“Como ele tinha o endereço da Vovó, nem precisou de GPS! Vestiu seu capacete de lobociclista, montou na lobocicleta, saiu pedalando pela ciclofaixa e chegou primeiro à casa da Vovó.”
Sessão de autógrafos com contação de histórias feita pela autora e contadora de histórias Marina Bastos
Na Livraria Miúda, em São Paulo, neste sábado, 09/11, às 10h30
E no Rio – na livraria Travessa Botafogo, 30/11, às 16h00
Na história desta Chapeuzinho moderna escrita por Marina Bastos, Chapeuzinho vermelho-limão é uma cantora corajosa que surpreende a todos e nos lembra que mesmo a vida estando azeda, é possível cantar! E o lobo interage com a tecnologia do mundo contemporâneo, equipado com celulares e aplicativos de localização e de troca de mensagens que o auxiliam nas tarefas do dia a dia.
Gênero criado pelo poeta francês Charles Perrault, os contos de fada foram ao longo do tempo adaptados para versões menos violentas. Foi o caso dos irmãos Grimm, que suavizaram a versão anterior para uma menos agressiva. Foram os Grimm também os responsáveis pelo chapéu entrar definitivamente para o título da história.
Marina Bastos se inspirou livremente na versão dos irmãos Jacob e Wilheim para recontar à sua maneira o passeio de uma menina em direção à casa da avó, substituindo, por exemplo, as maçãs da cesta de Chapeuzinho por limões verdinhos. Além disso, o inusitado encontro com a avó, objetivo da visita de Chapeuzinho, ocorre dentro da barriga do lobo, onde mesmo na adversidade, a menina continua a cantar e surpreende até o Lobo.
Chapeuzinho Vermelho-limão é uma versão bem-humorada da história original e muito atual pelos recursos tecnológicos acrescentados à história.
Marina também integra nas suas histórias as músicas que compõe, favorecendo maior envolvimento na construção imaginária dos pequenos.
Além disso, o livro tem um QRcode com o link para o vídeo da história contada e cantada pela Marina Bastos no seu canal. Dessa forma, as famílias podem cantar as músicas junto e a diversão durar mais tempo!
Marina Bastos – Autora
Nasceu e vive em São Paulo. Desde criança os livros foram companhia e alimento para suas brincadeiras. Atriz há trinta e dois anos e contadora de histórias há dezessete, formada em publicidade, pós-graduada em arte de contar histórias e em literatura para crianças e jovens, acredita que “as histórias mudam o mundo”, e dá cursos de formação em contação de histórias. Participou de festivais no Brasil e no exterior, apresentou-se nos mais diversos locais e conta história também no YouTube, no canal Marina Bastos Histórias e no podcast História Preferida. Depois de contar tantas histórias, criou coragem de mostrar ao mundo sua própria voz por meio da escrita. É autora de Dino Samuel, também publicado pela editora Ciranda na Escola.
Mathias Townsend – Ilustrador
Como quase todas as crianças, desde bem pequenino Mathias gostava muito de desenhar. Gostava tanto que resolveu continuar desenhando até ficar adulto. É graduado em desenho industrial e hoje trabalha principalmente com criação de imagens e, às vezes, de textos para livros infantis, coisa que gosta muito. Suas ilustrações para este livro foram feitas com uma mistura de técnicas: pintura digital, desenho e pintura tradicional.
Ficha Técnica:
Editora: Ciranda na Escola
Edição: 1, 2024
Autor: Marina Bastos
Ilustrador: Mathias Townsend
Idioma: Português
Páginas: 32
Dimensões: L 24.00 x A 24.00 x E 0.35
ISBN: 9786553844360 Faixa Etária: + 6 anos
Preço – R$ 39,90
Serviço:
Chapeuzinho Vermelho-limão
Lançamento e sessão de autógrafos Chapeuzinho vermelho-limão
SÃO PAULO
Local: Livraria Miúda
Rua Coronel Melo de Oliveira, 766 – Pompeia, São Paulo -SP
Data: 09/11, das 10h30 às 13h
Lançamento e sessão de autógrafos Chapeuzinho vermelho-limão
RIO DE JANEIRO
Local: Livraria Travessa
R. Voluntários da Pátria, 97 – Botafogo, Rio de Janeiro – RJ
Data: 30/11, às 16h00