O L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank se aproxima de mais uma edição e promete desafiar ciclistas com diferentes objetivos na prova, pedalando em uma estrutura de alto padrão, no dia 29 de junho, com largada na Marina da Glória.
A chancela da maior competição do ciclismo de estrada mundial empolga desde os atletas de elite até os amadores, que buscam desfrutar da experiência de pedalar por toda Cidade Maravilhosa.
O ritmo de prova varia de acordo com o objetivo de cada um. Para extrair o máximo de performance no menor tempo possível, é preciso pedalar forte do início ao fim.
Para quem pretende aproveitar a experiência L’Étape e usufruir de toda a estrutura, com pontos de hidratação à disposição, e fazer uma pedalada dentro do tempo permitido, é possível dosar o ritmo e estabelecer metas pontuais, respeitando os próprios limites e os estipulados pela organização no “timetable de prova”.
“Aqueles que desejarem chegar entre os primeiros têm que estar preparados para rodar forte o tempo todo. Já os que buscam participar e aproveitar a experiência, é recomendável fazer o calculo da velocidade mínima para cada ponto de corte”, explica Walter Tuche, treinador de diversos nomes que competem no L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank.
A prova principal começa com um longo trecho plano e rápido, onde os cuidados são muito importantes, principalmente na curvas, devido à presença das grades de proteção.
O percurso segue com paisagens icônicas, como a orla de Copacabana, o Parque Nacional da Tijuca, a Mesa do Imperador e a Vista Chinesa, que possibilitam uma experiência diferenciada para os competidores.
O circuito coloca os participantes em disputa contra os melhores do país em cada categoria.
“Aqui no Rio, por ser uma subida única, é muito importante chegar na subida do Horto junto ao primeiro pelote. Acredito que na subida se define a prova, pois você pode dar uma “forçada” no seu próprio ritmo e depois tem muita descida para descansar, até sentir-se bem para fazer força novamente”, explica Hermann Campos, confirmado na próxima edição.
“Acho o evento importante para os que querem vivenciar fazer uma prova com ótima estrutura. Não importa se o objetivo é brigar pela vitória, atingir um objetivo pessoal ou apenas completar”, afirma Rodrigo Evangelho, campeão de sua categoria em 2022.
A prova reunirá 2.000 ciclistas e contará com alto padrão de organização, com cerca de 15.000 grades de proteção ao longo do percurso. O planejamento detalhado é semelhante ao dos Jogos Olímpicos de 2016, quando as provas ciclísticas também cruzaram diversas vias da cidade.
“Já fiz a prova do Rio de Janeiro duas vezes. O circuito é maravilhoso. O visual é incomparável. Escolhi o L’Étape principalmente por causa da segurança. É uma prova que se preocupa com o ciclista, do líder ao último colocado. O padrão que eles aplicam aqui no Brasil é o mesmo usado nas provas lá de fora. Isso para nós que competimos faz toda a diferença”, conta Roberto Claro, que recebeu uma camisa exclusiva do L’Étape de Atleta Tripler, ou seja, inscrito nas três etapas de 2025.
A prova do Rio de Janeiro é a segunda do circuito L’Étape no Brasil. Após a edição de Cunha (SP), a maior competição de ciclismo amador de estrada do país segue para Campos do Jordão (SP), no dia 28 de setembro.
Village e muitas atrações
A edição de 2025, como manda a tradição, terá dois percursos: o curto (59 km) e o longo (102 km), com 720 e 980 metros de elevação, respectivamente. Ambas as largadas estão marcadas para as 6h da manhã, na Marina da Glória.
O tradicional ponto turístico do Rio de Janeiro, localizado no Aterro do Flamengo, na zona sul da capital, também será o ponto de chegada dos atletas, que costumam completar o percurso longo entre 2h40 e 3h.
A festa, no entanto, começa mais cedo. Na sexta-feira (27) e no sábado (28) de junho, a Marina da Glória estará aberta para o Village do L’Étape Rio by Tour de France presented by Nubank. O espaço reúne grandes marcas e empresas, com as últimas novidades do mercado para o público de milhares de pessoas que circulam pelo local nos três dias de evento.
Os participantes poderão retirar seus kits, testar novas tecnologias e inovações do universo da bike nos estandes de patrocinadores e marcas parceiras.
O Village é o lugar ideal para reencontrar os amigos do pedal, reunir a família e, claro, curtir a festa da premiação e o pódio da prova no domingo, em um ambiente agradável, com comida, bebida e muita informação.
A entrada é aberta e gratuita para todos.