Siga-nos nas Redes Sociais

Leitura

“Leia com uma criança” distribuirá um milhão de livros para creches e pré-escolas das redes municipais do Norte e Centro-Oeste

Publicado

em

Por

Leo E A Baleia
Créditos: Divulgação Itaú Social

Cada turma receberá uma coleção com dez livros de literatura para crianças
Objetivo é que as obras passem a compor e enriquecer as práticas pedagógicas da Educação Infantil

A edição do “Leia com uma criança”, realizada pelo Itaú Social, distribuirá gratuitamente um milhão de livros para turmas de creches e pré-escolas das redes municipais de ensino das regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil. Cada turma receberá uma coleção com dez títulos de literatura para crianças. As secretarias municipais de Educação ficarão responsáveis por acompanhar o recebimento em seu endereço e por distribuir as coleções para as instituições de Educação Infantil, de acordo com o número de turmas em cada uma delas.

A distribuição focalizada nessas regiões prioriza o ambiente escolar, bem como, o acesso à literatura de qualidade em localidades de difícil acesso a livros de literatura. O volume total distribuído contemplará todas as turmas de creche e pré-escola dos 916 municípios dessas duas regiões e do Distrito Federal, reforçando, assim, o compromisso do Itaú Social com a Educação Infantil – um dos novos focos de atuação da instituição.

Pesquisas indicam a ausência de práticas de leitura em unidades de Educação Infantil. Como revela a Avaliação da Qualidade da Educação Infantil: um retrato pós-BNCC, 39% das turmas de creches e pré-escolas nos municípios ouvidos não implementaram atividades de leitura e escrita na rotina com as crianças. Momentos de leitura de livros de história foram oferecidos pelos professores em apenas 27% das turmas analisadas, enquanto em mais da metade delas (55%) isso sequer é observado. A pesquisa foi realizada com o apoio do Itaú Social pela FMCSV (Fundação Maria Cecilia Souto Vidigal), em parceria com o LEPES (Laboratório de Estudos e Pesquisas em Economia Social) da Universidade de São Paulo e o Movimento Bem Maior.

O Leia com uma criança direciona esforços para a sensibilização e a formação de professores e professoras, por meio da oferta de diversos conteúdos sobre leitura, literatura e mediação na página da iniciativa (itausocial.org.br/leiacomumacrianca), além de cursos autoformativos no Polo (polo.org.br), o ambiente virtual de aprendizagem do Itaú Social.

“Há 13 anos, o Leia com uma criança incentiva a leitura do adulto para e com a criança, visando fortalecer o vínculo e a participação ativa na educação desde a primeira infância. Neste ano, a iniciativa prioriza profissionais das instituições de Educação Infantil, especialmente os professores. Esses profissionais desempenham um papel fundamental ao proporem práticas pedagógicas que exploram a cultura escrita e proporcionam experiências de leitura literária de maneira envolvente, lúdica e significativa”, destaca Cláudia Sintoni, gerente de Implementação do Itaú Social.
O Leia com uma criança disponibiliza ainda, de forma gratuita e on-line, um acervo com 22 obras em versões audiovisuais acessíveis voltadas para o público com deficiência.

Créditos: Divulgação Itaú Social

Sobre os livros distribuídos em 2023

Os dez títulos disponibilizados nesta edição foram selecionados por meio de processos estruturados que envolveram várias etapas, entre elas a conferência dos critérios técnicos (temática abordada na história, características literárias do texto, qualidade do projeto gráfico e autoria); a possibilidade de interação de adultos e crianças com os livros, com a ajuda de uma experiência sensorial com famílias de todas as regiões do país; e a avaliação de especialistas e de mediadores de leitura.

Os livros selecionados foram:

  • A visita:
    Autor(a): Antje Damm
    Ilustrador(a): Antje Damm
    Tradutor(a): Sofia Mariutti
    Editora: Claro Enigma
    Nacionalidade: Alemanha

Número de páginas: 40

Sinopse: Elise tem medo de tudo e, por isso, vive isolada em sua casa. Certo dia, um aviãozinho de papel entra por sua janela seguido de uma visita inesperada. De repente, ela se vê obrigada a sair da sua zona de conforto – mas será que Elise será capaz de superar seus medos e abrir a sua casa (e seu coração) para essa surpresa?

