Home Negócios Marcas e companhias de diversos segmentos encontram no voluntariado oportunidade de engajamento entre funcionários, negócios e comunidades
Negócios

Marcas e companhias de diversos segmentos encontram no voluntariado oportunidade de engajamento entre funcionários, negócios e comunidades

Envie
Marcas e companhias de diversos segmentos encontram no voluntariado oportunidade de engajamento entre funcionários, negócios e comunidades
Foto: Divulgação
Envie

Voluntariado fortalece vínculos e mostra que solidariedade vai além de resultados financeiros. Lei garante regras para preservar todas as partes envolvidas

No próximo dia 28 de agosto, o Brasil celebra o Dia Nacional do Voluntariado, uma data que ressalta a importância e o impacto positivo que o trabalho voluntário tem na sociedade, além de marcar a solidariedade como uma característica nacional. Com ações que se estendem por todo país, voluntários de todos os setores da economia fazem a diferença na vida das pessoas. Arrecadação de alimentos e agasalhos, capacitação profissional, reformas em escolas — não há limites à solidariedade, que encontra amparo na legislação brasileira. A Lei nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, reconhece o dia 28 de agosto como um dia para homenagear aqueles que dedicam parte do seu tempo, habilidades e energia para causas sociais, sem qualquer expectativa de recompensa financeira. A escolha da data não é coincidência: ela marca o aniversário de uma das mais influentes figuras na história do voluntariado brasileiro, o médico e sanitarista Oswaldo Cruz, que deixou um legado imensurável na saúde pública e no bem-estar da população.


No BTG Pactual, maior banco de investimentos da América Latina, o Programa de Voluntariado engaja colaboradores em ações sociais doando tempo e recursos financeiros para organizações e causas que acreditam. Os resultados são animadores e registram mais de 1,7 mil participações de colaboradores em ações de voluntariado em 2022, um aumento de 45% em relação ao ano anterior. Mais de 3 mil pessoas foram impactadas diretamente pelas ações em 34 projetos e 19 ações de voluntariado. Neste ano, foi lançado o BTG Soma Empreendedorismo, que já beneficiou 67 organizações em todo o Brasil e contou com mais de 300 colaboradores voluntários no fortalecimento da gestão de organizações sociais para que elas alcancem uma maior sustentabilidade financeira e ampliem seu impacto. 

Recentemente, a Binance, maior provedora global de infraestrutura para o ecossistema blockchain e de criptomoedas, firmou parceria com o Instituto Ruas, coordenado pelo Padre Júlio Lancelotti, para promover a inclusão digital e financeira de pessoas em situação de rua em São Paulo (SP). O centro digital, localizado na sede do Instituto, oferece aulas de informática básica para as pessoas auxiliadas pelo Instituto para se candidatarem a empregos. A Binance também mantém parceria com a organização Women in Tech, para oferecer programas de treinamento para mulheres no Brasil e em alguns países africanos. Quase 3 mil mulheres estão se beneficiando desses programas, o que demonstra compromisso com o país e com a inserção de todos os segmentos da sociedade na tecnologia Web3.

No Colégio Visconde de Porto Seguro, conceituada instituição de ensino com campi em São Paulo e Valinhos (SP), a solidariedade é estimulada dentro e fora da sala de aula. Neste inverno, os alunos conseguiram arrecadar quase 10.500 itens para doação às instituições da capital e interior, como peças de roupas, calçados, cobertores, e alimentos. Outra ação que mobiliza os estudantes voluntários é a arrecadação de lacres e tampinhas. Em 2022, os lacres arrecadados somaram mais de meia tonelada de alumínio trocada por cadeiras de rodas entregues a entidades sociais de São Paulo e Valinhos. Já as tampinhas coletadas foram destinadas ao auxílio de diversas entidades beneficentes. Recentemente, o Porto reverteu mais de R$ 30 mil, todo o lucro das festas juninas dos quatro campi, deduzido de despesas, para entidades sociais parceiras junto com o valor arrecadado com as vendas dos cartões de consumo, que foram devolvidos ao final das festas. “Nosso Currículo Solidário oportuniza aos estudantes o desenvolvimento de atividades envolvendo a conscientização sobre problemas socioambientais bem como ações para promoção de comportamentos sustentáveis em relação ao planeta e aos cuidados de crianças, jovens e adultos em situação de vulnerabilidade social. Os temas são organizados por série de modo a contribuir para que os alunos conheçam várias questões que necessitam de ajuda humanitária”, afirma Meire Nocito, diretora Institucional Educacional do Porto Seguro.

