Home Cultura Leitura Linguistas ampliam dicionário de novos termos da política brasileira
Leitura

Linguistas ampliam dicionário de novos termos da política brasileira

Envie
Ilustração Livro
Imagem ilustrativa Divulgação
Envie

Novos verbetes são cidadão de bem, liberdade, linguagem neutra, globalismo, identitarismo e família; edição é gratuita e online, em dois formatos: acadêmico e juvenil

Pesquisadores de linguística da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), em parceria com o Observatório de Sexualidade e Política (SPW, da sigla em inglês), lançaram, nesta semana, a segunda edição de um léxico político. A publicação é gratuita e está online. O dicionário resgata a história e analisa novas expressões que entraram no debate público nacional. Foram criados seis novos verbetes, a partir de expressões polêmicas usadas nos debates do espectro político brasileiro: linguagem neutra, identitarismo, família, cidadão de bem, globalismo e liberdade.

A publicação, chamada “Termos ambíguos do debate político atual: pequeno dicionário que você não sabia que existia”, está totalmente disponível no site do projeto. A primeira edição foi lançada em 2022, com termos como patriotismo, marxismo cultural, politicamente correto, feminismo, cristofobia. O dicionário passou a reunir agora 14 verbetes, incluindo outros seis temas polêmicos: linguagem neutra, cidadão de bem, identitarismo, globalização, liberdade e família.

O objetivo do projeto é que os leitores, conhecendo a história e o percurso desses termos, incorporem conhecimento para decidir se faz sentido aplicar tais expressões em seu vocabulário.

Afinal, o que é “identitarismo” e por que é uma acusação? A “linguagem neutra” é um atentado à língua portuguesa ou um marcador de posicionamento político para ser usado em ambientes demarcados? E a “família” tradicional é uma realidade ou um ideal brasileiro? O ideal de liberdade é includente ou excludente? Essas são algumas perguntas que a segunda edição da publicação detalha.

Outro destaque é cidadão de bem, que se popularizou nas campanhas presidenciais de Jair Bolsonaro em 2018 e 2022. Uma das autoras do Pequeno Dicionário é a coordenadora de Pós-Graduação em Antropologia da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), Isabela Kalil: “O termo cidadão de bem se popularizou num contexto de programas policiais, servindo desde sempre como um demarcador de condutas entre supostos bandidos e a população geral. O acionamento e a popularização desse termo foram parte fundamental do processo que levou a extrema-direita ao poder”, afirma Isabela Kalil.

“Os termos tratados neste pequeno dicionário foram sorrateiramente absorvidos pelo senso comum desde o final dos anos 1990 e, hoje, fazem parte do vocabulário político comum e corrente. É como se esses bordões sempre tivessem existido. Ninguém se pergunta de onde vieram, como foram criados e a que se destinam. Recuperar essas trajetórias foi uma de nossas motivações, porque isso é vital para saber como melhor contestá-los”, analisa Sonia Corrêa, ativista e pesquisadora feminista e cocoordenadora do SPW.

Jovens

São dois livros eletrônicos, ilustrados, baixados gratuitamente: um em formato mais completo, para nível acadêmico, e outro em versão simplificada, mirando o conhecimento médio e estudantil.

“Na edição jovem, todos os verbetes ficaram ainda mais curtos e descomplicados, em um processo de condensação e simplificação textual realizado através de uma ferramenta que avalia o nível de dificuldade de um texto. Este é um processo chamado de ‘tradução intralinguística’, isto é, a tradução de um texto dentro da mesma língua, orientada por metas e públicos diferentes”, diz Janine Pimentel, associada ao Núcleo de Estudos da Tradução da UFRJ.

Os livros poderão ser baixados e distribuídos livremente. Todos os verbetes se iniciam com uma ilustração que sintetiza as ideias contidas. Carol Ito, jornalista, quadrinista e vencedora do Troféu Vladimir Herzog de Anistia e Direitos Humanos, é quem assina os quadrinhos e a capa das publicações.

Envie
Artigo relacionado
Desvendando seu Interior: A Jornada Transformadora de Silmara Franzese Rumo ao Autoconhecimento
Leitura

Desvendando seu Interior: A Jornada Transformadora de Silmara Franzese Rumo ao Autoconhecimento

Psicóloga Junguiana lança seu primeiro livro na Bienal Internacional do Livro de...

Taslim com o livro A Dáie de Vários Nomes
CulturaEventoLeituraNotíciasRio de JaneiroSão Paulo

Taslim lança livro afrofuturista na Bienal do Livro de São Paulo

Com prefácio da escritora Lu Ain-Zaila, “A Dáie de Vários Nomes” conta...

Iara Souza, psicóloga, lança livro na 27ª Bienal de São Paulo sobre pausas
Leitura

Iara Souza, psicóloga, lança livro na 27ª Bienal de São Paulo sobre pausas

A psicóloga Iara Souza, de São Bernardo do Campo, participa da 27ª...

Copyright 2024 rededesitesbr. All rights reserved powered by rededesitesbr