Home Estilo de vida Saúde NAC Acetilcisteína: para que serve?
Saúde

NAC Acetilcisteína: para que serve?

Envie
NAC Acetilcisteína: para que serve?
Internet - Freepik
Envie

A N-Acetilcisteína, também conhecida como NAC e como acetilcisteína, é um suplemento que vem ganhando bastante destaque nos últimos anos. Originalmente, a acetilcisteína foi desenvolvida como um suplemento para o tratamento de condições respiratórias. 

Porém, com estudos mais recentes, ela se destacou por seu efeito antioxidante e por auxiliar em diversos processos no organismo.

Quer saber para que serve a NAC e conhecer mais sobre os benefícios desse suplemento? É só conferir até o final do conteúdo que preparamos especialmente para você!

O que é a NAC acetilcisteína?

A NAC acetilcisteína, conhecida popularmente como acetilcisteína, é uma forma estável do aminoácido cisteína, que atua como um precursor da glutationa. A glutationa é um dos antioxidantes mais poderosos do corpo humano e desempenha um papel vital na proteção das células.

Ou seja, a glutationa é responsável por proteger as células do organismo contra os danos oxidativos causados por radicais livres. E quando o corpo está sob estresse, seja por toxinas ou por inflamações, a glutationa é rapidamente consumida para combater essas toxinas. 

E nesse cenário, a NAC ajuda a restaurar os níveis de glutationa, contribuindo para a desintoxicação do organismo.

Para que serve a NAC

Agora você já entendeu um pouco sobre o que é a NAC, então confira abaixo para que serve esse aminoácido tão importante para o nosso organismo.

Apoio respiratório 

Um dos usos mais conhecidos da NAC é no tratamento de doenças respiratórias, como bronquite crônica e DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica). Isso acontece porque a acetilcisteína tem a capacidade de quebrar o muco, facilitando sua eliminação dos pulmões e das vias respiratórias. 

Por isso, ela é amplamente usada como um mucolítico para aliviar a congestão e melhorar a respiração.

Proteção do fígado 

A NAC também é comumente utilizada no tratamento de intoxicações, especialmente por paracetamol (acetaminofeno). Isso porque a acetilcisteína ajuda a proteger o fígado e promove a produção de glutationa, o que é essencial para neutralizar substâncias tóxicas no corpo. 

Isso faz com que a NAC seja uma opção valiosa para tratar casos de overdose de medicamentos ou outras situações que envolvem dano hepático.

Ação antioxidante

Por ser um precursor da glutationa, a NAC desempenha um papel importante como antioxidante, auxiliando na redução de inflamações e na proteção contra o estresse oxidativo. Ou seja, a NAC pode ajudar o organismo a combater os radicais livres, que são responsáveis por causar várias doenças crônicas, como diabetes, doenças cardiovasculares e até mesmo alguns tipos de câncer. 

Além disso, alguns estudos mais recentes também sugerem que o uso de NAC pode melhorar a resposta imunológica do organismo.

Saúde mental 

Outra atuação da NAC no organismo é seu efeito na saúde mental. Algumas pesquisas indicam que ela pode ser útil no tratamento de transtornos como depressão e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Isso porque, segundo os estudos, a NAC atua regulando os níveis de glutamato, um neurotransmissor que está envolvido em várias funções cerebrais.

Fertilidade e saúde reprodutiva 

A NAC também tem mostrado benefícios ao melhorar a fertilidade e a saúde reprodutiva, principalmente em mulheres com síndrome dos ovários policísticos (SOP).

Nesses casos, foi encontrada uma melhor qualidade dos óvulos e aumento das chances de ovulação nas mulheres após o uso do suplemento de acetilcisteína. Por outro lado, nos homens, ela pode ajudar a melhorar a qualidade do sêmen, especialmente em situações de estresse oxidativo que afetam a fertilidade.

Como usar a NAC?

A NAC pode ser encontrada em forma de comprimidos, cápsulas ou até mesmo como medicamento para inalação. Porém, as doses variam de acordo com o uso pretendido e da orientação médica, já que não é recomendado o uso de suplementos sem a devida orientação.

E mesmo que a NAC seja geralmente segura para a maioria das pessoas, alguns efeitos colaterais podem ocorrer, especialmente em doses elevadas. Entre os efeitos colaterais mais comuns estão desconfortos gastrointestinais, como náusea, vômito e diarreia.

Além disso, é sempre importante consultar um médico antes de começar a usar qualquer suplemento, especialmente em casos de condições médicas pré-existentes ou uso com outros medicamentos.

Agora você já sabe para que serve a NAC acetilcisteína. Então que tal consultar seu especialista para encontrar a melhor opção do suplemento para o seu organismo e de acordo com as suas necessidades?

Envie
Artigo relacionado
Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite
Saúde

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, recebeu alta...

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Saúde

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é...

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
Saúde

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste

O Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que o rinovírus permanece como o principal...

Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul
Saúde

Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul

Tradicionalmente associado aos cuidados e prevenção contra o câncer de próstata, a...