho no Teatro Itália Bandeirantes, um dos apoiadores e parceiros do prêmio. Nessa fase inicial, que se estende até dezembro de 2023, o ciclo contempla peças do repertório universal, apresentadas por companhias de teatro, coletivos e produções independentes.
A curadoria é executada pelos cinco críticos especializados membros do Prêmio, a partir de uma convocatória aberta a inscrições. Interessados podem enviar seus projetos por meio de um formulário online. A programação é divulgada no Instagram @premioantunesfilho.
Durante o evento de lançamento do prêmio, será apresentada a leitura da peça Até o Fim, de Daniel Tavares e Franz Keppler e direção de Lavínia Pannunzio. Na encenação, Daniel e Lavínia interpretam uma mãe e um filho: ela, uma médica paliativista; ele, um jornalista que cobre o mundo da alta sociedade. Após a morte do patriarca da família, mãe e filho se distanciam, mas tudo começa a mudar depois de um telefonema.
SOBRE ANTUNES FILHO
O paulistano José Alves Antunes Filho (1929-2019), mais conhecido como Antunes Filho, é considerado pela crítica especializada e pela classe artística como um dos principais encenadores brasileiros. Com passagem pelo mítico Teatro Brasileiro de Comédia (TBC), estreou no palco em 1953 com a peça Week-end, de Noel Coward. Ao longo das décadas de 1960 e 1970 participou ativamente da agenda de renovação das artes cênicas. Com a montagem de Macunaíma (1978), adaptação da conhecida obra de Mário de Andrade, sua carreira como diretor atingiu outro patamar. Em virtude do impacto do trabalho, o encenador passou a coordenar o Grupo Macunaíma e, com apoio do Sesc, criou o Centro de Pesquisa Teatral (CPT), escola de formação e desenvolvimento de artistas, produção de espetáculos e de renovação estética e aperfeiçoamento de linguagens teatrais, que dirigiu até a sua morte.
JÚRI DO PRÊMIO
EDGAR OLIMPIO DE SOUZA, jornalista formado pelas Faculdades Integradas Alcântara Machado (FIAM). Trabalhou em veículos como Veja São Paulo e Manchete, TV Bandeirantes, Diário Popular, Jornal da Tarde e Meio & Mensagem. Foi curador e crítico em festivais e integrou comissões de editais de teatro. Criou a revista virtual Stravaganza. É membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA).
JOSÉ CETRA FILHO, Engenheiro de produção pela FEI (1968) e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (1971). Pesquisador Teatral. Mestre em artes cênicas pela UNESP e membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Autor do livro O palco paulistano de golpe a golpe (1964-2016) e editor do blog Palco Paulistano. Participa de comissões de editais.
KYRA SANTOS PISCITELLI,jornalista formada pela Universidade Metodista de São Paulo, com pós-graduação em Globalização e Cultura na FESPSP. Membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Foi assistente de direção da peça Mulheres de Shakespeare (2018). Ajuda espetáculos com ativação em redes sociais, colabora com o Guia Off e o site Culturize-se.
MARIA LUÍSA BARSANELLI,jornalista formada pela UnB. Trabalhou em veículos como Correio Braziliense, G1, Galileu e Folha de S. Paulo, criou e editou conteúdo para instituições e festivais, caso do Sesc-SP e da MITsp. Atualmente, coordena a comunicação do escritório sul-americano da Pro Helvetia – Fundação Suíça para a Cultura e integra o júri do Prêmio Shell-SP.
VINICIO ANGELICI, engenheiro- agrônomo formado pela ESALQ/ USP e Curso de Pedagogia e Didática (Licenciatura) pela USP. Crítico teatral da revista virtual Stravaganza e membro da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA). Participou de comissões de editais do ProAC e foi crítico convidado na Mostra competitiva no Festival Nacional de Teatro (Fenata, em Ponta Grossa-PR, 2011 e 2012).
FICHA TÉCNICA | PRÊMIO ANTUNES FILHO
JÚRI TÉCNICO: Edgar Olimpio de Souza, José Cetra Filho, Kyra Piscitelli, Malu Barsanelli e Vinicio Angelici. NÚCLEO CRIATIVO: Arthur Bronzato, Gabriel Metzner, Neto Spinelli, Ricardo Grasson, Heitor Garcia e Francisco Antonelli. REALIZAÇÃO: Nosso Coletivo. ASSESSORIA DE IMPRENSA: Adriana Balsanelli e Adriana Monteiro. APOIO: Teatro Bandeirantes e GaTúfilmes.
SERVIÇO
Lançamento do PRÊMIO ANTUNES FILHO DE TEATRO
seguido de leitura encenada da peça Até o Fim
8 de agosto, a partir das 20h
Teatro Itália Bandeirantes, av. Ipiranga, 344, São Paulo
Grátis.
Sinopse:
ATÉ O FIM é uma peça que trata da relação de uma mãe com seu filho. Ela, uma médica paliativista que cuidou
praticamente sozinha da família após a morte do marido. Ele, um jornalista que cobre o mundo dos poderosos
e sente-se frustrado por não fazer parte deste universo. Entre eles, há uma enorme distância, mas uma ligação
telefônica fará com que ambos tenham de lidar juntos com uma situação dramática e inesperada, que acabará
por incentivar essa difícil reaproximação.
www.instagram.com/premioantunesfilho/
Formulário de inscrição – 1 º Ciclo de Leituras
https://bit.ly/44DLEKG