  • Carona
    Autor(a): Guilherme Karsten
    Ilustrador(a): Guilherme Karsten
    Editora: Claro Enigma
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 32

Sinopse: Pronto para ir à praia para pegar umas ondas, um surfista coloca a prancha no carro e parte animado rumo à aventura. Até que ele dá de cara com um mergulhador pedindo carona. Depois com um herói. Depois com um jacaré. Depois com um ladrão… Nessa narrativa recheada de ilustrações vivas e divertidas, vamos descobrir quantos personagens inusitados cabem no carro desse surfista e se ele vai ou não chegar à praia no fim.

  • Com que roupa irei para a festa do rei?
    Autor(a): Tino Freitas
    Ilustrador(a): Ionit Zilberman
    Editora: Editora do Brasil
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 40

Sinopse: O conto de fadas “A roupa nova do rei” serviu de inspiração para Tino Freitas contar neste livro, em versos, uma história sobre animais e reis de todos os tipos (até mesmo do rock e do futebol…). Anunciada a festa, os bichos súditos correm para encomendar no alfaiate a mais bela vestimenta para o baile que o rei dará. Mas a sabedoria do jabuti é que vai dar um baile nas estratégias dos outros bichos. Um texto divertido e cheio de referências culturais, que ganhou as belíssimas ilustrações de Ionit Zilberman.

  • De passinho em passinho
    Autor(a): Otávio Júnior
    Ilustrador(a): Bruna Lubambo
    Editora: Companhia das Letrinhas
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 32

Sinopse: Um livro não apenas sobre uma dança, mas também sobre uma forma de expressão que transforma sonhos em movimentos. Nascido no Rio de Janeiro e misturando ritmos do funk, da capoeira, do samba e do frevo, o passinho tem ganhado cada vez mais dançarinos e participantes apaixonados, que levam às pistas, às competições e ao mundo um jeito único de dançar e se expressar.

  • Leo e a baleia:
    Autor(a): Benji Davies
    Ilustrador(a): Benji Davies
    Tradutor(a): Marília Garcia
    Editora: Paz & Terra
    Nacionalidade: Reino Unido
    Número de páginas: 32

Sinopse: Com um texto curto e lindas imagens, Benji Davies criou uma história sensível de amizade e solidariedade. Em cada uma das páginas, vamos acompanhando os sentimentos despertados pelo encontro inesperado de Leo com uma baleia na praia e pela separação necessária entre os dois. As ilustrações, que mostram as cenas utilizando diferentes planos, dão ao leitor a sensação de estar dentro de um filme, acompanhando o menino em suas descobertas ora dentro de casa, ora na praia.

  • Os olhos do jaguar
    Autor(a): Yaguarê Yamã
    Ilustrador(a): Rosinha
    Editora: Jujuba
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 24

Sinopse: No povo Maraguá, as histórias são contadas para as crianças pelo malylis, os pajés, dentro da mirixawaruka, a casa de conselho. O escritor Yaguarê Yamã traz no livro uma dessas histórias, utilizando palavras maraguá e apresentando um pouco de sua cultura. As ilustrações de Rosinha completam a narrativa, com muitas cores e riquezas.

