Siga-nos nas Redes Sociais

Música

MIMOSA coloca sonoridade afrobrasileira em primeiro plano no álbum de estreia

Publicado

em

Por

Mimosa Foto Rafael Meliga 3
Crédito: Rafael Meliga

MIMOSA é música, mas vai além. É antropologia e arqueologia musical que resgata a sonoridade e o movimento dos corpos negros brasileiros, seus ritmos e linguagens múltiplas. O álbum de estreia do projeto que une os artistas MbéLeyblack Beats e Luiz Felipe Lucas surge como fruto de um mergulho sobre as origens de seus criadores, ainda que realizado a grande distância, durante a imersão em uma residência artística na Espanha. O resultado é um disco-manifesto sobre a potência dos ritmos afro brasileiros: do terreiro ao samba, passando pelo hip hop, drum’n’ bass e pelas diversas vertentes do funk. O lançamento do álbum “Mimosa” é do selo QTV, já disponível nas principais plataformas.

Ouça “Mimosa”: https://found.ee/cabezadenegombeleyblack_mimosa 

Ouça “Mimosa” no Bandcamp: https://qtvlabel.bandcamp.com/album/qtv064-mimosa 

É a partir da criminalização do funk que os artistas se debruçaram sobre a opressão histórica às manifestações artísticas afro-descendentes no Brasil. Retornando aos preconceitos sancionados pelo Estado – como uma lei anti-vadiagem que se traduzia, na verdade, na ilegalidade da capoeira e de outras manifestações culturais – para contar uma história de silenciamento. MIMOSA é um projeto que celebra a resistência e a criatividade da música negra.

“O samba foi tratado como sinônimo de vadiagem até o governo de Getúlio Vargas. Na época, andar com um pandeiro ou outro instrumento de percussão podia dar até 30 dias de cadeia. No MIMOSA encontramos a conexão direta com a atualidade  da criminalização do funk com a história das opressões voltadas para as manifestações artísticas afro descendentes no Brasil”, os artistas analisam.

Para personificar essa pesquisa sonora, MIMOSA introduz um personagem que representa a negritude em suas diversas formas. Estampado na capa do disco, cabezadenego é brincalhão, transgressor e desafia estereótipos, criando uma nova narrativa. Criado inicialmente para manifestações de rua com sua tanga, pintura facial e camisa amarrada à cabeça, ele foi pensado para colocar uma lupa nos estereótipos que o corpo carrega, seja o da da bicha preta ou o do homem negro, relacionadas com o medo e com o desejo. 

cabezadenego é uma conexão de mundos, uma espécie de Exú. Aparece, some, faz artimanhas inimagináveis, conecta, leva, traz, gira, brinca, se diverte. Não é bom e nem mau, é meio humano e meio entidade, um super-herói. Assim, conecta o ancestral e o moderno na pesquisa sonora de MIMOSA.

“Começamos nossa investigação para construção de samples, que contam essa tentativa sistêmica fracassada de acreditar que essa repressão fosse possível. Essas canções existem até hoje e fazem parte do imaginário coletivo cultural na identidade do Brasil. Trabalhamos a partir de uma cronologia que começa pela saída dos primeiros sons dos terreiros de macumba pra fora daquele ambiente até os bpms acelerados que movimentam as redes sociais de agora”, eles resumem.

As três cabeças de MIMOSA se uniram no final de 2020, quando Luiz Felipe Lucas (o cabezadenego) encontrou uma crítica no jornal El País Brasil sobre o álbum “Rocinha”, de Luan Correia, o Mbé. Após se conectarem online no auge da pandemia, Luan apresentou o projeto ao beatmaker Wesley Souza, AKA Leyblack Beats. 

Suas trajetórias pregressas somaram-se em um projeto coletivo que reúne diversas vivências artísticas. Mbé traz sua formação em cinema, música e engenharia de som, com uma carreira que começou com produções para o coletivo de rap Justa Causa, passou pelo duo de noise O Só e culminou no álbum solo “Rocinha”, onde explorou a experimentação com boa recepção da crítica no Brasil e exterior. 

