Home Esportes Ministério e Sesi vão incentivar escolas de futebol feminino em SP
Esportes

Ministério e Sesi vão incentivar escolas de futebol feminino em SP

Envie
Ministério e Sesi vão incentivar escolas de futebol feminino em SP
Foto: Karim Kahn/Sesi-SP
Envie

O Ministério do Esporte formalizou, na tarde desta quinta-feira (31), com o Conselho Nacional do Sesi e Sesi São Paulo a assinatura de Acordo de Cooperação para o início das atividades das escolas de futebol feminino no território paulista. A cerimônia, realizada no Sesi de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, formalizou algumas das diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, criada por meio do Decreto 11.458, de 30 de março de 2023, assinado pelo presidente Lula no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

“Este é um marco para a Política Pública do Esporte no Brasil, considerando a expressa proibição normativa da prática da modalidade por meninas e mulheres por quase 40 anos, até 1979. O futebol é uma modalidade tradicionalmente masculina e avançar na perspectiva do desenvolvimento do futebol feminino, considerando todas suas frentes, é furar uma bolha que repercutirá não somente no esporte como na participação das mulheres em outras áreas da sociedade”, lembrou a ministra do Esporte, Ana Moser.

O acordo prevê, na primeira etapa, o oferecimento de aulas de futebol feminino para crianças de 6 a 15 anos de idade de forma gratuita em 11 unidades no estado de São Paulo. A ideia é atingir um público superior a 1.600 jovens no primeiro momento. As inscrições para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF) podem ser realizadas diretamente em um dos Centros de Atividades do Sesi-SP.

“O nosso foco é educação ligada ao esporte. Os dois se complementam sempre. Cultura e esporte fazem parte da educação”, afirma Vagner Freitas, presidente do Conselho Nacional do Sesi. Dentro da ideia do Brasil de se colocar como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027, o projeto deverá ser ampliado para todo território nacional no futuro próximo.

“A mentalidade é pensar no Brasil como um todo. Atuar sempre em rede, em conjunto com outros parceiros. Dessa forma, o governo federal continua buscando novas entidades para ampliar o máximo possível a iniciativa”, Sandra Santos, diretora de Desenvolvimento do Futebol Feminino do Ministério do Esporte.

Fonte: Agência Brasil

Envie
Artigo relacionado
Esportes

Flamengo vira sobre o Chelsea pela Copa do Mundo de Clubes da Fifa

Menos de 24 horas após o Botafogo surpreender o Paris Saint-Germain, da...

Esportes

Hugo Calderano e Bruna Takahashi vão à final de torneio na Eslovênia

A sexta-feira (20) foi perfeita para Hugo Calderano e Bruna Takahashi. A...

Divulgação/De Peito Aberto
Esportes

Dia Mundial do Skate: Com esporte e acolhimento, garoto supera crises de ansiedade e inspira crianças

Jhames Ribeiro, de sete anos, encontrou na modalidade a coragem para superar...

Esportes

Seleção feminina de vôlei sofre, mas bate Canadá na Liga das Nações

A seleção feminina de vôlei alcançou a segunda vitória na segunda semana da...