Home Notícias Educação MEC prorroga até maio prazo para regulação da EAD no ensino superior
Educação

MEC prorroga até maio prazo para regulação da EAD no ensino superior

Envie
© Lúcio Bernardo Jr. / Agência Brasília
Envie

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 9 de maio o prazo para criação do marco regulatório e de novos referenciais de qualidade para oferta de cursos da educação superior na modalidade a distância. A medida foi publicada no Diário Oficial da União de 9 de abril.

Com o adiamento, os processos de credenciamento e autorização de novos cursos de graduação do tipo ensino a distância (EAD) ficam suspensos até a definição das novas normas regulatórias.

Na última semana, no evento de divulgação dos dados do Censo Escolar 2024, o ministro da Educação, Camilo Santana, disse que o texto do decreto presidencial que vai regulamentar o ensino superior a distância no país está sendo aperfeiçoado em articulação com especialistas e entidades que atuam na educação superior.

“Estamos ouvindo os setores, os especialistas. Foram seis meses de discussão e avaliação para que a gente pudesse chegar a esse momento, fechando o processo para que ele [decreto] possa ser anunciado oficialmente pelo presidente.”

Entre os pontos que serão definidos pelo marco regulatório estão a definição de quais cursos precisarão ser 100% presenciais, quais poderão ser híbridos e quais poderão desenvolver as atividades em EAD. 

“O MEC não é contra o ensino a distância. O que nós queremos apenas é garantir a qualidade na oferta desses cursos e na formação desses profissionais”, garantiu o ministro da Educação, Camilo Santana.

Segunda prorrogação

Inicialmente, o novo marco regulatório e os referenciais de qualidade para a oferta de cursos de educação a distância (EaD) deveriam ter sido publicados até 31 de dezembro de 2024, conforme estabelecido na portaria do MEC nº 528, de 6 de junho de 2024.

Em janeiro deste ano, o ministro da Educação deu a previsão de que o decreto seria apresentado em fevereiro. Entretanto, foram necessários novos adiamentos. Em 10 de março, o MEC prorrogou o prazo para 10 de abril.

Fonte

Envie
Artigo relacionado
Fotos: Divulgação/ Escritório do Pensamento
Educação

Isoladão’ estreia na Bahia com proposta ousada de preparação para o Enem

  _Evento gratuito acontece no domingo (14), às 9h, no Cineflix (Shopping...

Divulgação
Educação

Jandaia apresenta com exclusividade no Brasil a linha de escrita LEGO®

Criatividade, cor e inovação definem a nova coleção que a Jandaia lança...

Dall-e
Educação

Comprar Diploma Superior: Como é o Processo?

No Brasil, a ideia de comprar diploma superior gerou um grande debate. Muitas pessoas querem ter um diploma universitário sem estudar. Essa ação, embora pareça atraente, envolve documentos falsos que mostram formação acadêmica. É importante saber as consequências sociais e éticas dessa escolha. Optar por um diploma falso questiona a valorização da educação. Também afeta o mercado de trabalho, gerando debates sobre a autenticidade do conhecimento. Entendendo o Processo de Comprar Diploma Superior O diploma superior é muito importante no mundo profissional hoje. Ele mostra que alguém terminou um curso superior em uma escola reconhecida. Isso prova que a pessoa aprendeu o necessário para trabalhar na área que estuda. Este documento é visto como essencial para conseguir empregos. Isso porque muitas empresas pedem um diploma como prova de que o candidato tem as habilidades certas. O que é um diploma superior? Um diploma superior confirma que alguém terminou os estudos exigidos por uma escola. Essa qualificação pode ser em muitas áreas, como Engenharia, Medicina, Tecnologia da Informação e Design. A validade do diploma é muito importante. Isso porque garante que o título seja reconhecido por governos e empresas. Assim, o diploma é um passo importante para o sucesso profissional. Motivos para considerar a compra de um diploma Muitas pessoas pensam em comprar um diploma superior. Isso pode ser por várias razões: Quem quer entrar mais rápido no mercado de trabalho, sem ter feito a graduação de forma tradicional....