O mês de novembro é duplamente especial para as Afroempreendedoras, tendo em vista que no dia 19 celebra-se o Dia do Empreendedorismo Feminino, e em 20/11 é o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. Para celebrar essas datas, Daysi Mendes preparou quatro dicas importantes, com o objetivo de fomentar a prosperidade em negócios geridos por mulheres pretas e empreendedoras.
Graduada em Engenharia Mecânica pela Universidade Gama Filho, Daysi Mendes atuou em projetos de infraestrutura de 2008 a 2015 quando começou a migrar de área. Desde 2017 começou a atuar no estudo e desenvolvimento de negócios e carreiras pretas.
Desde 2017, Daysi já atuou em projetos do Sebrae, realizou palestras em diversos eventos de empreendedorismo e inovação em vários estados do Brasil, se tornou mentora do Hub InovAtiva, tutora e facilitadora do Shell Iniciativa Jovem e facilita jornadas de inovação para clientes como Petrobras, Fundação Lemann e Grupo Carrefour.
No início de 2024, a especialista em empreendedorismo e inovação atuou como gestora do programa Black Stars Rising, auxiliando na seleção das participantes e desenvolvimento do conteúdo programático, além da curadoria para seleção das facilitadoras. Black Stars Rising é um programa de formação empreendedora para mulheres negras da cidade do Rio de Janeiro financiado pelo Consulado Geral dos Estados Unidos, com parceria da AmCham Brasil e os Centros Globais da Columbia e implementado pelo Fundo Agbara e o Black Entrepreneurship Club.
De acordo com Daysi Mendes, para ter um negócio próspero, é importante ter um bom controle financeiro, conhecer o cliente, ter uma boa rede de contatos e buscar sempre ajuda especializada.
Confira abaixo as dicas dadas por quem entende do assunto:
1- Tenha um bom controle financeiro: Entenda que eu falei bom, e não ótimo ou excelente. Um bom controle financeiro é aquele que é possível na nossa rotina corrida. Pode ser no computador, no celular ou até mesmo no caderninho. O importante é saber como estão as finanças do negócio”
2- Conheça bem o seu cliente: Estamos vivendo em um mundo cada vez mais competitivo, onde existem muitas soluções possíveis para vários problemas. Uma das formas de se destacar é mantendo um bom relacionamento e relevância na vida do seu cliente. Invista nisso!
3- Tenha uma boa rede de contatos: Nosso povo aprendeu desde cedo que para sobreviver aqui nesse solo era importante viver em comunidade. Daí nasceram os quilombos, como espaço de acolhimento e resistência ao sistema escravagista. Hoje, em 2024 ainda temos muitos problemas para ultrapassar, por isso tenha uma boa rede de apoio e incentivo. Isso faz toda a diferença
4- Busque sempre que possível ajuda especializada: Ninguém tem a obrigação de saber tudo, principalmente nós, mulheres negras, que já temos vários pratinhos para girar diariamente. É importante que na jornada de desenvolvimento de negócios tenhamos um tempo para pensar de forma estratégica no crescimento do mesmo, e conversar com alguém que entende a nossa realidade e os nossos problemas. É assim que funciona o meu programa de mentoria, por exemplo. Mas caso você não possa investir financeiramente no momento, existem muitas formações gratuitas que podem te ajudar. O importante é estar sempre em movimento.
SERVIÇO
Acompanhe o Daysi nas redes sociais em: linkedin.com/in/eudaysimendes