Home Estilo de vida Saúde Ministério da Saúde anuncia edital do Mais Médicos para especialistas
Saúde

Ministério da Saúde anuncia edital do Mais Médicos para especialistas

Envie
© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Envie

O Ministério da Saúde prevê lançar no início de junho o edital do programa Mais Médicos voltado exclusivamente para profissionais especialistas. O anúncio foi feito nesta sexta-feira (30) pelo ministro Alexandre Padilha, durante coletiva de imprensa em Brasília.

“É um programa de provimento, é uma bolsa trabalho nos moldes do programa Mais Médicos, para o médico especialista titulado nas especializações que nós mais precisamos. Vamos soltar edital nos próximos dias. Começar com 500 especialistas nas regiões mais remotas”, disse o ministro Padilha.

O programa receberá investimentos de R$ 260 milhões e será realizado em parceria com instituições formadoras e a Associação Médica Brasileira. Estão previstas também 3.000 novas bolsas de residência médica voltadas para a formação de especialistas em áreas prioritárias.

>> Siga o canal da Agência Brasil no WhatsApp

Agora Tem Especialistas

O edital do Mais Médicos Especialistas é um dos eixos prioritários incluídos no programa Agora Tem Especialistas, criado nesta sexta por medida provisória do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O objetivo é acelerar o atendimento de pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) com médicos especialistas, especialmente para o tratamento de câncer. Outros eixos de ação do programa são o credenciamento de instituições privadas, a ampliação dos horários de atendimento nas unidades públicas de saúde e a troca de dívidas de planos de saúde e hospitais privados por atendimentos ao SUS.

O programa prevê o credenciamento de clínicas, hospitais filantrópicos e privados para atendimento com foco em seis áreas prioritárias: oncologia, ginecologia, cardiologia, ortopedia, oftalmologia e otorrinolaringologia.

A contratação será feita pelos estados e municípios, ou de maneira complementar pela Agência Brasileira de Apoio à Gestão do Sistema Único de Saúde (AgSUS) e pelo Grupo Hospitalar Conceição, empresa pública vinculada ao Ministério da Saúde.

O estudo Demografia Médica 2025 aponta que esses profissionais estão concentrados no Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro e na rede privada. Apenas 10% deles atendem exclusivamente pelo SUS.

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Foto divulgação
Saúde

Palestras abordam impacto de conflitos entre gerações na saúde mental de idosos

  O aumento da expectativa de vida é uma realidade mundial. O...

Divulgação
Saúde

8 Mitos e verdades sobre a hipertensão, a doença silenciosa que mais mata no Brasil

Dr. Iran Gonçalves Júnior, cardiologista e diretor médico da EMS, esclarece informações...

Divulgação
Saúde

Alerj homenageia Dr. Ricardo Cavalcanti Ribeiro com Medalha Tiradentes por suas contribuições à medicina

A Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) realizará no...

Saúde

Saúde discute plano de respostas a mudanças climáticas

Brasília sedia, até a próxima quinta-feira (31), a Conferência Global sobre Clima...