Home Agronegócio Mato Grosso: boas perspectivas para a colheita, apesar de desafios climáticos e aumento da infestação de pragas
Agronegócio

Mato Grosso: boas perspectivas para a colheita, apesar de desafios climáticos e aumento da infestação de pragas

Envie
Wenderson Araujo/CNA-Brasil
Wenderson Araujo/CNA-Brasil
Envie

O cenário agrícola é positivo no Mato Grosso para a etapa final da safra 2024/2025. A expectativa é de crescimento em diversas culturas, indica boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Apesar do otimismo, os desafios estão aí, seja com excesso ou carência de chuvas e até o avanço da infestação de pragas, que exigem atenção constante ao longo do ciclo agrícola”, ressalta Paulo Laurente, head de marketing da ORÍGEO, joint-venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções sustentáveis e práticas de gestão para o setor agrícola, com foco na macrorregião MATOPIBAPA, além de Rondônia e Mato Grosso.

Os dados fornecidos pela Conab e comprovados pela equipe de campo da ORÍGEO evidenciam que o plantio de algodão já foi concluído, com aumento pontual da área cultivada e previsão de aumento da produção de pluma, 3,3% superior à safra passada, mesmo com as chuvas recorrentes que afetaram a colheita de soja.

“A produtividade de soja no Mato Grosso deve ser 19,8% maior do que na safra anterior, graças às boas condições climáticas no estado. Ao contrário do que aconteceu no Acre e Rondônia, onde o excesso de umidade dificultou a colheita e prejudicou a qualidade dos grãos”, explica o head de marketing da ORÍGEO.

“De qualquer maneira, é fundamental monitorar as lavouras em fase de maturação”, destaca Paulo. Mesmo com os contratempos causados pelas condições climáticas, Mato Grosso segue com boas perspectivas para a safra 2024/2025, o que, segundo o especialista, reflete a crescente capacidade de preparação dos produtores rurais para enfrentar os desafios do setor.

Sobre a ORÍGEO                                                                        

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com.

Envie
Artigo relacionado
Foto: divulgação
Agronegócio

Expo Cordeiro 2025 promete agitar a região com 81ª edição repleta de cultura e música gratuita

Reconhecida como Patrimônio Imaterial do Estado, maior e mais antiga exposição agropecuária...

Crucianelli
Agronegócio

Plantio de precisão é fator decisivo para alcançar alta produtividade no campo

  Uniformidade na emergência, espaçamento ideal e tecnologia embarcada, principalmente nas plantadeiras,...

@karolrosalin | CO Assessoria
Agronegócio

Mulher Fitness Perfeita trocou a gerência de banco pela criação de conteúdo adulto

No vídeo, ela brinca: “Será que já fui sua gerente? Você ia...

Foto - Divulgação Biotrop
Agronegócio

Biotrop recebe selo GPTW pelo quarto ano seguido

Líder em soluções biológicas para a agricultura no Brasil, a Biotrop foi...