Mural transforma Mirante da 13 de Julho em marco visual que fortalece identidade de Aracaju

Mural transforma Mirante da 13 de Julho em marco visual que fortalece identidade de Aracaju

Felipe Muniz Palhano
3 min de leitura 75
Divulgação

A arte urbana ganhou novos contornos em Aracaju com a entrega do mural que transforma o Mirante da 13 de Julho em uma obra que fortalece a identidade da capital. A entrega, que valoriza ainda mais a reabertura do espaço para o público, é assinada pelo artista Thiago Neumann, em uma realização da Prefeitura de Aracaju, por meio da Secretaria Municipal de Turismo (Setur).

Cajus, patas de caranguejo, arcos, karrankas, cores da bandeira e referências ao mangue se espalham pela composição, convidando moradores e visitantes a decifrar símbolos e reconhecer tradições, o que ainda fortalece a sensação de pertencimento.

O artista Thiago Neumann, autor da obra, conhecido como Cachorrão, explica que a composição nasce justamente dessa lógica de costura de símbolos. “A composição também se baseia muito nesse conceito de retalhos, de colcha de fuxico. É uma composição baseada em trazer diversos elementos, várias representações, símbolos e signos para juntar todos eles como se fosse uma grande renda, onde também dialoga com essa ideia do muralismo, do grafite”, afirmou.

O mural incorpora as belezas que moldam Aracaju: o caju que nomeia a cidade, o caranguejo símbolo cultural, a arara, as carrancas, os povos originários. A arte ainda une tradições católicas e de matriz africana, que aparecem juntas, costuradas em uma grande renda viva e visual que celebra a diversidade do município.

Thiago Neumann também fez questão de evidenciar o trabalho de amigos e parceiros que participaram da execução da pintura. “Foi um processo bem colaborativo e coletivo, desbravando vários desafios, em especial a dimensão e altura. Especialmente ali na torre que foi feita (a pintura) através do rapel, onde (Victor) Boom desceu de corda fazendo a cobertura daquela área”, destacou o artista. 

Para o secretário municipal do Turismo, Fábio Andrade, a obra ultrapassa o campo estético e se converte em motor de transformação urbana e turística. “Reabrir esse equipamento trouxe vida para a 13 de Julho, e o trabalho de Neuman fez o Mirante da 13 de Julho se tornar um local ainda mais vivo e pulsante. Desde que a nova gestão assumiu, transformamos esses espaços esquecidos que são utilizados por moradores e turistas todos os dias e devolvemos esses equipamentos para a população”, destacou o secretário. 

A transformação do espaço já é percebida por quem visita Aracaju. O casal de turistas baianos Luiz Felipe e Rafaela Araújo incluiu o Mirante da 13 de Julho no primeiro roteiro pela capital sergipana e se surpreendeu com o que encontrou.

“Eu gostei muito observando todos os lados da construção. A pintura remete muito à cultura do sergipano, as cores são vivas, chamativas, de longe a gente já vê e sente a beleza do local. Gostei muito, pretendo vir mais vezes e recomendo para que outras pessoas venham também”, afirmou Luiz Felipe.

Para Rafaela, que visita Aracaju pela primeira vez, o impacto é imediato. “O primeiro ponto turístico que a gente veio visitar foi aqui, no calçadão da 13 de Julho. Pelas fotos a gente vê nitidamente a diferença. A pintura transmite uma energia positiva, uma alegria, tudo muito colorido, muito bonito. Quem chega já chega tirando foto, se diverte. Fica bem legal, um ponto turístico muito bonito e interessante de visitar”, destacou.

O espaço, antes subutilizado, passa a integrar o roteiro cultural da cidade, atraindo olhares, circulação e novos significados para a paisagem urbana. A obra celebra a riqueza em construção. O Mirante da 13 de Julho se transforma em um marco visual e passa a ser, para moradores e turistas, um verdadeiro passaporte para as tradições da cidade.

O que você achou?

Amei 19
Kkkk 33
Triste 4
Raiva 0
↓ LEIA A PRÓXIMA MATÉRIA ABAIXO ↓

Espere! Não perca isso...

Antes de ir, veja o que acabou de acontecer na Bahia:

Não, obrigado. Prefiro ficar desinformado.