Home Notícias Marquise Ambiental mostra no SANEARN como transformar resíduos em soluções sustentáveis
Notícias

Marquise Ambiental mostra no SANEARN como transformar resíduos em soluções sustentáveis

Envie
Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Envie

O II Seminário Estadual de Saneamento Ambiental do Rio Grande do Norte – SANEARN, realizado em Natal, contou com a participação de Paulo Studart, diretor de Operações da Marquise Ambiental, que apresentou dois painéis da programação. No primeiro, trouxe reflexões sobre a destinação final dos resíduos sólidos urbanos no Brasil, destacando inovações tecnológicas, desafios e perspectivas. No segundo, conduziu a palestra “CTTRs: Estudos de Caso da Marquise Ambiental na Transformação de Resíduos em Soluções”.

Em ambas as apresentações, Studart evidenciou experiências bem-sucedidas da companhia no manejo e na destinação final de resíduos sólidos urbanos, demonstrando como a tecnologia, a inovação e a gestão integrada têm permitido transformar resíduos em oportunidades sustentáveis.

O executivo apresentou exemplos concretos de Centros de Tratamento de Resíduos (CTTRs) operados pela Marquise Ambiental, que aliam eficiência operacional, recuperação de materiais e geração de energia limpa. Segundo ele, esses projetos vão muito além da disposição adequada de resíduos, incorporando práticas de economia circular e reduzindo, de forma expressiva, o impacto ambiental.

Para Studart, o grande desafio é alinhar viabilidade financeira e compromisso ambiental para garantir um modelo sustentável para todos os envolvidos. “Temos, do ponto de vista técnico, todas as tecnologias aplicadas em nível mundial para transformar, aproveitar e dar a destinação final adequada aos resíduos. Mas é fundamental que o Poder Público atue de forma efetiva na erradicação dos lixões, garantindo uma equação financeira equilibrada que permita a adesão dos municípios. Só assim conseguiremos avançar de forma consistente”, ressaltou.

Ele ainda destacou a importância da presença de órgãos como o Tribunal de Contas, Ministério Público, CREA, secretarias e representantes do IDEMA no evento, reforçando que o diálogo entre todos os agentes é essencial para que soluções integradas se tornem realidade.

Envie
Artigo relacionado
Notícias

Não vamos permitir preconceito contra a Região Norte, diz Sabino

O ministro do Turismo, Celso Sabino, classificou como equívoco a restrição à...

Notícias

Rádios Nacional e MEC têm crescimento em audiência no mês de julho

As emissoras públicas de rádio da Empresa Brasil de Comunicação (EBC) tiveram...

Notícias

Mais de 10 mil roubos de carga foram registrados no país em 2024

Problemas com a malha rodoviária e o elevado índice de roubo nas...

Notícias

Estudo aponta estagnação no saneamento 5 anos após novo Marco Legal

Cinco anos após o Marco Legal do Saneamento Básico entrar em vigor,...