Home Notícias Política Lula diz que relação com Trump será de reciprocidade
Política

Lula diz que relação com Trump será de reciprocidade

Envie
Lula diz que relação com Trump será de reciprocidade
© Jose Cruz/Agência Brasil
Envie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta quinta-feira (30) que buscará uma relação de respeito com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, . A declaração foi dada durante entrevista a jornalistas, no Palácio do Planalto.

“Eu já governei o Brasil com presidente republicano, já governei com presidente democrata. E a minha relação é sempre a mesma, a relação é de um Estado soberano com outro Estado soberano. O Trump foi eleito para governar os Estados Unidos e eu fui eleito para governar o Brasil”, afirmou Lula.

Caso o presidente dos EUA concretize declarações recentes de que poderia impor tarifas de exportação contra produtos de países como o Brasil, Lula destacou que a postura do governo será a de reciprocidade, com taxação inversa de produtos norte-americanos importados pelo Brasil. “Se ele taxar os produtos brasileiros, haverá reciprocidade do Brasil em taxar os produtos americanos. É simples, não tem nenhuma dificuldade”.

Lula ainda criticou a decisão do presidente dos EUA de retirar aportes financeiros à Organização Mundial da Saúde (OMS) e a saída do Acordo de Paris, para conter o aquecimento global. “Regressão à civilização humana”, disse o presidente brasileiro. Ele ainda indicou que Trump deve respeitar a soberania de outros países, ao mencionar as controvérsias recentes entre o americano e os governos da Groenlândia e do Panamá.

Relação com o Congresso

Na seara doméstica, Lula foi questionado sobre a expectativa para as eleições nas novas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, que .

Na Câmara, até o momento, dois deputados se declararam oficialmente como candidatos. Hugo Motta (Republicanos-PB) é o grande favorito, com apoio de praticamente todas as bancadas, dos governistas à oposição, incluindo o atual presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL). O deputado pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), também oficializou sua candidatura pela oposição de esquerda.

No Senado, o favorito é Davi Alcolumbre (União Brasil-AP). Ele foi presidente da casa de 2019 a 2020 e conta com amplo apoio das principais bancadas para retornar ao cargo.

“O presidente da República não se mete nisso. O meu presidente do Senado é aquele que ganhar. E o da Câmara, é aquele que ganhar. Quem ganhar, eu vou respeitar e estabelecer uma nova relação. Já demos demonstração que não tem dificuldade de governar se você tiver muita disposição de muita conversa”, disse Lula. 

O presidente reforçou que continuará apostando na articulação política que vem mantendo com o Congresso.

Segundo o site Agenciabrasil.ebc,

Com informações: Agenciabrasil.ebc

Envie
Artigo relacionado
“Brasil está menos pobre e com mais renda”, diz Lula ao Congresso
Política

“Brasil está menos pobre e com mais renda”, diz Lula ao Congresso

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço positivo dos...

“Sou amigo dos dois”, diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo
Política

“Sou amigo dos dois”, diz Lula sobre novos presidentes do Legislativo

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, nesta segunda-feira (3), que...

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos
Política

Ex-governador de Minas Gerais, Newton Cardoso morre aos 86 anos

O ex-governador de Minas Gerais Newton Cardoso, de 86 anos, morreu na...

“O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego”, diz Hugo Motta
Política

“O povo brasileiro não quer discórdia, quer emprego”, diz Hugo Motta

Em seu primeiro discurso como presidente da Câmara empossado, para um plenário...