Com incentivo ao voluntariado alinhado à agenda ESG da companhia, a Coca-Cola FEMSA Brasil visa engajar seus colaboradores em ações que impactem positivamente e de forma sustentável no desenvolvimento das comunidades em que está presente. Exemplo prático, realizado no início de agosto, o projeto de Limpeza de Praias Sprite (marca do portfólio da empresa), promovido pela Coca-Cola FEMSA Brasil, The Coca-Cola Company, Instituto EcoSurf, Blue Keepers (do Pacto Global da ONU) e Secretaria de Meio Ambiente de Santos (SP), realizou sua terceira passagem pela cidade e reuniu cerca de 60 pessoas, incluindo voluntários de dentro e fora da companhia, para um mutirão nas praias da região. Esse engajamento resultou em aproximadamente 119kg de resíduos retirados do meio ambiente.

Já a EY, uma das maiores consultorias e auditorias do mundo, criou o EY Ripples, programa global de responsabilidade corporativa com foco principal em trabalhar com empreendedores de impacto em todo o mundo para escalar soluções inovadoras para problemas globais; apoiar a próxima geração a desenvolver mentalidades e habilidades para encontrar e manter um trabalho significativo; e acelerar a sustentabilidade ambiental impulsionando a adoção de modelos de negócios que protegem e regeneram o meio ambiente, ao mesmo tempo em que abrem oportunidades econômicas. A iniciativa já beneficiou mais de 215 mil pessoas e 1.128 profissionais voluntários no Brasil. Em abril, o Connect Day, dia do voluntariado na EY, mobilizou 400 voluntários que contribuíram com o seu tempo e habilidade em diversas ações de apoio a instituições com foco na sustentabilidade ambiental. Ao todo, acontecem quatro EY Connect Days ao longo do ano, sendo o de novembro o maior deles. Desde que foi lançado, em 2018, o EY Ripples impactou positivamente 96 milhões de pessoas.

A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, realiza, pelo segundo ano consecutivo, a competição de Jogos de Voluntariado Gerdau, que visa estimular a realização de ações voluntárias que fortaleçam Organizações Sociais, Cooperativas e Escolas Públicas nos territórios de atuação da companhia. A iniciativa é uma estratégia de reconhecimento de pessoas que realizam ações de voluntariado e promovam a mobilização social para a transformação social de 32 unidades envolvidas. O número total de voluntários que irão participar dos jogos é de 3 mil e mais de 300 ações foram concluídas. “Nós acreditamos na contribuição do trabalho voluntário dos nossos colaboradores. O maior benefício social que podemos gerar na comunidade é o tempo e o talento das pessoas, contribuindo com o desenvolvimento social. Por meio dos Jogos de Voluntariado da Gerdau, nós buscamos potencializar a participação dos nossos colaboradores como voluntários e levar oportunidades para que outros colaboradores possam atuar pela primeira vez como voluntários”, explica Paulo Boneff, líder de responsabilidade social da Gerdau. Dentre os principais objetivos dos Jogos estão: promover transformação nas comunidades, estimular ações voluntárias que consolidem Organizações Sociais, Cooperativas e Escolas Públicas nos territórios de atuação da empresa e a cultura de voluntariado, por meio de uma estratégia de reconhecimento de pessoas que realizam voluntariado e promovam a mobilização social para a transformação social. O público-alvo do evento são as comunidades do entorno da Gerdau Brasil, América Latina e Estados Unidos.  Os Jogos foram criados em um formato de competição, com uma metodologia de gamificação, onde um conjunto de atividades de voluntariado são pontuadas de acordo com critérios específicos. As atividades propostas foram divididas em 2 grupos: Transformação de espaços e Conscientização para a segurança.  Ao final dos Jogos, cada uma das equipes que ocuparem as três primeiras posições no ranking e que tenham realizado todas as etapas obrigatórias dos Jogos, receberão um Troféu. A ação interna promove a participação de colaboradores e colaboradoras que participam das atividades que são divididas em dois focos de atuação: transformação de espaços e conscientização para a segurança.

Para sensibilizar clientes, colaboradores(as) e fornecedores(as), ante a emergência das baixas temperaturas do inverno e carência de roupas em bom estado da população em situação de vulnerabilidade, o Instituto Assaí, organização independente e sem fins lucrativos responsável pelo investimento social do Assaí Atacadista, arrecadou mais de 42 toneladas em doações de roupas, cobertores e agasalhos para a campanha “Agasalho a Gente Compartilha”, um aumento de 75% em relação à edição de 2022. A iniciativa foi realizada com organizações sociais parceiras do Instituto Assaí, como Exército da Salvação, Rotary, CUFA e Cruz Vermelha. Além dessas, outras 16 instituições cadastradas em todo o país realizaram a distribuição dos itens arrecadados para pessoas assistidas pelos seus respectivos projetos. O Assaí mobilizou as mais de 260 lojas distribuídas em 23 Estados mais o Distrito Federal para participar da campanha, que faz parte da agenda anual de ações do Instituto Assaí.

