Assunto: Esclarecimento sobre alerta envolvendo operações com stablecoins e criptoativos
Na noite de domingo, 17 de agosto, circulou entre instituições financeiras e participantes do mercado de pagamentos uma mensagem de alerta relacionada a movimentações atípicas com stablecoins (especialmente o Tether USDT) e a possibilidade de ações ilícitas direcionadas a operadores do Sistema de Pagamentos Brasileiro (SPB).
O Comitê de Ativos Virtuais da Associação PAGOS esclarece que:
Participantes do mercado de criptoativos identificaram tentativas suspeitas de saque de USDT de contas suspeitas de serem “laranjas” em corretoras. Assim como, tentativas de compras de USDT em mesas de OTC, em nome de empresas que tinham um nível de KYC baixo/suspeito.
Essas tentativas em massa levantaram hipóteses de preparação para movimentações financeiras fraudulentas.
– Motivo da atenção ao setor de pagamentos:
Instituições de pagamento que oferecem soluções com integração cripto podem ser alvos potenciais, já que podem ser a ponta de conversão de USDT para R$ desse dinheiro “sujo”.
– Recomendações preventivas:
1. Dobrar o cuidado com operações que fogem do volume comum do usuário, principalmente se estiverem acontecendo em horários atípicos.
2. Aumentar a dificuldade para envio e recebimento de valores de corretoras de criptomoedas.
3. Bloquear e reportar imediatamente tentativas suspeitas, conforme previsto na regulação vigente (BACEN e COAF).
4. Compartilhar informações relevantes entre equipes de segurança das instituições, reforçando a cooperação do setor.
Até o momento não foi comprovado o ataque, mas cuidado extra sempre é bem-vindo.
O foco é proteger a integridade do SPB e mitigar riscos financeiros para as instituições que atuam com ou em paralelo ao ecossistema de criptoativos.
O Comitê recomenda que todas as associadas mantenham atenção redobrada e intensifiquem os protocolos de segurança ao longo desta semana, em alinhamento às boas práticas de gestão de risco e prevenção à lavagem de dinheiro.
Comitê de Ativos Virtuais – Associação PAGOS