Já Leyblack Beats começou sua carreira artística como guitarrista em shows e festivais. Em seguida, passou a produzir beats para o coletivo Justa Causa, onde conheceu Luan. Hoje, Leyblack Beats é um produtor musical versátil, que trabalha com artistas de reggaeton, R&B, rap e também produz temas comerciais. Por fim, Luiz Felipe Lucas é um artista performático brasileiro-espanhol, especializado na técnica física de Jerzy Grotowski. Em sua carreira, trabalhou com artistas renomados como Marina Abramovic e é membro fundador dos coletivos Legítima Defesa no Brasil e Tinta Negra na Espanha. Atualmente, Lucas está trabalhando na representação de sua performance “El Tiro”, que estreou em 2020 em Barcelona e foi continuada em Viena.

Foi através da Convocatória Aberta Permanente do Etopia Centro de Arte e Tecnologia, situado em Zaragoza (Espanha), que os três se dedicaram exclusivamente à concepção e realização de “Mimosa”, o disco de estreia. A ideia inicial era realizar uma mixtape sobre a cultura funk dos anos 2000 e recriar, com a visão dos três artistas, o período em que o gênero ganhou mais exposição midiática e passou por transformações tecnológicas.

“Quando nós chegamos nos laboratórios do Etopia, as novas ideias começaram a pipocar, e entendemos que não podiamos falar de funk sem falar dos ritmos negros na historia do país e de uma maneira que ainda não tinha sido explorada”, relembram. 

MIMOSA se estabelece como uma celebração da história e da diversidade da música negra, oferecendo uma nova perspectiva sobre a cultura funk carioca. O trio coloca-se como um trabalho centrado na negritude, em que três homens negros se reapropriam de sua música e cultura e transformam em som o candomblé, a favela e várias formas de negritude visíveis e invisíveis.

“É um projeto sobre um movimento. Sobre movimentar. O funk é um um movimento constante, a música preta é um movimento constante, a diáspora também é um movimento constante,  não tem fim, não se finda na geografia ou em fatos históricos. Então a última música não é o final do projeto. Depois dela, tem a continuação na cabeça de quem escuta, nas cabeças de quem criou”, eles resumem.

Ficha técnica:

direção musical: cabezadenego

produção musical: Leyblack e Mbé

intérprete: cabezadenego

mixagem: Mbé e Renato Godoy nas faixas 1, 6 e 10

master: Igor Ferreira e Renato Godoy na faixa 1

fotos capa/contra capa: Jordi Otix

projeto gráfico: Lucas Pires

texto: Bernardo Oliveira e cabezadenego

produção qtv: Bernardo Oliveira, Luan Correia e Mariana Mansur

teaser e curta-metragem: Julio Limiro

visualizers: pinheirin

Projeto realizado no Laboratório de sonido LIA en Etopia Centro de Arte y Tecnología — Zaragoza/España 2022/2023

Acompanhe Mimosa:

http://instagram.com/mimosa2k 

http://instagram.com/lek.mbe 

http://instagram.com/leyblackbeats 

http://instagram.com/luizfelipelucas 

Foto / Divulgação Leia Mais

5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções

Divulgação Leia Mais

“Tempo Certo”: compositora de sucesso Bia Frazzo vira aposta de Henrique & Juliano, e retorna a Salvador para gravar seu primeiro DVD

Divulgação Leia Mais

Cris Proença: a DJ, produtora e empresária que une música, moda e lifestyle

Crédito: Divulgação Leia Mais

“Laguna” une duas vozes potentes da nova música brasileira: JØY Brandt e Bruno Capinan

Divulgação / Radar Records Leia Mais

Grupo Casa Nossa lança “Cavalgada”, nova faixa do projeto “É Isso Aí! – Ao Vivo”

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Música

5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções

Publicado

em

Por

Foto / Divulgação
Foto / Divulgação

Cinco personalidades, um mesmo som. Assim nasce o 5OUND, o novo grupo pop do Brasil que chega para devolver ao cenário musical aquilo que o público mais sente falta: vozes de verdade, letras que emocionam e presença de palco que contagia. Formado por Ricky, Kawai, Bonny, Ana e Elias, o grupo é a mistura perfeita entre carisma, talento e diversidade — cada integrante com seu estilo, sua energia e uma voz única, que se unem em uma harmonia poderosa e viciante.