Com o objetivo de incentivar seus colaboradores a apostarem em ações sociais fora do expediente, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) conta com o Instituto GPA, braço social da varejista e aposta no Colabora”, plataforma de trabalho voluntário corporativo, que incentiva os funcionários a contribuírem com ações remotas e presenciais nas comunidades próximas às lojas do grupo. Por meio da iniciativa, os colaboradores podem escolher o tipo de ação voluntária e causa que melhor se encaixam em sua rotina. Até o momento, o programa já teve mais de 260 participações voluntárias, 410 colaboradores cadastrados na plataforma desde março, 78 inscrições em vagas voluntárias na plataforma e mais de 10 instituições sociais beneficiadas pelas ações.

Ao longo da sua trajetória, o Instituto Alcoa, braço social da mineradora Alcoa, consolidou um legado de apoio a diferentes projetos de responsabilidade social e voluntariado. Reconhecido pelo seu poder de engajamento, o programa ACTION organiza, há 20 anos, grupos de colaboradores para diferentes tipos de atividades com foco prioritariamente em educação e geração de renda. Além da dedicação voluntária, as instituições sociais são beneficiadas com uma doação de R$ 10 mil cada. Ao todo já foram realizados mais de 700 Actions em diferentes regiões do país, como Juruti (PA), São Luís (MA), Poços de Caldas (MG) e São Paulo (SP), onde a empresa está presente. São cerca de 30 edições por ano, sendo nove em cada localidade e três em São Paulo. No ano passado, as 29 edições mobilizaram cerca de 900 voluntários e beneficiaram mais de 3 mil pessoas. Uma das últimas edições aconteceu em Caldas (MG), onde a Alcoa beneficiou uma comunidade indígena de cerca de 150 pessoas com atividades de pintura no posto de saúde, plantio de hortaliças e de árvores frutíferas, preparação de lanches e atendimento odontológico realizadas por 35 voluntários. A tribo Xucuru Kariri também vai receber a doação de R$ 10 mil para a construção de um parque infantil.

Já a Lightsource bp, líder global no desenvolvimento de projetos de energia solar, mobilizou representantes de prefeituras e de empresas terceirizadas, funcionários, comunidades locais e pais de alunos, em prol da revitalização de escolas em Abaiara e em Milagres (CE), beneficiando mais de 300 crianças e adolescentes. Durante todo o mês de julho, a equipe de voluntários colaborou para a entrega de diversas melhorias na infraestrutura de três unidades educacionais da região do Cariri. Foram feitos reparos como pintura interna e externa, reposição das telhas, colocação de forros de gesso no teto, manutenção elétrica e hidráulica, reforma das mesas e cadeiras com o reaproveitamento de materiais reciclados do Complexo Solar de Milagres. Após a conclusão das obras, as unidades de ensino receberão painéis solares e computadores, e o SENAI será responsável por garantir capacitação para que os professores promovam Inclusão e Transformação Digital.

Situado à Ilha da Madeira em Itaguaí (RJ), o Porto Sudeste, um dos terminais portuários mais modernos e eficientes do Brasil, reúne projetos sociais voltados para a comunidade, nos quais os colaboradores atuam como voluntários. É o caso do Projeto Despertar, que estimula moradores de bairros próximos à empresa a compartilharem informações sobre trabalho, carreira e desafios da vida pessoal. De elaboração de currículo e empregabilidade a curso básico de instalação elétrica predial, em 2022, teve seis atividades diferentes, reunindo 115 participantes. Neste ano, em parceria com a Prefeitura de Mangaratiba, o curso de Instalação Elétrica Predial reuniu 30 alunos, entre homens e mulheres, de diversas idades. Na especialização, que é 100% gratuita, dois engenheiros do Porto Sudeste vão para as salas de aula, onde multiplicam conhecimentos que resultam em mais oportunidades para a população. E na semana passada, o Curso Gratuito de Agenciamento Marítimo formou 17 alunos, contando com profissionais do terminal portuário que atuaram como instrutores. A iniciativa proporcionou oportunidades de emprego aos jovens da região, como a aluna Ingra Maia, de 24 anos, moradora de Itaguaí. Formada em Hotelaria pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Ingra terminou o curso e já está empregada, trabalhando como trainee de Agente Marítimo em uma agência da região.

O escritório Raphael Miranda Advogados disponibiliza prestação de serviços jurídicos gratuitos para oito entidades do terceiro setor, em especial fundações e associações civis sem fins lucrativos. Os sócios, advogados e estagiários também são voluntários no mutirão promovido pela organização social TETO, que junto com os moradores, constroi soluções de moradia em comunidades.

