Home Agronegócio Mais produtividade: manejo biológico potencializa enchimento dos grãos no cultivo de milho
Agronegócio

Mais produtividade: manejo biológico potencializa enchimento dos grãos no cultivo de milho

Envie
Livre
Livre
Envie

O manejo biológico tem papel fundamental no enchimento e no desenvolvimento ideal de grãos, atuando de diversas maneiras para melhorar a produtividade dos cultivos, como do milho. De acordo com Thiago Augusto de Carvalho, engenheiro agrônomo e gerente de marketing regional da Biotrop, o uso de biológicos contribui para a boa absorção de nutrientes essenciais, como nitrogênio, fósforo e potássio, que são vitais para o crescimento dos grãos. Além disso, melhora a estrutura do solo, favorecendo a retenção de água e garantindo absorção eficiente de nutrientes.

“Os biológicos estimulam a produção de hormônios vegetais, como auxinas, citocininas e giberelinas, que regulam o crescimento e o enchimento dos grãos. Outro aspecto importante é que o manejo biológico reduz os estresses bióticos e abióticos, permitindo que a planta direcione mais energia para o enchimento dos grãos, o que resulta em maior peso e melhor qualidade”, afirma.

Thiago pontua que esses benefícios são particularmente importantes devido à diversidade climática, com oscilação entre períodos de déficit hídrico e altas temperaturas e chuvas intensas. “O cultivo de milho está em franco desenvolvimento e o uso de biológicos pode ajudar a mitigar esses efeitos, ativando genes de tolerância ao calor, ajudando a planta a suportar as altas temperaturas. Algumas espécies atuam ainda na solubilização de fósforo no solo, resolvendo problemas de deficiência desse nutriente, bem como na estrutura do solo, ajudando a reduzir a compactação e promovendo o crescimento radicular, o que resulta em maior absorção de nutrientes e água”.

Em termos de custo-benefício, o uso de produtos biológicos é mais vantajoso do que o uso de agroquímicos, pois reduzem as despesas a longo prazo ao diminuir a dependência de fertilizantes e insumos sintéticos. “A fixação biológica de nitrogênio resulta em maior teor de proteínas nos grãos, enquanto a menor incidência de doenças fúngicas e pragas diminui a presença de micotoxinas, garantindo grãos mais saudáveis. Além disso, o controle biológico das pragas reduz os danos diretos às espigas e folhas, o que evita perdas de produtividade”, explica o especialista da Biotrop.

Outro fator que afeta a produtividade do milho e a qualidade dos grãos são as doenças fúngicas de final de ciclo, causadas por patógenos que se proliferam em condições ambientais favoráveis e podem levar a perdas significativas.  “Os biológicos são excelentes ferramentas para combater essas doenças por meio da indução de resistência, competição por espaço e nutrientes e produção de metabólitos antifúngicos, que protegem as plantas de patógenos. Isso resulta em menos incidência de doenças de final de ciclo, o que contribui para uma colheita mais saudável e produtiva”, diz Thiago.

A Biotrop, líder em produtos biológicos para a agricultura, oferece diversas tecnologias que contribuem significativamente para o sucesso da cultura do milho, como Biofree, que biodisponibiliza fósforo e nitrogênio para as plantas; e o multissítio biológico Bombardeiro, altamente eficaz no controle de diversas DFC’s que afetam a cultura. “Essas soluções promovem a saúde das plantas e, consequentemente, ajudam a melhorar a produtividade das lavouras, com sustentabilidade”, conclui Thiago.

Sobre a BIOTROP
A BIOTROP é uma das líderes em soluções biológicas e naturais para o agronegócio. Tem como foco a pesquisa e o desenvolvimento de soluções inovadoras, visando contribuir para uma agricultura sustentável, saudável e regenerativa. Com escritório em Vinhedo (SP), Centros Avançados de Multiplicação de Microrganismos (CAMMs) em Curitiba (PR) e Jaguariúna (SP) e distribuidores em todo o mundo, a empresa entrega as melhores soluções biológicas e naturais ao mercado. Desde 2023, a BIOTROP integra o Grupo BioFirst, que é líder global em tecnologias biológicas e naturais, com presença em mais de 70 países e receita anual de € 500 milhões. Mais informações: www.biotrop.com.br

Envie
Artigo relacionado
Divulgação
Agronegócio

Especialistas debatem futuro do amendoim brasileiro e sua competitividade no mercado global

Exportação, consumo interno, sustentabilidade e inovação são alguns dos temas que movimentam...

A versão anterior do cartão (à esquerda) e o novo Vuon Card (à direita)
Agronegócio

Com mais de 1 milhão e 400 mil cartões em operação, o Vuon Card está de cara nova

O principal produto de Vuon, braço financeiro do Grupo Pereira, sétimo maior...

SKF fecha parceria com Minha Revisão para digitalizar manutenção automotiva
Agronegócio

SKF fecha parceria com Minha Revisão para digitalizar manutenção automotiva

Em um movimento que reforça a digitalização do mercado automotivo, a SKF...

Rainbow-Agro-Rainbow-defende-boas-praticas-para-evitar-resistencia-de-pragas-doencas-e-daninhas-e-fortalecer-a-sustentabilidade-no-campo.webp
Agronegócio

Rainbow defende boas práticas para evitar resistência de pragas, doenças e daninhas e fortalecer a sustentabilidade no campo

O uso racional de agroquímicos ganha cada vez mais importância, especialmente diante...