Home Agronegócio Moratória da soja
Agronegócio

Moratória da soja

Envie
Divulgação
Divulgação
Envie

Tecnologias garantem transparência e mantem mercados confiantes

A decisão judicial que suspendeu temporariamente a moratória da soja, acordo que desde 2006 impede a compra de grãos produzidos em áreas desmatadas da Amazônia após 2008, reacendeu o debate sobre como equilibrar produção, sustentabilidade e credibilidade do agronegócio brasileiro nos mercados internacionais.

Países como: União Europeia, Reino Unido e Estados Unidos reforçaram recentemente suas legislações de combate a produtos ligados ao desmatamento. O Brasil, maior exportador de soja do mundo, depende diretamente da manutenção de sua imagem como fornecedor confiável.

“Mais do que uma cláusula contratual, a moratória virou um selo de reputação internacional. Qualquer fragilidade no controle pode se transformar em barreira comercial”, explica Vivian Marques Braga, especialista em compliance e governança corporativa.

Nesse contexto, a adoção de soluções que assegurem o uso racional da água, práticas de manejo sustentável e eficiência produtiva deixou de ser diferencial e passou a integrar o pacote de credibilidade do agro brasileiro diante do mercado internacional.

Empresas brasileiras, como a Hydroplan-EB, investem continuamente em pesquisa e inovação oferecendo tecnologias avançadas para o setor.  Um exemplo é a linha HB10, composta por três produtos: Plus, Pivot e Drip, desenvolvidos para fornecer irrigação de precisão. A solução permite reduzir o consumo de água e energia, aumentar a produtividade e a rentabilidade do produtor, sem a necessidade de expandir áreas de cultivo, contribuindo para a preservação de biomas sensíveis.

“Quando falamos de soja e de qualquer outra commodity a irrigação eficiente é um indicador de sustentabilidade. Precisamos mostrar que é possível produzir mais com menos, reforçando a confiança do mercado internacional”, explica Loremberg Moraes, diretor da Hydroplan-EB. 

Para alcançar essa eficiência, os produtores contam com sistemas de irrigação integrados a plataformas digitais, que permitem gerar relatórios auditáveis de consumo hídrico e manejo. Essa tecnologia garante maior previsibilidade em períodos de estiagem ou excesso de chuva e fortalece a rastreabilidade exigida por compradores internacionais, consolidando o agronegócio brasileiro no cenário global.

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Foto / Divulgação
Agronegócio

Allisson Rodrigues grava novo DVD com super produção no Mato Grosso

O agronegócio de Mato Grosso já é considerado uma das maiores forças...

Rivulis
Agronegócio

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da plantação

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da...

world archery
Agronegócio

Brasileira Bianca Rodrigues nas finais do Mundial de Tiro com Arco 2025.

A arqueira brasileira Bianca Rodrigues garantiu vaga inédita entre as 16 melhores...

Freepik
Agronegócio

Como agir no retorno após a lesão para evitar novos incidentes

Especialista explica que há critérios objetivos, progressão por fases e suporte psicológico...