Em um momento em que o público vive uma onda de nostalgia pelo pop dos anos 2000, o 5OUND surge com uma proposta moderna e ao mesmo tempo familiar. A sonoridade lembra a força vocal e o espírito coletivo de grupos como RBD, Rouge, Bro’z e até o toque romântico dos Backstreet Boys — tudo com um tempero brasileiro irresistível. O resultado é uma sonoridade atual, emocionante e pronta para grandes palcos.

O grupo estreia com o single “Sempre ao Meu Lado”, lançado pela @Blacksmithmusic e produzido por Rafael Ferrero, que já ultrapassou 50 mil reproduções orgânicas nas plataformas digitais. A música é uma balada pop intensa e melódica, que destaca não apenas o talento vocal do grupo, mas também a conexão real entre os integrantes — algo raro e precioso no pop atual. Mais do que um projeto musical, o 5OUND representa uma nova fase do pop nacional: jovem, diverso e cheio de verdade. Cada integrante traz um universo particular que, somados, criam um conjunto harmonioso, moderno e visualmente marcante — o puro suco do pop em tempos de reinvenção e saudade. Com músicas incríveis a caminho e uma agenda de shows que promete movimentar o Brasil, o 5OUND chega para conquistar corações, playlists e palcos. Aperte o play e descubra o som que vai marcar essa nova era do pop brasileiro.

Divulgação



Leia Mais

“Tempo Certo”: compositora de sucesso Bia Frazzo vira aposta de Henrique & Juliano, e retorna a Salvador para gravar seu primeiro DVD

Divulgação



Leia Mais

Cris Proença: a DJ, produtora e empresária que une música, moda e lifestyle

Crédito: Divulgação



Leia Mais

“Laguna” une duas vozes potentes da nova música brasileira: JØY Brandt e Bruno Capinan

Divulgação / Radar Records



Leia Mais

Grupo Casa Nossa lança “Cavalgada”, nova faixa do projeto “É Isso Aí! – Ao Vivo”

Arquivo pessoal da Orquestra



Leia Mais

Orquestra Social do Rio de Janeiro apresenta “O Som da Nossa Infância” para crianças de projetos sociais




Continue Lendo

Música

“Tempo Certo”: compositora de sucesso Bia Frazzo vira aposta de Henrique & Juliano, e retorna a Salvador para gravar seu primeiro DVD

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Artista volta às origens para registrar o início de uma nova etapa de sua trajetória musical, dia 11 de Novembro no Largo da Mariquita, com participação confirmada da dupla

A cantora e compositora Bia Frazzo se prepara para um dos momentos mais marcantes de sua trajetória: a gravação do seu primeiro DVD, intitulado “Tempo Certo”, que acontecerá no dia 11 de novembro, às 17h, no Largo da Mariquita, em Salvador (BA). O evento será aberto ao público e já tem a participação confirmada de Henrique & Juliano

Reconhecida como uma das compositoras mais requisitadas da música sertaneja, Bia é responsável por sucessos que dominaram o país, como “Vai Lá Em Casa Hoje” (Marília Mendonça), “Palhaça” (Naiara Azevedo e Ana Castela), “Canudinho” (Gusttavo Lima), “Meio Termo” (Luan Santana) e “Quase Algo” (Henrique & Juliano). Agora, a artista assume os vocais e apresenta ao público sua própria identidade musical, marcando oficialmente o início de sua carreira como cantora.

