Honra, disciplina, força, foco e amizade são os princípios básicos da arte marcial nacional da Tailândia
Chegaram as férias de verão, e muitas crianças que ficam em casa durante as férias precisam de atividades para se entreter e para não passar o dia inteiro em frente a telas e videogames. Uma das soluções para esse cenário é inscrever a criança em atividades físicas, como artes marciais.
Quando pensamos em artes marciais para crianças, logo vem à mente as lutas mais conhecidas, como Karatê, Judô e Taekwondo. Mas uma modalidade vem ganhando cada vez mais notoriedade entre os brasileiros, a luta tailandesa Muay Thai.
De onde veio o Muay Thai
O nome Muay Thai vem de dois termos da língua tailandesa: “Muay”, que significa “combate”, e “Thai”, que significa “povo livre” – a forma como os tailandeses se referem ao próprio povo. Então, o significado se torna algo como “combate tailandês”, mas também pode ser conhecido como “boxe tailandês”.
O Muay Thai tem origem datada há mais de 2.500 anos, devido a uma migração de povos que viviam próximo ao rio Yangtzé, na atual China, em direção à Península da Indochina (que abriga os atuais Laos, Vietnã, Camboja, Tailândia e Mianmar). Esses povos trouxeram consigo o Kung Fu, que, ao longo do tempo, foi se modificando até o atual Muay Thai.
Quais são os benefícios do Muay Thai para crianças?
As artes marciais, de forma geral, trazem muitos benefícios tanto físicos quanto psicológicos e sociais para crianças e adultos que praticam.
A começar pelos benefícios físicos, as artes marciais buscam trabalhar o corpo todo como uma ferramenta; essa filosofia de movimento faz com que sejam trabalhados todos os grupos musculares, juntamente de trabalhos de alongamento e flexibilidade, para que os movimentos possam ser executados de forma eficiente. Para crianças, essa é uma ótima forma de prática de exercícios, pois evita o sedentarismo e ajuda no desenvolvimento motor e muscular, além de ser uma forma de gasto de energia para as crianças mais agitadas.
Pelo lado psicológico, as artes marciais são fundamentais no ensino de disciplina, concentração, respeito e autoconhecimento, já que o ensinamento número um é sempre que a luta é utilizada para se defender, e nunca para agredir alguém, respeitar os mais graduados, não subestimar o adversário e se concentrar na forma e execução dos movimentos.
Por fim, o componente social da arte marcial é formado através dos laços desenvolvidos pela interação entre os alunos, dinâmicas de grupo, lutas amistosas, participação em campeonatos junto de colegas de turma, etc.
Quais os equipamentos para praticar Muay Thai?
Para começar a praticar o Muay Thai, é preciso utilizar equipamentos de proteção para evitar que a criança se machuque ou cause algum machucado involuntário nos colegas. Os equipamentos básicos para a prática são: protetor bucal, protetor de cabeça, luvas, caneleira para Muay Thai, bandagens e tornozeleira, além de bermuda e camiseta próprios para artes marciais.