Referência na difusão e consumo da cultura afro brasileira, o Mestre Messias Freitas, fundador do Pontão de Cultura Vidigal Capoeira acaba de produzir seu primeiro livro infantil. A obra, intitulada “O Menino e a Aldeia Invisível”, promete encantar crianças e adultos ao resgatar elementos da tradição oral, da capoeira e dos valores do aquilombamento, fundamentais para a formação dos pequenos leitores.
O lançamento acontecerá durante a 12ª edição do Encontro Nacional de Cultura Popular, no Vidigal, entre os dias 10 e 13 de abril. O evento integra o Plano Anual Ponto de Cultura Vidigal Cultural, contemplado no Edital de Ações Locais 2024 – Edição Cultura Viva, e conta com o patrocínio da Funarte, por meio do Edital Apoio a Ações Continuadas 2023 – Eventos Artísticos Calendarizados. A ocasião reunirá familiares, amigos, alunos, fazedores de cultura, educadores e admiradores do trabalho do mestre, que há anos se dedica à preservação e difusão das manifestações culturais brasileiras.
Com ilustrações do premiado artista português Rui Apolinário, o livro combina uma narrativa envolvente com ensinamentos que atravessam gerações. Além de proporcionar uma leitura prazerosa, a obra se destaca como uma ferramenta valiosa para pais e educadores na formação de crianças conectadas às suas raízes culturais. O Mestre explicou a importância do livro.

“A obra fala de valores que a favela herdou dos quilombos, onde resistência e coletividade são pilares que sustentam a vida. Ambos os territórios nascem da luta por dignidade e pertencimento, onde a solidariedade é lei e a cultura é força. São espaços de resistência, identidade e afeto, onde o verdadeiro valor está nas pessoas e na sua capacidade de reinventar o futuro. Esse livro nasceu do desejo de levar às novas gerações essa herança de luta e sabedoria,” declara Messias.
O livro “O Menino e a Aldeia Invisível” já está disponível para aquisição por meio do Instagram do Pontão de Cultura Vidigal Cultural (@vidigalcapoeira )Com uma história envolvente e uma mensagem poderosa, a obra promete conquistar leitores de todas as idades, fortalecendo os laços entre literatura, identidade cultural e aprendizado.