Morando em Goiânia, onde consolidou sua atuação como compositora, Bia escolheu retornar a Salvador, cidade em que morou a vida inteira, para dar início a essa nova fase. “Voltar para a Bahia é mais do que uma escolha artística, é uma reconexão com minhas origens. Aqui foi onde tudo começou, e gravar o meu primeiro DVD neste lugar é um gesto de gratidão e de recomeço. Tudo no tempo certo”, afirma.

Bia Frazzo já é parceira de longa data de Henrique & Juliano, a dupla abraçou o sonho da compositora e se tornaram oficialmente seus empresários, através do escritório Dois.M. O projeto “Tempo Certo” contará ainda com participação especial de Grelo, prometendo uma noite de celebração, emoção e muita música. A gravação, aberta ao público, será um marco na carreira de Bia Frazzo e uma oportunidade para o público baiano testemunhar o nascimento de uma nova voz da música popular brasileira.

Serviço: Gravação do DVD “Tempo Certo” – Bia Frazzo
Local: Largo da Mariquita – Salvador (BA)
Data: 11 de novembro de 2025
Horário: 17h
Participação especial: Grelo
Acompanhe Bia Frazzo nas redes sociais: https://www.instagram.com/biafrazzo/

Foto / Divulgação



Leia Mais

5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções

Divulgação



Leia Mais

Cris Proença: a DJ, produtora e empresária que une música, moda e lifestyle

Crédito: Divulgação



Leia Mais

“Laguna” une duas vozes potentes da nova música brasileira: JØY Brandt e Bruno Capinan

Divulgação / Radar Records



Leia Mais

Grupo Casa Nossa lança “Cavalgada”, nova faixa do projeto “É Isso Aí! – Ao Vivo”

Arquivo pessoal da Orquestra



Leia Mais

Orquestra Social do Rio de Janeiro apresenta “O Som da Nossa Infância” para crianças de projetos sociais




Continue Lendo

Música

Cris Proença: a DJ, produtora e empresária que une música, moda e lifestyle

Publicado

em

Por

Divulgação
Divulgação

Artista soma diversas conquistas na carreira e segue com planos ambiciosos para o futuro

Há mais de uma década, Cris Proença vem construindo uma trajetória sólida e multifacetada no cenário da música eletrônica. Nascida em Passo Fundo (RS), Ana Cristina Proença começou sua relação com a música de forma clássica: tocando violino na infância. O instrumento marcou seu primeiro contato com o universo musical e despertou uma sensibilidade artística que mais tarde guiaria toda a sua carreira.

Antes de se firmar como DJ e produtora, Cris trilhou outros caminhos criativos. Trabalhou como modelo e atriz, vivenciando também o universo da moda, uma experiência que ajudou a moldar sua estética refinada e sua percepção sobre o poder da imagem. Essas vivências formaram a base de um estilo único que hoje ela leva tanto para as pistas quanto para os seus projetos voltados ao lifestyle.

A virada de chave aconteceu em 2008, quando inaugurou os clubs Buddha Bar, Kiss & Fly e Provocateur, locais onde deu início à carreira e decidiu investir profissionalmente como DJ. Com determinação e talento, Cris rapidamente se destacou nas noites paulistanas, e a prova desse sucesso veio com os prêmios de Melhor Boate do Brasil conquistados pela Kiss & Fly e pela Provocateur por três anos consecutivos. Dois anos depois, tornou-se sócia e inaugurou o Bagatelle.

Em sua jornada, Cris acumulou experiências que a colocam entre as artistas brasileiras mais completas do gênero. Dividiu o palco com nomes lendários da música eletrônica: Fatboy Slim, Bob Sinclar, Avicii, Erick Morillo, David Guetta, Steve Angello e Black Coffee, U2, Black Eyed Peas e Akon. No Brasil, já participou de shows com Ivete Sangalo, Seu Jorge, Skank, entre muitos outros.

Além de sua presença marcante nos palcos, Cris também conquistou o público e a crítica. Foi indicada a DJ Revelação pelos prêmios Cool Magazine Awards e DJ Sound Awards, e passou a expandir sua carreira para fora do país. A artista levou seu som para Nova York, Paris, Milão, Ibiza, Barcelona, Lisboa, Miami e Buenos Aires, sempre com uma proposta que une sofisticação e emoção.

