Home Notícias Ministério da Defesa classifica Hemobrás como Empresa Estratégica de Defesa
Notícias

Ministério da Defesa classifica Hemobrás como Empresa Estratégica de Defesa

Envie
Crédito: Ascom/Hemobrás
Envie

A Hemobrás acaba de receber o selo de Empresa Estratégica de Defesa (EED), concedido pelo Ministério da Defesa. Trata-se de uma conquista inédita: a Hemobrás é, agora, a primeira indústria farmacêutica do Brasil a fazer parte das Empresas Estratégicas de Defesa do país. O ato oficializando a titulação foi publicado nesta terça-feira (20), no Diário Oficial da União. As EEDs são consideradas “essenciais para a promoção do desenvolvimento científico e tecnológico brasileiro e fundamentais para preservação de segurança e defesa nacional contra ameaças externas”, segundo a Lei Nº. 12.598, que rege o setor.

Com o selo que confere à Hemobrás o status de EED, o Ministério da Defesa reconhece a importância do serviço de gerenciamento do plasma e o projeto de fabricação de hemoderivados e biotecnológicos no Brasil como de valores estratégicos para a independência do país em relação ao mercado externo e para eventuais conflitos armados, guerras e pandemias. “Com este selo, a Hemobrás é oficialmente reconhecida como uma empresa que produz produtos estratégicos de defesa. Isso contribui, de um lado, para o fortalecimento do Complexo Econômico-Industrial de Saúde, e, de outro, insere a empresa no âmbito da soberania nacional. Trata-se de uma grande conquista, que compartilhamos com todos que fazem a Hemobrás”, comemorou Luciana Silveira, presidente substituta e diretora de Administração e Finanças da Hemobrás.

ETAPAS
Para ser incluída entre as EEDs, a empresa deve cumprir uma série de requisitos. Um deles estabelece que haja a aceitação de pelo menos uma Força (Aeronáutica, Exército ou Marinha) indicando que os produtos analisados possuem aplicação na atividade finalística da Defesa.
A inclusão da empresa precisa também ser aprovada em parecer técnico da Reunião Deliberativa da Comissão Mista da Indústria da Defesa.

Envie
Artigo relacionado
Notícias

MinC detalha regras para prestação de contas da Lei Paulo Gustavo

publicada pelo Ministério da Cultura detalha como deverá ser feita a prestação...

Notícias

Pesquisa aponta que 68,1% dos brasileiros são contra o uso do cartão do Bolsa Família em “bets”

Um vício que tem feito tanto estrago quanto alguns produtos ilícitos. Os...

Notícias

Inovação e maturidade caminham juntas numa aposta de inclusão e diversidade etária no mercado de trabalho

Miner contrata jovens criativos e idosos experientes para impulsionar o crescimento de...

Notícias

SP: após apagão, bares e restaurantes pedem mais prazo para impostos

Após o apagão desta semana, a Federação de Hotéis, Restaurantes e Bares...