Siga-nos nas Redes Sociais

Esportes

Ministério e Sesi vão incentivar escolas de futebol feminino em SP

Publicado

em

Por

Ministério e Sesi vão incentivar escolas de futebol feminino em SP
Foto: Karim Kahn/Sesi-SP

O Ministério do Esporte formalizou, na tarde desta quinta-feira (31), com o Conselho Nacional do Sesi e Sesi São Paulo a assinatura de Acordo de Cooperação para o início das atividades das escolas de futebol feminino no território paulista. A cerimônia, realizada no Sesi de Osasco, na região metropolitana de São Paulo, formalizou algumas das diretrizes estabelecidas pela Estratégia Nacional para o Futebol Feminino, criada por meio do Decreto 11.458, de 30 de março de 2023, assinado pelo presidente Lula no mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher (8 de março).

“Este é um marco para a Política Pública do Esporte no Brasil, considerando a expressa proibição normativa da prática da modalidade por meninas e mulheres por quase 40 anos, até 1979. O futebol é uma modalidade tradicionalmente masculina e avançar na perspectiva do desenvolvimento do futebol feminino, considerando todas suas frentes, é furar uma bolha que repercutirá não somente no esporte como na participação das mulheres em outras áreas da sociedade”, lembrou a ministra do Esporte, Ana Moser.

O acordo prevê, na primeira etapa, o oferecimento de aulas de futebol feminino para crianças de 6 a 15 anos de idade de forma gratuita em 11 unidades no estado de São Paulo. A ideia é atingir um público superior a 1.600 jovens no primeiro momento. As inscrições para o futebol feminino do Programa Atleta do Futuro (PAF) podem ser realizadas diretamente em um dos Centros de Atividades do Sesi-SP.

“O nosso foco é educação ligada ao esporte. Os dois se complementam sempre. Cultura e esporte fazem parte da educação”, afirma Vagner Freitas, presidente do Conselho Nacional do Sesi. Dentro da ideia do Brasil de se colocar como sede da Copa do Mundo de Futebol Feminino em 2027, o projeto deverá ser ampliado para todo território nacional no futuro próximo.

“A mentalidade é pensar no Brasil como um todo. Atuar sempre em rede, em conjunto com outros parceiros. Dessa forma, o governo federal continua buscando novas entidades para ampliar o máximo possível a iniciativa”, Sandra Santos, diretora de Desenvolvimento do Futebol Feminino do Ministério do Esporte.

Fonte: Agência Brasil

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esportes

Duas finais, um mesmo palco: o futebol da advocacia toma conta da Ibrachina Arena

Publicado

em

Renan Camargo
Renan Camargo

A Ibrachina Arena, localizada no tradicional bairro da Moóca, em São Paulo (SP) será o endereço do futebol da advocacia neste sábado (8) para as finais da 12ª Copa SuperMaster e da 41ª Copa Principal da CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo.

O palco, localizado na Rua Borges de Figueiredo, 1247, une tradição esportiva, estrutura moderna e fácil acesso, oferecendo o cenário perfeito para encerrar a temporada com festa, integração e muito fair play entre as subseções paulistas.

A primeira partida começa às 8h com a decisão da Copa SuperMaster, torneio que simboliza a longevidade competitiva da advocacia. Em campo, Centro e ‘Guarubatão’ disputam o título da categoria voltada aos veteranos.

Logo em seguida, às 10h, a Ibrachina Arena se transforma novamente para receber a grande decisão da Copa Principal.

Após meses de mata-matas intensos, o título será decidido entre Consórcio do Litoral/Grande São Paulo e São Bernardo do Campo/São Caetano do Sul. 

A edição 2025 começou com mais de 20 equipes, reunindo subseções da capital, do ABC, do interior e do litoral em um verdadeiro “Paulistão da advocacia”.

”A rodada dupla consolida o calendário esportivo da CAASP como um dos mais representativos do país, promovendo integração entre subseções e fortalecendo laços dentro e fora de campo”.

”Além da competitividade, o evento é um encontro de gerações e sotaques, onde o futebol serve de linguagem comum entre advogados e advogadas de todo o estado”, disse Fávio Mariz, diretor de esportes e lazer da CAASP.

O acesso à Ibrachina Arena será gratuito, e a programação completa será transmitida ao vivo pela TV CAASP, no YouTube.

O credenciamento de imprensa ocorrerá no portão principal a partir das 7h15.

Continue Lendo

Esportes

São José do Rio Preto conquista o hexa e Bauru vence nos pênaltis a Série Prata da 24ª Copa Estadual OABSP/CAASP

Publicado

em

Renan Camargo
Renan Camargo

A emoção tomou conta do Estádio Municipal Dr. Novelli Júnior, em Itu (SP), no sábado (1º), durante as finais da 24ª edição da Copa Estadual OABSP/CAASP, que reuniu equipes de advogados de todo o Estado de São Paulo.

Após meses de disputa, iniciada em abril, o torneio chegou ao fim com dois grandes campeões e arquibancadas repletas de torcida e celebração.

Na Série Ouro, a equipe de São José do Rio Preto confirmou o favoritismo e levantou o troféu ao vencer Ribeirão Preto por 2 a 0, conquistando o hexacampeonato da competição.

O time riopretense mostrou entrosamento e força coletiva, consolidando-se como uma das principais potências da história da Copa.

