Home Estilo de vida Saúde Mpox: África tem quase 50 mil casos confirmados
Saúde

Mpox: África tem quase 50 mil casos confirmados

Envie
© REUTERS/Dado Ruvic/Proibida reprodução
Envie

Um ano após a declaração de emergência em saúde pública de importância internacional em razão de um surto na República Democrática do Congo e localidades vizinhas, a mpox já contabiliza quase 50 mil casos confirmados em pelo menos 28 países africanos.

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, destacou que o número de mortes associadas à doença e as taxas de mortalidade provocadas pelo vírus são baixos. “Mas, para pacientes imunocomprometidos, sobretudo aqueles com HIV não controlado, o risco permanece alto”.

“Estamos observando uma capacidade crescente nos países para gerenciar surtos de mpox”, escreveu Tedros, em seu perfil na rede social X, ao citar que a declaração de emergência em saúde pública, há um ano, ajudou a arrecadar os recursos necessários para controlar os surtos da doença.

O diretor-geral alertou, entretanto, que “cortes drásticos” na ajuda externa dificultam os esforços no combate à doença, impactando o acesso a vacinas e diagnósticos, além da implementação integral de medidas de saúde pública.

“Apelamos a todos os países para que permaneçam vigilantes e priorizem o controle de surtos. E apelamos aos países doadores para que demonstrem sua solidariedade e apoio ao fim da emergência global”, concluiu Tedros.

A doença

A mpox é uma doença zoonótica viral. A transmissão para humanos pode ocorrer por meio do contato com animais silvestres infectados, pessoas infectadas pelo vírus e materiais contaminados. Os sintomas, em geral, incluem erupções cutâneas ou lesões de pele, linfonodos inchados (ínguas), febre, dores no corpo, dor de cabeça, calafrio e fraqueza.

As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas que secam e caem. O número de lesões pode variar de algumas a milhares. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e na planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, nos olhos, nos órgãos genitais e no ânus.

 

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Saúde

Dr. Octávio Curi Frascareli – Ginecomastia em Maringá: entenda o que é e como é feita a cirurgia

A ginecomastia é uma condição que afeta muitos homens e pode impactar...

Saúde

Cirurgia plástica logo após o parto preocupa especialistas: “Não é estética, é saúde”

Influência de redes sociais leva mulheres a anteciparem procedimentos complexos no puerpério,...

Saúde

Diagnóstico tardio do câncer de colo de útero eleva custos no SUS

Um estudo sobre câncer de colo de útero indica que quanto mais...

Saúde

Clínica de Recuperação em Divinópolis | Apoio e Cuidado

A busca por uma Clínica de recuperação em Divinópolis exige informação clara e critérios...