Home Cultura Mostra Cine Conexões exibe produções autorais de jovens do Pina e Brasília Teimosa no Cinemark do RioMar Recife
Cultura

Mostra Cine Conexões exibe produções autorais de jovens do Pina e Brasília Teimosa no Cinemark do RioMar Recife

Envie
Crédito: EducAdois/Divulgação
Crédito: EducAdois/Divulgação
Envie

Para projetar novos talentos e inserir jovens de comunidades na indústria criativa do cinema, a Mostra Cine Conexões acontece nesta terça-feira (26), às 10h, no Cinemark do RioMar Recife, reunindo quatro produções audiovisuais inéditas realizadas por estudantes do Pina e de Brasília Teimosa. Com sessão exclusiva para convidados, a programação faz parte do Conexão Juventudes 2025, um evento anual promovido pelo Instituto João Carlos Paes Mendonça de Compromisso Social (IJCPM), que mobiliza cerca de 5 mil estudantes entre 14 e 24 anos, de quatro capitais do Nordeste (Recife, Salvador, Aracaju e Fortaleza), em uma intensa programação que une arte, tecnologia e sustentabilidade, nas celebrações do Dia Internacional da Juventude.

Os filmes exibidos são resultados de uma oficina de audiovisual gratuita, realizada pela EducAdois em parceria com o IJCPM, entre junho e agosto deste ano, com 24 participantes, capacitando-os em todas as etapas de produção: do roteiro à finalização. Entre as obras estão: “Salgadas”, fashion film que une moda sustentável, cultura periférica e consciência ambiental; “Podemos Continuar”, videoclipe que reflete sobre tecnologia, trabalho e equilíbrio de vida; “Sereias do Mangue”, curta-documentário que investiga o papel das marisqueiras como guardiãs da cultura e da sobrevivência no mangue; e “Coração Negro”, videoclipe de trap que dialoga com a ciranda e a potência das experiências comunitárias. As exibições serão seguidas de bate-papo com os realizadores.

A mostra leva para sala de rede em shopping center narrativas criadas pelos próprios jovens, sem mediações externas. “As comunidades do Pina e de Brasília Teimosa são algumas das mais filmadas na cinematografia pernambucana, mas muitas vezes os cargos importantes não são ocupados por moradores da comunidade. O intuito da oficina é inserir os jovens nessa economia criativa e no mercado de trabalho, além de instigar a produção artística como ferramenta de afirmação de identidade”, destaca Lucas Marçal, instrutor e idealizador da oficina, concluindo do curso de Cinema na UFPE e morador de Brasília Teimosa.

Com sessão de cinema exclusiva para convidados, as produções estarão disponíveis a partir da próxima semana no canal do Youtube do Instituto JCPM. “Além dos estudantes realizadores e seus convidados, participam da premier representantes de festivais, plataformas e produtoras para que abram espaço para os estreantes, projetando uma nova geração de realizadores do audiovisual pernambucano”, completa Lucas Marçal.  

Envie
Artigo relacionado
Cultura

Light celebra 120 anos de história com a instalação imersiva “Anos-Luz”, de Bia Lessa, no MAM Rio

(Bia Lessa – Crédito Fabio Souza) Exposição convida o público a refletir...

Cultura

Moda, sustentabilidade e arte marcaram o Projeto Tramas

O Projeto Tramas, idealizado pela médica e empresária Ângela Carneiro, movimentou o...

Cultura

Espetáculo “De Toda Forma é Amor” estreia em Fortaleza e propõe reflexão sobre igualdade e diversidade

O teatro sempre foi uma ferramenta poderosa de comunicação e reflexão social....