Home Estilo de vida Saúde No Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, cardiologista alerta sobre a importância do exercício físico com orientação médica
Saúde

No Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, cardiologista alerta sobre a importância do exercício físico com orientação médica

Envie
No Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, cardiologista alerta sobre a importância do exercício físico com orientação médica
Envie

No dia 8 de agosto é Dia Nacional de Prevenção e Controle do Colesterol, conjunto de gorduras necessárias que quando ingeridas dentro de taxas equilibradas ajudam no funcionamento do organismo e na produção de alguns hormônios.

Há dois tipos de colesterol: o HDL, considerado “colesterol bom” e o LDL, denominado “colesterol ruim”, que quando em excesso torna-se fator de risco para doenças cardiovasculares, como Acidente Vascular Cerebral, morte súbita e de doença coronariana.

Segundo a cardiologista Bruna Miliose do Hospital Icaraí, o colesterol ruim pode ser controlado com alimentação saudável e prática de atividades físicas.

“A prática de exercícios físicos aumenta o colesterol HDL (conhecido popularmente como o colesterol bom), diminui os triglicerídeos e tem efeitos benéficos em relação ao colesterol LDL (conhecido popularmente como o colesterol ruim)”, explica a cardiologista.

Bruna complementa que conforme orientação da Atualização da Diretriz Brasileira de Dislipidemia e Prevenção de Aterosclerose, é recomendado a prática de exercícios físicos regularmente, por um período sugerido de 60 minutos.

“Porém, temos evidência de que a realização de cerca de 150 minutos de exercícios por semana, já traz benefícios ao nosso organismo. A recomendação é que se faça, durante o período de exercício, alongamento, aquecimento, exercício de força e exercício aeróbico. Mas tudo isso deve ser realizado com a orientação de um profissional da área de educação física”, alerta a médica.

Para Bruna, os principais exercícios que ajudam a melhorar o funcionamento do coração são agachamento, agachamento com salto, flexão de braços, afundo, prancha, pular corda, corrida e natação.
“Qualquer pessoa pode realizar exercícios, desde que antes seja avaliada por seu médico clínico geral ou cardiologista, e que esse profissional libere o paciente para a prática dessas atividades”, explica.

A cardiologista alerta que antes de se fazer exercícios e necessário que o médico faça uma avaliação médica inicial, em busca de sintomas que possam contra-indicar a realização de atividades física.

“Também será feito exame físico completo e é recomendado a realização de eletrocardiograma. O Teste ergométrico pode ser solicitado pelo seu médico, na dependência do que for avaliado durante a entrevista e exame físico. Exames complementares adicionais podem ser solicitados, como tomografia, ressonância, ecocardiograma ou cateterismo”, finaliza.

Envie
Artigo relacionado
Foto divulgação
Saúde

Hospital de Brotas celebra um ano com Coral da PMBA e ação de musicoterapia junina

  _A Unidade de Atendimento Planserv, em Salvador/BA, gerida pelo Instituto Nacional...

Imprensa
Saúde

Impacto na Saúde Cardiovascular: A Revolução Cardiológica Liderada por Dr. Daniel Barbosa

A cardiologia intervencionista tem revolucionado o tratamento de doenças cardiovasculares ao permitir...

Saúde

Mudança na vacinação contra a meningite passa a valer a partir de hoje

A partir desta terça-feira (1º), a vacina meningocócica ACWY passa a ser...

Saúde

Estado do Rio tem postos volantes para ampliar vacinação contra gripe

Com a finalidade de aumentar a imunização contra a gripe nos 92...