“Mais uma final e mais um grande jogo. Rio Preto vinha de dois títulos, então sabíamos da grande responsabilidade de sermos campeões e da dificuldade que seria. A equipe de Ribeirão Preto vinha de um grande resultado, mas nos preparamos para esse momento, nos unimos, trouxemos nossa família e nos sagramos hexacampeões”, destacou o capitão da equipe de São José do Rio Preto, André Colucci.

Pela Série Prata, o equilíbrio marcou o confronto entre Bauru e São José dos Campos. Após empate em 1 a 1 no tempo regulamentar, a decisão foi para os pênaltis, e a equipe de Bauru saiu vitoriosa, garantindo o título da categoria em uma disputa emocionante até o fim.


“Nossa trajetória começou em fevereiro com os treinamentos, para chegar até essa grande final. É muito gratificante disputar um grande jogo como esse. Foi uma partida difícil, decidida nas penalidades máximas, mas estamos muito felizes com o resultado e ansiosos pelo próximo evento em 2026”, disse Leonardo Cisneiro Rodrigues, capitão da equipe de Bauru.

A competição também reconheceu os destaques individuais da temporada. O artilheiro da Série Ouro foi Fábio Pimenta, de Ribeirão Preto, com 14 gols, enquanto o artilheiro da Série Prata foi Enzo Possamai, de Itapira-Mogi, com 10 gols. As defesas menos vazadas ficaram com Sorocaba-Tatuí (Série Ouro) e Bauru (Série Prata), evidenciando o equilíbrio e o alto nível técnico das equipes participantes.

“Estamos muito felizes em estar no Estádio Novelli Júnior, um dos mais tradicionais do interior de São Paulo e casa do Ituano. É uma grande satisfação, para nós da CAASP, realizar aqui as finais das Séries Prata e Ouro, encerrando com chave de ouro a 24ª edição do nosso campeonato estadual. É uma alegria enorme participar deste momento e agradecemos a todas as Subseções que marcaram presença nesta grande final”, destacou o diretor de esportes e lazer da OABSP/CAASP, Dr. Fábio Mariz.

Encerrando sua 24ª edição, a Copa Estadual OABSP/CAASP reafirma o sucesso de um dos maiores torneios esportivos entre advogados do país, promovendo integração, saúde e espírito esportivo.

Estiveram presentes no evento o prefeito de Itu, Herculano Passos Junior, e o presidente da Subseção de Itu, Rodrigo Tarossi. As torcidas das quatro equipes finalistas deram um show nas arquibancadas do Novelli Júnior, coroando uma temporada marcada por paixão e fair play.

Continue Lendo

Esportes

Estádio Novelli Júnior em Itu (SP) recebe as finais da 24ª Copa Estadual OABSP/CAASP

Publicado

em

Marchello Toledo
Marchello Toledo

A 24ª Copa Estadual OAB SP/CAASP – Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo terá suas finais neste sábado (1º), no Estádio Municipal Doutor Novelli Júnior, em Itu (SP). 

A entidade repete a estratégia de levar a advocacia paulista para disputar partidas em estádios tradicionais do futebol brasileiro. 

Em junho, a diretoria de Esportes promoveu, no Morumbis, estádio do São Paulo FC, a Supercopa Nature Healthy OAB-CAASP 2024, vencida por São José do Rio Preto contra a Lapa.

A Série Prata da 24ª Copa Estadual OAB SP/CAASP será decidida entre Bauru e São José dos Campos/Paraibuna a partir das 08h.

Na sequência, às 10h, entram em campo, pela Série Ouro, as equipes formadas por São José do Rio Preto/Nhandeara/Olímpia/Monte Aprazível e o selecionado de advogados de Ribeirão Preto.

Realizada pela CAASP, com organização técnica do Departamento de Esportes e Lazer e apoio da Subseção OAB Itu e da Prefeitura de Itu, a competição soma 23 times, 729 atletas e 123 jogos (121 finalizados), com 458 gols e média de 3,8 por partida.

“Nossa gestão trabalha para que os atletas atuem em estádios como o Novelli Júnior. Cada jogo deve ser uma experiência que fortaleça a prática esportiva na advocacia”, declara Fábio Mariz, diretor de Esportes e Lazer da CAASP.

O local da final da 24ª Copa Estadual OAB SP/CAASP, casa do Ituano Futebol Clube, integrou o período de treinos da seleção da Rússia durante a Copa do Mundo de 2014.

“Temos orgulho e estamos preparados para receber a advocacia em nossa cidade para essa decisão”, afirma Rodrigo Tarossi, presidente da Subseção da OAB SP de Itu. “A parceria institucional local está alinhada para garantir operação de campo, segurança e protocolo de premiação.”

A OAB SP/CAASP segue com mais futebol em novembro. No sábado (8), as finais da 12ª Copa SuperMaster e da 41ª Copa Principal ocorrem na Ibrachina Arena, em São Paulo (SP).

Já no dia 29 de novembro, as finais da 4ª Copa Legends “Dr. Marco Antônio Françoso” e da 28ª Copa Master serão no Estádio Municipal Salvador Russani, em Atibaia (SP). A TV CAASP fará a cobertura integral das decisões.

A plataforma oficial é campeonato.ifut.com.br.

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.