Home Agronegócio Mato Grosso: boas perspectivas para a colheita, apesar de desafios climáticos e aumento da infestação de pragas
Agronegócio

Mato Grosso: boas perspectivas para a colheita, apesar de desafios climáticos e aumento da infestação de pragas

Envie
Wenderson Araujo/CNA-Brasil
Wenderson Araujo/CNA-Brasil
Envie

O cenário agrícola é positivo no Mato Grosso para a etapa final da safra 2024/2025. A expectativa é de crescimento em diversas culturas, indica boletim da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab). “Apesar do otimismo, os desafios estão aí, seja com excesso ou carência de chuvas e até o avanço da infestação de pragas, que exigem atenção constante ao longo do ciclo agrícola”, ressalta Paulo Laurente, head de marketing da ORÍGEO, joint-venture entre Bunge e UPL, especializada em soluções sustentáveis e práticas de gestão para o setor agrícola, com foco na macrorregião MATOPIBAPA, além de Rondônia e Mato Grosso.

Os dados fornecidos pela Conab e comprovados pela equipe de campo da ORÍGEO evidenciam que o plantio de algodão já foi concluído, com aumento pontual da área cultivada e previsão de aumento da produção de pluma, 3,3% superior à safra passada, mesmo com as chuvas recorrentes que afetaram a colheita de soja.

“A produtividade de soja no Mato Grosso deve ser 19,8% maior do que na safra anterior, graças às boas condições climáticas no estado. Ao contrário do que aconteceu no Acre e Rondônia, onde o excesso de umidade dificultou a colheita e prejudicou a qualidade dos grãos”, explica o head de marketing da ORÍGEO.

“De qualquer maneira, é fundamental monitorar as lavouras em fase de maturação”, destaca Paulo. Mesmo com os contratempos causados pelas condições climáticas, Mato Grosso segue com boas perspectivas para a safra 2024/2025, o que, segundo o especialista, reflete a crescente capacidade de preparação dos produtores rurais para enfrentar os desafios do setor.

Sobre a ORÍGEO                                                                        

Fundada em 2022, ORÍGEO é uma joint venture de Bunge e UPL e está comprometida com o produtor e o seu legado na terra, oferecendo um conjunto de soluções sustentáveis e técnicas de gestão – antes e depois da porteira. A empresa fornece soluções de ponta a ponta para grandes agricultores de Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí, Rondônia e Tocantins, valendo-se do conhecimento de equipes técnicas altamente qualificadas, com foco em aumento de produtividade, rentabilidade e sustentabilidade. Para mais informações, acesse origeo.com.

Envie

Arco

Mais notícias

Artigo relacionado
Divulgação
Agronegócio

Moratória da soja

Tecnologias garantem transparência e mantem mercados confiantes A decisão judicial que suspendeu...

Foto / Divulgação
Agronegócio

Allisson Rodrigues grava novo DVD com super produção no Mato Grosso

O agronegócio de Mato Grosso já é considerado uma das maiores forças...

Rivulis
Agronegócio

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da plantação

Escolha correta do método de irrigação por gotejamento impacta na produtividade da...

world archery
Agronegócio

Brasileira Bianca Rodrigues nas finais do Mundial de Tiro com Arco 2025.

A arqueira brasileira Bianca Rodrigues garantiu vaga inédita entre as 16 melhores...