Home Notícias Política Lula anuncia novos ministros do Esporte e de Portos e Aeroportos
Política

Lula anuncia novos ministros do Esporte e de Portos e Aeroportos

Envie
Lula anuncia novos ministros do Esporte e de Portos e Aeroportos
Brasília (DF) - Novos ministros André Fufuca (esquerda) e Silvio Costa Filho (direita) com o ministro Alexandre Padilha (centro) - Foto: Ricardo Stuckert/PR
Envie

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva formalizou o convite aos deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Republicanos-PE) para assumirem os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, respectivamente. O anúncio foi oficializado em nota pelo Palácio do Planalto, na noite desta quarta-feira (6), após uma reunião entre o presidente, os parlamentares convidados e o ministro da Secretaria de Relações Institucionais, Alexandre Padilha. Lula passou a tarde acertando os últimos detalhes da reforma ministerial em agenda fechada no Palácio da Alvorada, residência oficial, em Brasília.

As negociações vinham ocorrendo há meses e marcam a entrada do partido Republicanos e do Partido Progressista (PP) -, este último tendo como principal expoente o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) – no primeiro escalão do governo. Fufuca assume o lugar de Ana Moser, enquanto Costa Filho sucede a Márcio França (PSB), que assumirá uma nova pasta a ser criada, batizada de Ministério das Micro e Pequenas Empresas. Republicanos e PP estão entre as maiores bancadas parlamentares na Câmara dos Deputados, onde o governo busca consolidar uma base de apoio para aprovação de projetos. 

O destino de Ana Moser não foi informado. As novas mudanças representam a quarta troca ministerial promovida por Lula em seu atual mandato, em menos de um ano. Em julho, ele já havia anunciado a troca no Ministério do Turismo, com a saída de Daniela Carneiro (União Brasil-RJ) e a indicação de Celso Sabino (União Brasil-PA), que tomou posse há cerca de um mês. A medida havia sido uma exigência da cúpula nacional do União Brasil para se manter na base do governo, após divergências internas com a ex-ministra.

Em abril, o general Gonçalves Dias pediu afastamento do cargo de ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) da Presidência da República, no contexto das revelações das imagens da invasão de vândalos golpistas no Palácio do Planalto, no dia 8 de janeiro.

Confira a íntegra da nota oficial do Palácio do Planalto:

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na tarde desta quarta-feira (6/9) com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e com os deputados federais André Fufuca (PP-MA) e Silvio Costa Filho (Rep-Pernambuco). Os deputados foram convidados, respectivamente, para os ministérios do Esporte e dos Portos e Aeroportos, e aceitaram o convite. A nomeação e posse serão realizadas no retorno do presidente Luiz Inácio Lula da Silva da reunião do G20. O ministro Márcio França assumirá a nova pasta das Micro e Pequenas Empresas.

Fonte: Agência Brasil

Envie
Artigo relacionado
Educação Mais Transparente: Projeto de Lei Avança no Senado
Política

Educação Mais Transparente: Projeto de Lei Avança no Senado

A transparência no setor educacional pode estar prestes a ganhar reforço com...

PESQUISA ELEITORAL FEITA EM GUARACIABA DO NORTE APONTA CEFAS MELO EM 1º LUGAR
Política

PESQUISA ELEITORAL FEITA EM GUARACIABA DO NORTE APONTA CEFAS MELO EM 1º LUGAR

Os números apontam que o candidato Cefas Melo (PSD) está em primeiro...

Arilson do Posto – O defensor dos animais que quer revolucionar Guapimirim
Política

Arilson do Posto – O defensor dos animais que quer revolucionar Guapimirim

Arilson da Silva Araújo, conhecido como Arilson do Posto, é uma figura...

Igor Leitão: juventude e renovação política nas eleições de Fortaleza
Política

Igor Leitão: juventude e renovação política nas eleições de Fortaleza

Candidato a vereador pelo PODEMOS, o advogado e líder social traz propostas...