Home Notícias Mulheres que constroem o futuro: o protagonismo feminino no setor moveleiro brasileiro
Notícias

Mulheres que constroem o futuro: o protagonismo feminino no setor moveleiro brasileiro

Envie
Mulheres que constroem o futuro: o protagonismo feminino no setor moveleiro brasileiro
Foto: Divulgação
Envie

O panorama do empreendedorismo no Brasil está passando por mudanças significativas, com as mulheres ocupando uma posição cada vez mais destacada no setor. Conforme dados de pesquisa do Sebrae/IBGE, o número de empreendedoras no país é de 10,3 milhões, o que corresponde a 34% do total de empreendedores no Brasil, com informações coletadas no terceiro trimestre de 2023. Esse expressivo aumento na presença feminina no mercado não só evidencia a resiliência, mas também a sua importância no universo empresarial. Elas estão rompendo barreiras, impulsionando a inovação e contribuindo consideravelmente para a economia do país.

Conquistando espaços em setores tradicionalmente dominados por homens, o setor moveleiro não é uma exceção. Soni Cassiano é um exemplo de liderança e resiliência, com mais de duas décadas de atuação de sucesso. À frente da ESSANTO, fábrica de móveis planejados referência no Nordeste e da Viva Móveis.com — a primeira loja de móveis sob medida brasileira com o conceito “fígital” que combina o ambiente físico e digital — a empresária ocupa uma posição de destaque no competitivo mercado da Paraíba.

Com sua mente inquieta e criativa, a empresária soube transformar o mercado moveleiro local, promovendo inovações que não apenas impulsionam o desenvolvimento dos seus negócios, mas também impactam positivamente a economia regional com geração de emprego, renda e ações socioambientais. “Trabalhamos com pessoas e para pessoas. O sucesso é fruto de dedicação, resiliência e muito trabalho. Enfatizamos o compromisso das empresas em permanecer na vanguarda da criatividade e do progresso”, declara a empresária.

Em uma visão que mescla tradição e inovação, Soni faz questão de manter as raízes culturais em seus negócios e o orgulho que sente por sua história e pelo Nordeste, região que sempre guiou sua trajetória. “Em cada passo, carrego o orgulho das minhas origens, pois são elas que me definem e me inspiram a ser quem sou. A nossa cultura é muito rica e importante e contribuir para que ela não se perca é um dos meus objetivos”, declara.

A jornada da empresária inspira outras mulheres no setor, como Andreia Costa dos Santos, de 41 anos, com 23 anos de experiência no mercado moveleiro e colaboradora do Grupo Officina. Ela compartilha os desafios que enfrentou como mulher em uma posição de liderança. “O primeiro desafio foi demonstrar meu conhecimento sobre a execução dos móveis e oferecer soluções de projetos. Era fundamental questionar a forma como as atividades eram realizadas, propondo métodos mais simples e eficientes. Outro desafio foi conquistar o respeito nas conversas, estabelecendo limites e mostrando que, além de cuidadosas, podemos ter um olhar diferenciado para os detalhes”, relata.

No Grupo Officina, a atuação de Andreia contribui para quebrar barreiras, promovendo um ambiente inclusivo que valoriza tanto a experiência quanto a inovação. Para ela, a presença feminina em áreas dominadas por homens é fundamental. “Todos somos capazes de desempenhar qualquer função e alcançar uma realização profissional duradoura. Além disso, ajuda a trazer perspectivas diversas, enriquecendo a tomada de decisões e a inovação”, explica.

A crescente participação de mulheres como Soni e Andreia no setor moveleiro reforça a importância da diversidade e de um olhar inclusivo nas empresas. Essas líderes estão redefinindo o papel feminino no mercado de trabalho, promovendo um futuro onde todos, independente de gênero, podem liderar e inovar.

Envie
Artigo relacionado
Ceará ganha mais um Park temático de dinossauros em Jericoacoara e trilha ecológica no mangue seco
Notícias

Ceará ganha mais um Park temático de dinossauros em Jericoacoara e trilha ecológica no mangue seco

Atração do Grupo Alchymist conta com trilha ecológica no mangue seco e...

Projeto Há Esperança recebe o Natal Solidário da Fundação Educar
Notícias

Projeto Há Esperança recebe o Natal Solidário da Fundação Educar

A Fundação Educar e os colaboradores da Cia DPaschoal se reuniram no...

Valorização recorde de carros usados reforça a importância de negociações seguras
Notícias

Valorização recorde de carros usados reforça a importância de negociações seguras

O mercado de veículos usados no Brasil segue aquecido, alcançando um ticket...

ICMS: Tributação precisa estar no radar dos supermercadistas
Notícias

ICMS: Tributação precisa estar no radar dos supermercadistas

O Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) é um tributo...