O Mr. Olympia Brasil Expo 2024 reunirá atletas e fãs do fisiculturismo entre os dias 18 e 20 de outubro, no Distrito Anhembi (Avenida Olavo Fontoura, 1.209, Santana), em São Paulo (SP).
”Os mais de 1.300 atletas sobem ao palco em busca da consagração. Eles são o reflexo da prática da musculação levada ao extremo, com total dedicação, fazendo disso um estilo de vida admirado por uma audiência que cresce cada vez mais”, diz Ana Paula Graziano, CEO da Savaget Group, empresa que organiza a competição em parceria com a Musclecontest.
O evento terá disputas em categorias como bodybuilding, bikini, figure, men’s physique, women’s physique, wellness e classic physique. Cada uma delas pede critérios distintos de avaliação, ainda que volume, definição muscular, simetria corporal e boa presença de palco sejam comuns a todas.
Durante a quarta edição do Mr. Olympia Brasil Expo, maior campeonato de fisiculturismo do país, esses critérios serão levados ao mais alto nível de avaliação. Eles são parâmetro para que os juízes definam os atletas que merecem um dos 21 Pro Cards em jogo, credencial que os tornam profissionais ou servem de passaporte para a disputa do Mr. Olympia 2025, nos Estados Unidos.
Entenda melhor quais os critérios de julgamento em três das principais categorias de disputa entre os homens, no Mr. Olympia Brasil Expo 2024:
Men’s physique
Aqui o que se pede é o típico visual de praia, digamos, mais natural. Não sem motivo, os competidores se apresentam de bermuda, justamente para dar essa ideia. Ombros largos, peitoral grande e cintura fina fazem parte da tal proporção corporal avaliada. É aquele tronco no formato “V”, considerado o visual mais apresentável pela maioria dos homens que se inspiram nos fisiculturistas. Pernas? Apenas o suficiente para não destoar tanto do restante do corpo. O brasileiro Felipe Franco, atleta sempre ovacionado pelos fãs do esporte, hoje, deputado estadual e empresário, continua sendo um dos representantes máximos dessa categoria.
Classic physique
Há quem diga que essa é a classe mais prestigiada do fisiculturismo. “É nela que competem alguns dos mais famosos atletas do mundo da modalidade, caso do canadense Chris Bumstead, o CBum, cinco vezes campeão do Mr. Olympia, e o brasileiro Ramon Dino, segundo lugar no Mr. Olympia, em 2022 e 2023”, explica Tamer El Guindy, CEO da Musclecontest. Essa categoria pede grande volume muscular e mais cintura, além de poses bem trabalhadas no palco. A simetria corporal é avaliada com mais rigor.
Bodybuilding
Enquadram-se nessa categoria os visuais mais gigantes que os atletas conseguem construir. É aquele volume muscular máximo, sem pecar na falta de proporção, com o condicionamento seguindo o mesmo caminho. Um bom exemplo de shape nesse sentido, que dispensa maiores apresentações, é o que Arnold Schwarzenegger exibiu em vários filmes de sucesso.
Feira de nutrição esportiva
Além do famoso campeonato de bodybuilding, o Mr. Olympia Brasil Expo é composto de conhecida feira de nutrição esportiva. “Ela é visitada por milhares de entusiastas do esporte, que sabem que a busca por um corpo perfeito passa, obrigatoriamente, pela suplementação. Por conta disso, as marcas afins usam o espaço para lançamentos que enchem os olhos e, claro, o paladar, de todo praticamente de musculação, que espera o ano todo por essa vitrine”, diz Ana Paula Graziano Leal, a CEO da Savaget Group.
Na edição de 2023, o Mr. Olympia Brasil Expo quebrou recordes de público e negócios, com mais de 23 mil visitantes e transações comerciais ultrapassando a marca de 100 milhões de reais. O evento contou, ainda, com mais de 60 expositores, 2.250 lojistas, 150 jornalistas e 1.300 atletas.