Home Cultura Lançada audiodescrição do Caderno CCBB Educativo “Heitor dos Prazeres é meu nome”
Cultura

Lançada audiodescrição do Caderno CCBB Educativo “Heitor dos Prazeres é meu nome”

Envie
Lançada audiodescrição do Caderno CCBB Educativo “Heitor dos Prazeres é meu nome”
Foto: Divulgação
Envie

Publicação que oferece acessibilidade é gratuita e está disponível na Internet, com base na exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil

Está disponível na Internet a audiodescrição do ‘Caderno CCBB Educativo – Heitor dos Prazeres é meu nome’, uma versão da publicação distribuída gratuitamente aos visitantes da exposição em cartaz no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro. A iniciativa, desenvolvida pela Sapoti Projetos Culturais, é um recurso de acessibilidade destinado às pessoas com deficiência visual que narra os textos e descreve as imagens, numa interpretação distribuída em 20 seções e que pode ser acessado no endereço: http://tiny.cc/f23avz

O Caderno é parte das diversas atividades de arte-educação do projeto CCBB Educativo -Lugares de Culturas que visam ampliar a percepção sobre a vida e obra de artistas, com a democratização do acesso à arte e à cultura para os diferentes públicos que frequentam o CCBB RJ. São contemplados com as atividades gratuitas toda a família, das crianças, aos adultos e à terceira idade. O CCBB Educativo é patrocinado pelo Banco do Brasil, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

A programação inclui atividades para pessoas com diferentes deficiências. Para pessoas surdas há visitas mediadas às exposições em Libras (Língua Brasileira de Sinais). Para o público cego ou com baixa visão e para públicos neurodivergentes, há as visitas mediadas cognitivas, uma experiência inclusiva e de acessibilidade estética. Nelas são explorados diversos sentidos e ritmos por meio de mediação. A busca do CCBB Educativo- Lugares de Culturas é a oferecer um espaço de troca de experiências que possibilite o surgimento de novos olhares sobre as exposições.

Um carrinho de feira apresenta aos públicos no CCBB Rio objetos presentes na obra de Heitor dos Prazeres de maneiras surpreendentes, com recursos sensoriais táteis e sonoros. Utiliza placas táteis, paisagens sonoras e maquetes, que podem ser experimentados junto com um educador, que media a exposição e o uso do material. A atividade está disponível para os que necessitam de algum tipo de suporte acessível e para os demais públicos que desejam uma experiência diferente para a fruição nas galerias.

Segundo Daniela Chindler, coordenadora do projeto, o que faz um programa educativo ser acessível é a vontade de ofertar ações que contemplem os diferentes perfis de grupos: “Somos diferentes e somos muitos: jovens e idosos, crianças pequenas, estrangeiros, pessoas surdas, pessoas cegas, pessoas autistas, cadeirantes… Promover a acessibilidade, para nós, é ter um olhar sensível para essa pluralidade e, a partir disso, propor estratégias criativas para que muitos sejam acolhidos e incluídos no trajeto das galerias.”

Daniela diz que educadores cegos e surdos já fizeram parte da equipe, com o objetivo de “pensar o educativo não somente para as pessoas com deficiência e sim com elas, vivenciando suas particularidades e necessidades no dia a dia do projeto. Hoje Raíssa Neumann, estagiária surda, compõe a equipe.

As visitas mediadas em Libras têm duração de uma hora e ocorrem em três horários às sextas-feiras e em dois nos domingos. Já as visitas mediadas cognitivas acontecem todos os domingos, às 8 horas, mediante agendamento, que deve ser feito pelo e-mail agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br ou telefone (21) 3808-2070.

Para os demais públicos, as visitas mediadas são realizadas em dias e horários diferentes para cada exposição, com duração de uma hora. A retirada de ingresso deve ser feita no site www.bb.com.br/cultura ou na bilheteria do CCBB uma hora antes. Para saber os dias e horários de todas as atividades, basta consultar o site do CCBB Rio (bb.com.br/cultura) na aba CCBB Educativo. O CCBB Rio não funciona às terças-feiras.

Serviço
Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br
Ingresso: Entrada franca
Classificação indicativa: Livre


Mais informações em bb.com.br/cultura
Siga o CCBB nas redes sociais:
twitter.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj

Envie
Artigo relacionado
Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”
Cultura

Andrea Schwarz lança o livro “Eu parei de andar e aprendi a voar”

Publicado pela editora FinAppLab, a obra conta como a autora transformou desafios...

Capa do EP SOUL EU, de João Loroza
CulturaEntretenimentoFamososMúsica

João Loroza navega entre o amor e o desejo em seu novo EP: “SOUL EU”

Multiartista reflete sobre as subjetividades das relações afetivas, em especial do povo...

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho
Cultura

Juntas Conference reúne mais de 12 mil mulheres no Maracanãzinho

(Foto: Marlon Falcão) 2ª edição do evento foi promovida pelas pastoras Camila...