Entre as performances mais memoráveis, ela cita o Camarote da Brahma na Sapucaí, onde tocou ao lado de Black Coffee e Steve Angello, e as noites na Kiss&Fly, em São Paulo, do Just Cavalli Club, em Milão, e do Bagatelle, em Nova York. 

Como produtora musical, sua faixa “You Are Star” figurou por semanas no Top 40 USA National House Chart, um dos principais rankings de house music dos Estados Unidos. Além disso, ela já criou trilhas sonoras exclusivas para marcas de prestígio mundial, como Rolex, Hugo Boss, Tiffany & Co, Fendi, Hope, Moët Chandon e Veuve Clicquot, traduzindo o DNA das grifes em composições que unem música e moda com harmonia e sensibilidade.

Essa intersecção entre som e estilo é uma marca de Cris. Para ela, a moda e a música caminham juntas, complementando-se. Sua marca reflete essa fusão de universos, traduzindo seu olhar sofisticado sobre lifestyle, identidade e expressão.

Em sua fase atual, Cris vive um dos momentos mais inspiradores da carreira. Depois de uma temporada vibrante em Lisboa, onde tocou em locais incríveis como JNCQUOI, CARMO, Museu MAAT, Mama Shelter, Selina, Vasco da Gama Babylon 360 e Mundial, ela reforça sua conexão com o público europeu. Cada apresentação é pensada como uma experiência sensorial e é justamente essa imersão que ela busca também no We Love Caraíva, festival criado por ela na Bahia.

Durante três dias, o festival une música eletrônica, arte, moda, gastronomia e cultura indígena, proporcionando aos convidados uma vivência única. A participação da tribo indígena do Porto Boi, com suas danças, pinturas corporais e rituais, transforma o encontro em um verdadeiro manifesto de respeito à natureza e à ancestralidade. É um dos projetos que melhor representa a visão de mundo de Cris: inclusiva, espiritual e conectada com a arte em todas as suas formas.

Com sets que exploram diferentes vertentes da House Music (House, Deep, Afro House, Organic House e Tech House), Cris Proença transita entre clubs, festivais, casamentos, desfiles e eventos sociais, mantendo sempre a sua assinatura sonora: uma mistura de sofisticação, energia e sentimento.

Além da música e dos eventos, Cris também é idealizadora da Cris Proença Brand, sua própria marca de moda e acessórios. Iniciada pouco antes da pandemia, a marca precisou dar uma pausa durante os dois anos em que a artista ficou afastada, mas agora está sendo relançada com força total. 

Os próximos capítulos de sua carreira prometem ser igualmente intensos. Cris prepara o lançamento de duas novas músicas até o fim do ano, além de uma nova tour europeia em 2026, que marcará também o lançamento internacional da sua label. Paralelamente, sonha alto: quer construir um beach club à beira-mar, em um espaço que una arte, música e lifestyle.

Com uma trajetória que combina técnica, intuição e elegância, Cris Proença é uma artista completa, uma empresária criativa e uma mulher que transformou a própria vida em um espetáculo de sons, cores e sensações.

 

Foto / Divulgação



Leia Mais

5OUND: o novo grupo pop do Brasil chega direto de São Paulo para reconectar o público com o poder das boas canções

Divulgação



Leia Mais

“Tempo Certo”: compositora de sucesso Bia Frazzo vira aposta de Henrique & Juliano, e retorna a Salvador para gravar seu primeiro DVD

Crédito: Divulgação



Leia Mais

“Laguna” une duas vozes potentes da nova música brasileira: JØY Brandt e Bruno Capinan

Divulgação / Radar Records



Leia Mais

Grupo Casa Nossa lança “Cavalgada”, nova faixa do projeto “É Isso Aí! – Ao Vivo”

Arquivo pessoal da Orquestra



Leia Mais

Orquestra Social do Rio de Janeiro apresenta “O Som da Nossa Infância” para crianças de projetos sociais




Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.