Home Cultura Mês dos Pais: Editora faz sucesso com biografias personalizadas de presente aos pais
Cultura

Mês dos Pais: Editora faz sucesso com biografias personalizadas de presente aos pais

Envie
Envie

(João Pedro Fagerlande, fundador da editora Vivaz (Crédito: Nicolas Viggiani)

Criada por escritor, a Vivaz possibilita que filhos transformem histórias de seus pais em livros únicos

Enquanto muitos buscam presentes materiais para o Dia dos Pais, uma proposta vem conquistando quem deseja eternizar o afeto: transformar a trajetória de um pai em um livro. Essa é a proposta da Editora Vivaz, especializada na produção de biografias e livros de memórias sob encomenda, com sede no Rio de Janeiro e atendimento para todo o Brasil.

Mais do que um presente, trata-se de um gesto de escuta, reconhecimento e memória. O processo editorial é cuidadoso, pensado para valorizar a singularidade de cada história. A equipe da Vivaz parte de entrevistas com o biografado (ou com seus filhos, netos e pessoas próximas), organiza as fotos da família e transforma os relatos em uma narrativa envolvente, finalizada em um livro impresso com projeto gráfico refinado e acabamento de alta qualidade.

Histórias que inspiram

Foi exatamente essa a motivação da ginecologista e professora da UERJ Renata Aranha ao decidir registrar a trajetória de seu pai, José Aranha, criador do Instituto Gênesis, incubadora de empresas da PUC-Rio. O livro, produzido com a Vivaz, foi uma forma de celebrar seu legado — e uma maneira de compartilhar sua trajetória profissional com o público.

– Algumas histórias precisam ser contadas. Sinto que a do meu pai é uma delas. É uma alegria ter crescido ao lado de alguém inspirador. Fico feliz por ele estar sendo escutado e lido por João, que, com toda a sua elegância, pode transformar essa jornada em palavras e compartilhá-la com outros – destaca Renata.

O escritor Fernando Malcher conta como foi produtivo o processo de produção do livro sobre o seu pai, o ex-presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, o desembargador José Lisboa da Gama Malcher.

– João Pedro Fagerlande elaborou, em conjunto com o meu pai, os registros necessários para seu livro de memórias. Baseou o trabalho em gravações de áudio das conversas com ele, que resultaram em um detalhado registro das lembranças e passagens relevantes da vida privada e profissional. O resultado final constitui, sem dúvida, um excepcional legado de informações de sua trajetória – revela Fernando.

Também movida pelo desejo de preservar uma história familiar preciosa, a especialista em educação e psicóloga Maria José Coutinho, de Brasília, procurou a Vivaz ao redescobrir textos datilografados escritos por seu pai, Paulo Bráulio Coutinho, militar e advogado. Os relatos, guardados por décadas, tornaram-se um livro tocante.

– A Vivaz teve um cuidado excepcional. A organização entre o texto e as fotos foi feita com uma leveza e sensibilidade admiráveis. A capa, as orelhas, tudo me encantou. Foi além das minhas expectativas. Essas memórias vão passar por gerações – relata Maria.

O processo criativo

Segundo o editor João Pedro Fagerlande, fundador da Vivaz, doutor em Letras pela UFRJ e autor de diversos livros, com indicação ao Prêmio Jabuti em 2024, o trabalho da editora é tanto literário quanto afetivo.

– Cada livro nasce de uma escuta atenta. Há pessoas que viveram intensamente — e muitas vezes em silêncio. Quando essas histórias encontram espaço para serem contadas, algo poderoso acontece. O livro deixa de ser apenas um objeto e se transforma em memória viva da família – explica.

A Vivaz oferece diferentes formatos de biografia, com roteiros personalizados e prazos que respeitam o ritmo de cada projeto. O processo pode ser feito online ou presencialmente e inclui todas as etapas: entrevistas, redação profissional, curadoria e tratamento de fotos, design editorial, revisão e impressão. O resultado são obras que mesclam a intimidade da memória com o cuidado editorial de um bom livro.

Os livros podem ter caráter familiar e restrito — feitos sob medida para serem guardados, lidos e relidos entre filhos, netos e bisnetos — ou, conforme o perfil e desejo do cliente, também podem ser preparados para circulação pública e comercial.

Um legado para o futuro

Neste Dia dos Pais, a editora convida filhos e filhas a pensarem em um presente diferente: não algo que se perde com o tempo, mas algo que guarda o tempo — um livro que narra a vida de quem abriu caminho. E que, ao ser lido por gerações futuras, transforma a ausência em presença, o passado em futuro.

Durante todo o mês de agosto, a Vivaz oferecerá uma condição especial para quem deseja presentear o pai: o cliente ganha o dobro de exemplares pelo mesmo valor, permitindo que mais familiares possam ter em mãos essa memória única.

Sobre a VIVAZ

A Editora Vivaz é especializada na criação de livros de memórias, biografias familiares e autobiografias por encomenda. Cada obra é desenvolvida a partir de entrevistas com o biografado ou seus familiares e se transforma em um livro literário, afetivo e personalizado. A editora cuida de todas as etapas do projeto — da escuta à entrega final. A Vivaz é sediada no Rio de Janeiro e realiza projetos para todo o Brasil.

Site: https://www.vivazlivros.com/

Instagram: https://www.instagram.com/vivazlivros/

Envie
Artigo relacionado
Cultura

Com Claudio Amado, premiado espetáculo “Improvisa Comigo Esta Noite” volta aos palcos no Teatro Glauce Rocha

(Crédito fotográfico: Thiago Facina) Solo de improvisação de coautoria da plateia faz...

Cultura

Mês dos Pais: Editora faz sucesso com biografias personalizadas de presente aos pais

(João Pedro Fagerlande, fundador da editora Vivaz (Crédito: Nicolas Viggiani) Criada por...

Cultura

Com Claudio Amado, premiado espetáculo “Improvisa Comigo Esta Noite” volta aos palcos no Teatro Glauce Rocha

(Crédito fotográfico: Thiago Facina) Solo de improvisação de coautoria da plateia faz...