  • O jabuti não tá nem aí
    Autor(a): Itamar Assumpção
    Ilustrador(a): Dalton Paulo
    Editora: Caixote
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 40
    Sinopse: Com as rimas e imagens bem boladas que eram características de suas músicas, Itamar e Dalton aproximam-se do universo infantil por meio do seu encantamento pelos bichos. É um livro sobre os animais, é claro, mas também sobre o respeito à natureza e o desejo de paz.
  • Poesia na varanda
    Autor(a): Sonia Junqueira
    Ilustrador(a): Flávio Fargas
    Editora: Yellowfante
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 28
    Sinopse: No texto de Sonia Junqueira, a felicidade é a poesia que desponta das coisas quando menos se espera. É assim que a poesia aparece ao eu lírico numa plantinha, numa gatinha, numa canção da infância, no concerto noturno dos grilos, na chuva, no amigo, na lua cheia. Enquanto nos textos, a poesia surge de repente, as ilustrações parecem chamar o leitor para construir uma narrativa – já que a menininha para quem a poesia surge é o elo entre as páginas.
  • Quero colo
    Autor(a): Stela Barbieri
    Ilustrador(a): Fernando Vilela
    Editora: SM
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 36
    Sinopse: Um colinho é gostoso sempre, pra dormir, pra comer, pra confortar… É bom pra bicho, é bom pra gente, não importa onde for. Um retrato plural de como as pessoas e os animais carregam e ninam seus rebentos nas várias partes do mundo, com ênfase no aconchego, na proteção, no cuidado e no afeto.
  • Será?
    Autor(a): Lulu Lima
    Ilustrador(a): Amma
    Editora: Mil Caramiolas
    Nacionalidade: Brasil
    Número de páginas: 32

Sinopse: Na cozinha da mamãe, uma colher logo vira microfone. Um cabo de vassoura vira um cavalo bravo! Quantos objetos no cotidiano são transformados por completo pela imaginação e pelo olhar dos pequenos? Esse livro é um convite para adultos e crianças exercitarem o olhar sensível para a mágica que acontece no dia-a-dia. E também é um convite para os pequenos leitores exercitarem a observação atenta aos detalhes da ilustração. Será que tudo é mesmo como parece? Será que só o sol se esconde atrás da cortina?

Continue Lendo
Clique para comentar

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Leitura

Sesc Niterói recebe oficina literária gratuita em homenagem ao mês da Consciência Negra

Publicado

em

Fotos de Rodrigo Menezes

No mês da Consciência Negra, o clássico da literatura infantil “Violeta, a Princesa Cor de Bombom”, escrita por Veralinda Menezes, ganha uma nova temporada de lançamento literário. Dessa vez será no dia 08/11, às 16h, no Sesc Niterói, no Centro da cidade.

A programação inclui contação de histórias com dramatização e música, rodas de conversa com crianças, palestra sobre a importância da diversidade nos contos de fadas e sessão de autógrafos com a autora. O projeto propõe uma reflexão sobre o protagonismo negro nos contos de fadas e a representação feminina como agente de poder no imaginário coletivo.

Contemplado pelo edital Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar – Apresentação Literária, o projeto “Dezesseis Anos de Violeta, Princesa Cor de Bombom” reafirma a importância de representatividade no universo lúdico e mágico das histórias infantis, trazendo à cena a primeira princesa negra da literatura brasileira. Mais do que um conto de fadas, a obra propõe um diálogo sobre empoderamento feminino, identidade e diversidade.

O livro foi lançado em 2008 e desde então se transformou em contação de histórias, CD com canções originais e apresentações em feiras literárias por todo o país. “Violeta nasceu para mostrar que meninas negras também podem ser princesas, heroínas, rainhas e guerreiras. O imaginário infantil é uma semente poderosa: quem se vê no conto, se reconhece no mundo real”, explicou Veralinda Menezes.

A classificação etária é livre, a entrada é gratuita e o Sesc Niterói fica na R. Padre Anchieta, 56 no Centro de Niterói.

Continue Lendo

Leitura

Lançamento do livro “Mosaico Riostrense – Volume 2

Publicado

em

Assessoria de Imprensa
Assessoria de Imprensa

A nova edição da coletânea reúne 42 autores e traz um capítulo escrito pela assistente social Maria das Graças de Alcântara Rocha, em coautoria com Carolina Fernandes e Úrsula Braga, sobre relações de trabalho e serviço social na indústria do petróleo – o caso do Sindipetro-NF.

