Reconhecimento da massa produzida pela Urbano foi resultado de uma degustação às cegas promovida para um time de especialistas
Qual é o melhor macarrão sem glúten do mercado? Para responder esta pergunta, o jornal Estadão, através da editoria Paladar, fez uma degustação às cegas no último dia 18 de julho e o resultado foi divulgado esta semana: o campeão foi o macarrão da Urbano Alimentos, de Jaraguá do Sul (SC).
O espaguete campeão do teste é elaborado com farinha de arroz; a massa, de fios longos, tem boa textura e elasticidade. Com sabor neutro, o espaguete “segura” muito bem um molho de tomate, por exemplo. A Urbano comemora o resultado, pois, dias atrás, veiculou em suas redes sociais o post “Qual produto da Urbano merece medalha de ouro? “. A resposta veio do próprio mercado.
Paladar reuniu um time de especialistas no restaurante Cantaloup, em São Paulo, para provar, às cegas, doze marcas do espaguete consumido tanto por celíacos quanto por adeptos de uma dieta sem glúten. Além do anfitrião da casa, o chef Valdir Oliveira, participaram do júri o restaurateur Leo Marigo, um dos fundadores do premiado Evvai e dono de restaurantes como o Daje Roma e Petros Greek Taverna, Luci Ikeda, expert em panificação sem glúten, e a chef confeiteira Aya Tamaki, da Amay Patisserie e o chef Pedro Mattos, do Pappagallo Cucina e Gal Bar do Mar.
Conforme informou a jornalista do Estadão Cinta Oliveira, as massas sem glúten, que foram adquiridas em grandes redes supermercadistas da capital paulista, foram avaliadas a partir de critérios como aparência, textura, capacidade de aderência do molho e sabor. Além da versão ao molho sugo, os jurados contaram com uma porção de espaguete sem molho. As amostras foram preparadas pelo subchef de Oliveira no Cantaloup, Ricardo Castro, que seguiu à risca as orientações descritas nas embalagens.
Mercado em expansão
O mercado celíaco é um segmento em crescimento no Brasil. De acordo com a FENACELBRA (Federação Nacional das Associações de Celíacos do Brasil), estima-se que cerca de 2 milhões de brasileiros sejam celíacos, o que representa cerca de 1% da população. A Urbano, de Jaraguá do Sul (SC), é uma das maiores do setor de alimentos do país com 64 anos de trabalho no beneficiamento de arroz, feijão, farinha e macarrão de arroz.