Ao longo dos séculos, a história da fotografia tem sido contada quase exclusivamente pela perspectiva masculina. Com a missão de contribuir para transformar essa situação e buscar o empoderamento feminino por meio da arte, o projeto Mulheres em Foco, da Numen Produtora, chega a sua terceira fase.
A iniciativa, que nesta edição traz o patrocínio da EDP, distribuidora de energia do Alto Tietê, através do Instituto EDP, e promoveu uma oficina gratuita de fotografia para 60 moradoras de Ferraz de Vasconcelos, na Grande São Paulo, entre maio e junho.
E o resultado disso tudo fará parte de uma mostra aberta ao público, que acontece no dia 3 de junho, das 13h às 15h, na Estação Cidadania e Cultura. Na ocasião, haverá uma exposição com as fotos tirada pelas participantes durante as aulas, a entrega dos certificados de conclusão da oficina, um setlist de DJ e o microfone fica aberto para quem quiser dar seu depoimento.
O principal objetivo do projeto é buscar a valorização do olhar das mulheres sobre a condição social feminina e oferecer acesso gratuito à arte. O único requisito para participar das atividades é ter mais de 15 anos.
A iniciativa cultural Mulheres em Foco, em Ferraz de Vasconcelos, é uma ação idealizada pela Numen Produtora e conta com o patrocínio da EDP Brasil e apoios da Gerando Falcões e da Prefeitura de Ferraz de Vasconcelos, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo. A iniciativa é realizada pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC).
Sobre a Numen Produtora
A Numen Produtora foi criada em 2016, na cidade de Campinas/SP. Trata-se de uma produtora cultural especializada em projetos de artes visuais elaborados para impactar a vida de pessoas e comunidades por todo o Brasil. Seus projetos são viabilizados pelo ProAC/ICMS (Programa De Ação Cultural da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo) e pela Lei de Incentivo à Cultura (“Lei Rouanet”) e são adaptados para demandas sociais próprias à realidade brasileira.
Todos os projetos culturais da Numen Produtora estão alinhados aos 17 ODS (objetivos de desenvolvimento social da ONU). As principais temáticas abordadas nos projetos são sustentabilidade, capacitação profissional, ocupação do espaço público e empoderamento feminino, utilizando a cultura como ferramenta para desenvolver ambientes transformadores.
Sobre a EDP no Brasil
Presente há mais de 25 anos no país, a EDP é uma das maiores empresas privadas do setor elétrico a operar em toda a cadeia de valor. Com mais de 10 mil colaboradores diretos e terceirizados, a Companhia tem negócios em Geração, Transmissão, e Soluções em Serviços de Energia voltados ao mercado B2B, como geração solar, mobilidade elétrica e mercado livre de energia. Em Distribuição, atende cerca de 3,8 milhões de clientes em São Paulo e no Espírito Santo, além de ser a principal acionista da Celesc, em Santa Catarina. Em 2022, foi eleita pelo terceiro ano consecutivo a empresa mais inovadora do setor elétrico pelo ranking Valor Inovação, do jornal Valor Econômico, e é referência em ESG, ocupando, em 2021 e 2022, o primeiro lugar do Índice de Sustentabilidade Empresarial (ISE) da B3, no qual figura há 17 anos.
Serviço
Projeto Mulheres em Foco
Instagram: @oficina.mulheres.em.foco
Facebook: @oficina.mulheres.em.foco
Evento de encerramento do projeto
Quando: 3 de junho, das 13h às 15h
Onde: Estação Cidadania e Cultura – R. Francisco Sperandio, S/N – Santa Margarida Paulista