O lançamento será no dia 21/10, às 18h30, no auditório do IHS da UFF Rio das Ostras.
Mais um registro importante da história e das lutas sociais da nossa região.

Organização: Profa. Vânia Noeli Ferreira de Assunção
Pré-venda: R$ 80 | Pix: vanianoeli@uol.com.br

Continue Lendo

Leitura

Aprender jogando: Curso de empreendedorismo cultural chega à Mata Norte e ao Sertão de Pernambuco

Publicado

em

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação

Projeto idealizado pela Liga Criativa utiliza a gamificação como metodologia de participação interativa com os alunos e é totalmente gratuito

Estão abertas até o dia 15 de outubro as inscrições para o curso “Empreender na Cultura: o Jogo!”, realizado pela Liga Criativa com incentivo do Funcultura Pernambuco. A formação será oferecida em dois polos: Serra Talhada, no Sertão, de 17 a 19 de outubro, no Museu do Cangaço, e Paudalho, na Mata Norte, de 24 a 26 de outubro, na Escola Municipal Genilda Martins.

O curso será dividido em dois módulos: o presencial, com 20 horas de carga horária, dedicado a desenvolvimento pessoal e à estruturação de negócios e carreiras artísticas; e o virtual, com 12 horas, voltado à captação de recursos e elaboração de projetos culturais. Ao todo, são 50 vagas disponíveis para interessados em aprofundar conhecimentos em empreendedorismo cultural.

As aulas serão conduzidas por Eliz Galvão, profissional com ampla experiência em formações presenciais, virtuais e híbridas, que já orientou mais de 80 turmas e 8 mil artistas em todo o Brasil. A proposta de gamificação estimula a participação ativa, colaborativa e interativa dos inscritos.

“Realizamos esse projeto em várias edições pelo estado e sempre percebemos que ele funciona como um apoio essencial para os fazedores de cultura que desejam empreender de forma independente. Todo o processo formativo é pensado para proporcionar uma experiência prática dentro do mercado cultural e contribuir para o sucesso dos participantes”, destaca Eliz Galvão.

A metodologia combina aulas teóricas, dinâmicas de grupo, exercícios práticos individuais e análise coletiva de casos. Durante o curso, os conteúdos serão adaptados ao perfil e ao nível de conhecimento dos participantes, incluindo rodas de diálogo com produtores e empreendedores culturais.

No Sertão, o projeto contará com a participação da artista Jéssica Caitano e de Modesto Lopes, do Centro Dramático do Pajeú. Na Mata Norte, participam o mestre forrozeiro Baixinho dos Oito Baixos e Jane Ribeiro, do Ponto de Cultura Poço Comprido/AFAV. A iniciativa busca promover a troca de experiências entre alunos e artistas atuantes no mercado, incentivando o compartilhamento de vivências e saberes.

As vagas terão prioridade para mulheres (cis ou trans), pessoas com mobilidade reduzida, baixa visão ou deficiência motora, pessoas pretas e pardas, além de indivíduos em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Também será reservado percentual de participação para estudantes das instituições de ensino onde a formação será realizada, desde que tenham interesse na temática.

Sobre a trajetória do “Empreender na Cultura”

O curso “Empreender na Cultura: o Jogo!” foi criado a partir da experiência de Eliz Galvão e da Liga Criativa, estruturando conteúdos de gestão de negócios, administração e marketing em linguagem acessível à classe artística e alinhada às especificidades do setor cultural. O projeto já passou por cidades como Petrolina, Nazaré da Mata, Caruaru, Goiana, Arcoverde, Glória do Goitá, Belo Jardim, Recife e Limoeiro, formando 11 turmas de artistas e produtores culturais interessados em fortalecer suas trajetórias.

SERVIÇO:

Curso “Empreender na Cultura: o Jogo” – Sertão
Inscrição: Instagram @ligacriativa
Período de inscrição: Até o dia 15 de outubro
Local das aulas: Museu do Cangaço, em Serra Talhada e Escola Municipal Genilda Martins, em Paudalho
Informações: (81) 99813-0124 (WhatsApp)

Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.