Home Estilo de vida Pets Novembro Azul Pet: animais de companhia também podem ter câncer de próstata. Saiba como prevenir e tratar
Pets

Novembro Azul Pet: animais de companhia também podem ter câncer de próstata. Saiba como prevenir e tratar

Envie
Imagem Do Whatsapp De 2023 11 17 à(s) 13.17.29 5226a7f3
Freepik
Envie

A campanha “Novembro Azul” é geralmente associada à conscientização sobre a saúde masculina, especialmente quanto à prevenção e ao diagnóstico precoce do câncer de próstata. No entanto, esse conceito também tem sido aplicado aos animais de estimação e destaca a importância da saúde dos animais, especificamente dos machos. “A campanha nesse mês tem como intuito alertar e informar os tutores que os pets também podem apresentar alterações prostáticas, além disso, orienta sobre os cuidados necessários e a rotina de exames regulares para o bem-estar dos pets”, explica a médica-veterinária Stefanie Poblete, coordenadora de produtos da Linha Pet da Syntec do Brasil.

A alteração de próstata mais comum em cães é a Hiperplasia prostática benigna, conhecida como HPB. Essa enfermidade está diretamente associada ao envelhecimento, sendo mais comum em machos idosos não castrados, é geralmente de natureza benigna e a maioria dos casos se resolve com a castração do pet.
Além da HPB, segundo o Conselho Federal de Medicina Veterinária, o câncer de próstata também pode ocorrer, com maior frequência em cães, com idade entre seis e sete anos de idade. O problema acomete aproximadamente 4% dos cães com mais de sete anos e, se o pet não for castrado, esse percentual dobra. Gatos também podem ser acometidos por essa doença.

De acordo com a médica veterinária da Syntec, “somente o veterinário pode identificar a doença em alguns casos, tanto no exame físico, quanto em exames complementares como o ultrassom. Além disso, as alterações de próstata, costuma se manifestar juntamente com outros sinais, como dificuldade de urinar, sangue na urina e até dificuldade de defecação”.

A médica-veterinária lembra que “muitas vezes os sinais podem ser silenciosos, sendo importante manter a rotina de consultas e exames preventivos dos animais em dia – o que contribui para o diagnóstico precoce. Dessa forma, o bem-estar do animal é preservado e os tratamentos podem ser mais eficazes, garantindo a qualidade de vida.

Sobre a Syntec – A Syntec é uma indústria de produtos para saúde animal 100% brasileira com 18 anos de história e foco em medicamentos e suplementos veterinários de alta complexidade. Seu portfólio é amplo, incluindo terapêuticos, especialidades, produtos para higiene e saúde, suplementos e, agora, vacinas animais. Para mais informações acesse: www.syntec.com.br

Envie
Artigo relacionado
Cuidado com os pets no verão proporciona bem-estar. Veja dicas
Pets

Cuidado com os pets no verão proporciona bem-estar. Veja dicas

O verão chegou. Mas, além das altas temperaturas que proporcionam dias ideais...

Vai viajar com seu pet? Confira dicas importantes antes de pegar a estrada
Pets

Vai viajar com seu pet? Confira dicas importantes antes de pegar a estrada

Especialista explica como garantir conforto e segurança para o animal durante trajeto...

Pet de TODOS oferece banho gratuito e hidratação para os pets durante a Black Friday
Pets

Pet de TODOS oferece banho gratuito e hidratação para os pets durante a Black Friday

Au-au Friday é parte das ações promocionais da rede em novembro e...

Conheça os diferencias da graduação em Medicina da Qualittas
Pets

Conheça os diferencias da graduação em Medicina da Qualittas

Com inscrições abertas para o vestibular de 2025, a Faculdade Qualittas oferece...