A Thales, líder global em tecnologia, mantém o projeto Formare, criado pela Fundação Iochpe e que atende adolescentes do ensino médio de escolas públicas oferecendo o curso de “Auxiliar Administrativo e de Projetos”. Todo conteúdo do projeto é ministrado por colaboradores voluntários da própria empresa, em São Bernardo do Campo (SP). Atualmente, 12 alunos fazem parte do projeto e as aulas deste ano vão até novembro, acumulando 940 horas, sendo 744 horas de atividades teóricas, 170 horas de prática e 26 horas de atividades extracurriculares. Voluntários e alunos celebram uma marca especial: cerca de 80% dos 20 alunos que concluíram o Formare em 2021 e 2022, conquistaram o primeiro emprego. Segundo Ana Claudia Fernandes, Gerente de Responsabilidade Social da Thales no Brasil e uma das coordenadoras do Formare, “o projeto tem sido fundamental para criar oportunidades de um futuro melhor para esses jovens e também promover sintonia entre o que tem sido aplicado em sala de aula e o que empresas como a Thales esperam dos profissionais.”

A Unipar, líder na produção de cloro e soda e segunda maior produtora de PVC na América do Sul, definiu o desenvolvimento humano e o saneamento como pilares para seu Investimento Social Privado nos próximos 10 anos, a partir do avanço da diretriz de sustentabilidade da empresa. E uma das ações é o apoio à Fundação Projeto Pescar, que oferece formação social profissionalizante para jovens em situação de vulnerabilidade social e visa ampliar suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. O Pescar é realizado por voluntários de diversas unidades da Unipar (inclusive da Argentina, de forma remota), das comunidades e empresas contratadas, que compartilham experiências pessoais e profissionais, ensinam habilidades técnicas e sociais, ajudando a despertar e aprimorar as competências dos jovens participantes. Criado em 1995, o Pescar já beneficiou mais de 35 mil jovens. “Investir em capacitação socioprofissional e contribuir com a formação de cidadãos é sinônimo de gerar valor com sustentabilidade, colaborando para a construção de um futuro melhor para as pessoas que residem nas comunidades no entorno das nossas unidades e em todo o Brasil”, afirma Mauricio Russomanno, CEO da Unipar.

A Whirlpool, detentora das marcas Brastemp, Consul e KitchenAid no Brasil, aproveita o Dia Nacional do Voluntariado para lançar seu programa de voluntariado “Eu Sou Voluntário Whirlpool”. O projeto é uma parceria entre a empresa e o Instituto Consulado da Mulher, ação social da Consul que apoia o empreendedorismo feminino há mais de 21 anos, e reforça o pilar Social da agenda ESG da Companhia. O “Eu Sou Voluntário” contará com ações promovidas pela Whirlpool ou sugeridas e coordenadas pelos próprios colaboradores. Para Bernardo Gallina, vice-presidente de Jurídico, Compliance e Assuntos Corporativos da Whirlpool para América Latina, práticas de voluntariado contribuem para a promoção do bem-estar dos envolvidos, além do desenvolvimento de habilidades pessoais e profissionais. “Sempre estimulamos o voluntariado e, recentemente, vimos a necessidade de estruturar aqui no Brasil um programa alinhado ao que já existe globalmente”, afirma. A empresa já somava ações voluntárias conduzidas por empregados de diversas unidades no Brasil, como ações realizadas por voluntários da Unidade de Manaus (AM) de limpeza dos igarapés na Marina do Davi, com a retirada de 2,4 toneladas de lixo. Em Joinville (SC) voluntários participaram da revitalização da quadra da Escola Municipal Professor Oswaldo Cabral, que atende mais de 800 crianças. Em Rio Claro (SP), foi realizada a revitalização do Lar Espírita Esperidião Prado, que abriga mulheres vítimas de violência e, em São Paulo capital, a Escola Leão Machado também recebeu cores novas e rodas de conversa sobre formação, carreira e sonhos proporcionadas por voluntários da Whirlpool.

CONTATO PARA IMPRENSA

FSB Comunicação – (11) 3165-9596 – contato@fsb.com.br 

Envie
Artigo relacionado
Eduardo Leite: Uma Revolução no Campo da Comunicação e do Marketing
Negócios

Eduardo Leite: Uma Revolução no Campo da Comunicação e do Marketing

Nos últimos anos, o nome Eduardo Leite vem ganhando destaque na área...

Os Diferenciais da Argos Technology: Tecnologia e Design a Serviço do Motorista
Negócios

Os Diferenciais da Argos Technology: Tecnologia e Design a Serviço do Motorista

Os Diferenciais que Tornam a Argos Technology Líder em Soluções Multimídia A...

Vinicius Areb e o Poder do Storytelling no Marketing Digital
Negócios

Vinicius Areb e o Poder do Storytelling no Marketing Digital

Vinicius Areb é um defensor apaixonado do poder do storytelling como ferramenta...