Home Cultura Ministério da Cultura e Itaú promovem oficina gratuita sobre acessibilidade em espaços culturais no Museu FAMA
Cultura

Ministério da Cultura e Itaú promovem oficina gratuita sobre acessibilidade em espaços culturais no Museu FAMA

Envie
Envie

(crédito: @turbolabshub)

Capacitação gratuita integra projeto educativo do Museu FAMA e prepara profissionais para o acolhimento inclusivo de pessoas com deficiência e neurodivergências

O Ministério da Cultura e o Itaú promovem a oficina de capacitação gratuita “Quebrando Barreiras: Promovendo a Acessibilidade”, que será realizada nos dias 28 de abril e 8 de maio, no Museu FAMA, em Itu (SP). Voltada a profissionais, educadores e interessados em práticas inclusivas, a capacitação integra o projeto Programação Educativa e Cultural do Museu FAMA, viabilizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet).
A oficina de capacitação marca o início das ações educativas e de mediação cultural do projeto aprovado pelo PRONAC (Programa Nacional de Apoio à Cultura) e tem como objetivo preparar equipes e agentes culturais para acolher, com empatia e conhecimento, pessoas com deficiência e outros públicos. A proposta é estimular reflexões, aprimorar o atendimento e incentivar a adoção de práticas que façam a diferença no cotidiano dos espaços culturais.

Durante a oficina de capacitação, serão apresentadas estratégias práticas de acessibilidade e inclusão, com foco em técnicas de recepção e orientação ao público, além de ferramentas específicas para o atendimento de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH). A iniciativa reforça o papel social dos espaços culturais como ambientes acessíveis e acolhedores para todos.

A capacitação contará com facilitadores com ampla experiência na área da acessibilidade e inclusão. Participam o professor Edvaldo Bueno de Oliveira, com atuação desde 1985 em instituições de referência, graduado em Educação Física e especialista em Educação Física para Pessoas com Deficiência e em Orientação e Mobilidade; a professora Rosângela Cristina de Arruda Barbosa, pedagoga e psicopedagoga clínica e institucional, especialista em Musicoterapia, Educação Inclusiva e Deficiências Múltiplas e Sensoriais, além de terapeuta ABA; e a psicóloga Evellyn de Luceno Bueno, pós-graduada em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, com atuação voltada à inclusão de pessoas com TEA em contextos educacionais e culturais.

As inscrições já estão abertas e podem ser feitas gratuitamente por meio de formulário online.

Serviço:
Oficina “Quebrando Barreiras: Promovendo a Acessibilidade”
Local: Museu FAMA – Rua Padre Bartolomeu Tadei, 09 – Alto, Itu/SP
Datas: 28 de abril e 8 de maio de 2025
Horário: das 19h às 21h30

Envie
Artigo relacionado
Cultura

18ª edição da Marcha Para Jesus do Rio de Janeiro acontece no dia 24 de maio

Evento tradicional da cidade reunirá alguns dos grandes nomes da música gospel...

Cultura

ExpoAgro Itapetininga reúne mais 90 mil pessoas no final de semana

Jorge e Mateus e Bruno e Marrone agitaram os shows da 52ª...

Cultura

DE GRAÇA: Segunda edição do Rio Pet Week começa neste domingo (27), no Shopping Nova América

Evento reúne o mundo Pet, em um só lugar com várias atrações....

Divulgação
Cultura

Com presença do público cearense, 30ª edição da Paixão de Cristo em Floriano reúne 20 mil pessoas

Em uma edição especial, comemorando 30 anos do espetáculo e com entrada...