Um guia essencial para cuidar da saúde mental na era das conexões virtuais
O segundo lançamento do livro O Novo Ser Humano: Mais Saúde Mental na Era Digital aconteceu no dia 23 de abril, na Livraria da Vila do Shopping JK Iguatemi, em São Paulo e reuniu mais de 100 convidados em um evento marcado por reflexões profundas e conexões transformadoras.
Após o grande sucesso do primeiro lançamento, realizado no Espaço Canto da Alma, no Brooklin, com a presença de mais de 350 pessoas, o evento na Livraria da Vila reforça a relevância e urgência do tema central da obra: como preservar a saúde mental em tempos de hiperconectividade.
“Este livro nasceu de um chamado coletivo. Senti, como comunicadora e observadora dos comportamentos humanos, que estávamos adoecendo em silêncio. A velocidade da era digital, somada à sobrecarga de informações e à superficialidade das conexões online, nos afastou de algo essencial: a nossa humanidade. Como curadora e idealizadora desta obra, convidei autores que, assim como eu, acreditam que é possível construir um novo ser humano — mais consciente, equilibrado e conectado à sua essência. No capítulo que escrevo, trago uma reflexão sobre os impactos da comunicação moderna e a interseção entre inteligência emocional e inteligência artificial, mostrando que o verdadeiro futuro é aquele que integra tecnologia com alma. Ver tantas pessoas presentes nos lançamentos, sentindo-se tocadas pelas palavras e experiências compartilhadas, me emociona profundamente. Isso mostra que existe sede por profundidade, por cura, por verdade. O Novo Ser Humanonão é apenas um livro. É um movimento. E ele está apenas começando.” afirma Claudia Cardillo.
Escrito por 30 coautores, o livro propõe uma jornada de autoconhecimento e reconexão com a essência humana, abordando de forma prática e sensível as consequências do excesso de vida digital. Vivemos mais tempo no online, muitas vezes assumindo personagens que nos distanciam de quem realmente somos. Neste cenário, o livro surge como um convite para equilibrar o uso da tecnologia com uma vida mais consciente no offline.
A obra reúne especialistas das mais diversas áreas, como psicologia, terapias integrativas, neurociência, medicina funcional, espiritualidade e inovação, e apresenta ferramentas, terapias e até equipamentos que apoiam uma nova forma de viver — mais alinhada ao bem-estar e ao equilíbrio emocional.
Coordenadores e Capítulos Especiais:
“O Novo Ser Humano: Mais Saúde Mental na Era Digital”conta com colaborações notáveis, como com os coordenadores editoriais: Clelia Queiroz Gadelha e Gustavo Hohendorff, com o prefácio do Dr. Claudio Lottenberg Lottenberg, além de contribuições como a apresentação do Dr. Guilherme Ayres Rossini, PhD; a introdução do Dr. Caio Akaki Borges Moura, o epílogo do empresário Rogerio Yudi Shimmori e posfácio da pianista e palestrante Betth Ripolli.
Coautores Convidados
Este livro reúne 30 capítulos escritos por diversos especialistas, especialistas em diferentes áreas da saúde, bem-estar e desenvolvimento humano. Cada um deles contribui com suas experiências e conhecimentos para enriquecer a narrativa e oferecer insights valiosos aos leitores. oferecendo uma visão abrangente sobre como a era digital pode ser uma aliada na promoção da saúde mental. Os coautores que participam da obra são: Anderson Abreu Silva; Bruna Rodrigues; Dra. Camila Forli ; Claudia Cardillo; Clelia Queiroz Gadelha; Cristiana Maresca ; Danilo Sanchez Vendruscolo; Dra. Flávia C.S.Maklouf; Flávia Ribeiro Borges Manzano ; Fran Cruz; Dra. Gabriella Campos do Carmo, PhD; Gracce Dorta; Gustavo Hohendorff; Juliana Nicoli ; Leticia Linton ; Letícia Taveira; Liandra Boschiero ; Lucas Naffá ; Maristela Ferreira ; Sandrah Agrizzi; Silviane Arruda; Vera G von Sothen ; Wesley Lima ; Dra. Zaika Capita, PhD; além do cientista russo Prof. Dr. Konstantin Korotkov, PhD, que coescreve com o Dr. Godofredo Pignataro Neto, Ph.D.
“O Novo Ser Humano: Mais Saúde Mental na Era Digital” toca em uma questão essencial da atualidade: como lidar com a velocidade e intensidade das redes sociais e do universo digital, sem renunciar à saúde mental, da presença e da autenticidade.
Com grande receptividade do público e da imprensa, o livro consolida-se como uma leitura indispensável para quem deseja não apenas sobreviver, mas viver plenamente na era digital.