O objetivo da ação é conscientizar a população para a importância da prevenção e para os cuidados desta, que é a primeira causa de incapacidade e de morte no Brasil
O Hospital Icaraí, certificado internacionalmente pelo Angel’s Institute pelo protocolo de combate ao AVC (acidente vascular cerebral), realiza, no próximo dia 29 de outubro, Dia Mundial de Conscientização de Combate ao AVC, a 1ª Caminhada de Combate ao AVC, doença que, no Brasil, mais incapacita e que é a primeira causa de morte, podendo acometer qualquer pessoa, independentemente de gênero, idade ou classe social.
A data foi instituída pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para destacar a importância da prevenção, tratamento e reabilitação da doença e garantir melhor cuidado aos pacientes, tendo sido declarada pela OMS, em 2010, como uma emergência de saúde pública.
Estima-se que uma em cada quatro pessoas terá a doença ao longo da vida. São vários os fatores de risco, como obesidade, sedentarismo, alcoolismo, hipertensão arterial sistêmica, tabagismo, diabetes mellitus, doenças cardiovasculares, entre outros.
“Entre os sinais de que o paciente está tendo um AVC, atente-se para o súbito surgimento de fraqueza, formigamento ou perda de sensibilidade, principalmente em um lado do corpo ou da face, alteração da fala, tontura, falta de equilíbrio e alterações visuais”, alerta o Dr. Guilherme Torezani, coordenador de doenças cerebrovasculares do Hospital Icaraí e do Hospital & Clínica São Gonçalo, que também está à frente da Caminhada de Combate ao AVC.
O evento gratuito terá como trajeto a distância entre o MAC (Museu de Arte Contemporânea), em Niterói, até a Igreja São Judas Tadeu, tendo como percurso toda a orla de Icaraí. Durante a corrida, os participantes poderão aferir a pressão e a glicose, além de receber orientação multidisciplinar de médicos do Hospital Icaraí e do Hospital & Clínica São Gonçalo. Além disso, o SESC fará o aquecimento e o Studio Dharma Bhumi promoverá um circuito de yoga na areia.
“O intuito da ação é chamar a atenção do tema AVC para a comunidade, de forma a instruir as pessoas sobre como reconhecer a doença e se preparar para o atendimento ágil, pois, nesses casos, o tempo é essencial e os minutos importam. O AVC tem cura. Inclusive, com um diagnóstico rápido, é possível evitar sequelas”, explica Torezani.
Em outubro de 2021, o Hospital Icaraí recebeu a certificação Platinum, concedida pela Angel’s Awards, que o coloca como único hospital na região Leste Fluminense que é centro de referência para o tratamento e manejo da doença.
Para participar do evento, é preciso se inscrever pelo site do Sympla e garantir o kit.
Serviço:
29 de outubro
Inscrição: https://www.sympla.com.br/evento/caminhada-combate-ao-avc-2023/2199185?share_id=copiarlink&share_id=whatsapp
Programação da 1ª Caminhada de Combate ao AVC:
6h30 a 8h – Retirada dos kits
MAC – Museu de Arte Contemporânea
8h15 – Aquecimento
Circuito funcional com o time de instrutores do SESC
9h30 – Largada da caminhada
mac
10h30 – Final da caminhada
Igreja São Judas Tadeu
11h – Yoga na areia
Studio Dharma Bhumi