De receitas de pastores romanos a criações de chefs renomados, conheça um pouco mais sobre a gastronomia italiana tradicional
A culinária italiana é conhecida mundialmente por suas massas e molhos saborosos acompanhados de vinhos e queijos. Talvez os pratos mais famosos da cozinha italiana sejam a lasagna e o spaghetti à bolonhesa, mas não são os únicos, existem centenas de receitas tradicionais tão saborosas e acolhedoras quanto a tradicional macarronada de domingo na casa dos avós. Confira algumas dessas receitas tradicionais italianas.
Cacio e pepe
Essa receita tem origem na cidade de Roma e foi criada por pastores de ovelhas, segundo historiadores, por volta do século XVII. Embora seja considerado um “prato de camponês”, o spaghetti al cacio e pepe é um dos pratos mais servidos nos grandes restaurantes de alta culinária.
Para preparar a receita, é preciso de:
350 g de spaghetti
1 xícara de queijo pecorino romano
Pimenta-do-reino moída na hora
Sal a gosto
Em uma panela, coloque o queijo pecorino romano (um tipo de queijo de cabra) e a pimenta-do-reino moída na hora e reserve. Enquanto isso, cozinhe o spaghetti na água com sal até que fique al dente e reserve um pouco da água do cozimento.
Quando o spaghetti estiver no ponto, escorra e coloque a massa ainda quente sobre o queijo e a pimenta reservados. Com o fogo desligado, misture bem, adicionando a água do cozimento aos poucos, até que a mistura de queijo, pimenta e água vire um molho cremoso e leve. Após essa emulsificação, é só empratar e acrescentar um pouco do pecorino ralado e da pimenta moída por cima.
Fettuccine alfredo
Esse prato relativamente recente leva o nome de seu criador, Alfredo di Lelio, um chef italiano que abriu um restaurante chamado Alfredo, em Roma, no ano de 1914, e tinha como marca registrada o seu famoso fettuccine servido juntamente de talheres de ouro.
Para preparar o fettuccine alfredo, é preciso de:
350 g de fettuccine fresco
30 g de manteiga
200 g de queijo grana padano ou parmesão ralado
1 xícara da água do cozimento do macarrão
Sal a gosto
O preparo começa ao colocar a massa na água salgada e fervente até ficar al dente; nesse momento, separamos cerca de uma xícara dessa água.
Enquanto a massa cozinha, em uma tigela, vamos misturar 15 g de manteiga, 150 g do queijo e um pouco da água do cozimento do macarrão e misturar até o queijo e a manteiga derreterem e se tornarem um molho liso e leve.
Em uma frigideira, coloque o restante da manteiga, o macarrão escorrido e o restante da água de cozimento, misture com o molho preparado vigorosamente, até o molho todo emulsificar, polvilhe o restante do queijo ralado por cima e sirva imediatamente enquanto está quente.
Molho pesto
Um dos molhos mais emblemáticos da região da Ligúria, noroeste italiano, o molho pesto é feito com manjericão fresco, pinoli, alho e azeite, se tornando refrescante, leve e extremamente saboroso, podendo ser utilizado em combinação com qualquer massa.
Para o molho, será necessário:
2 xícaras de folhas de manjericão fresco (cerca de 2 maços grandes)
1/2 xícara de azeite de oliva extravirgem
1/3 de xícara de pinoli (ou nozes)
3 dentes de alho
1/2 xícara de queijo parmesão ralado
1/2 xícara de queijo pecorino ralado
Sal a gosto
Pimenta preta moída na hora a gosto
Antes de tudo, é preciso lavar e secar bem as folhas de manjericão, pois não podem estar úmidas, para não desandar a consistência do molho.
Em um processador ou liquidificador, adicionamos o manjericão, o pinoli (ou nozes) e os dentes de alho, processando até picar os ingredientes – não pode formar uma pasta ainda.
Uma vez picados, podemos começar a bater de forma constante no processador ou liquidificador, enquanto acrescentamos o azeite em fio, até que a mistura fique homogênea e na consistência desejada.
Transfira a mistura de manjericão, nozes, alho e azeite batidos para uma tigela e acrescente o queijo parmesão e o pecorino romano (caso deseje que o molho tenha um gosto umami mais intenso, é possível adicionar 1 e ½ xícara de queijo, ao invés de apenas 1 xícara). Misture com uma colher até o queijo ficar incorporado. Prove e adicione mais sal ou pimenta a gosto, lembrando que os queijos já são bem salgados.
Com o molho pronto, é só adicionar à massa cozida e se deliciar. Para aproveitar mais vezes o saboroso molho pesto, ele pode ser feito em maiores quantidades e guardado por até três dias na geladeira, devidamente armazenado em um pote hermético.