Cultura
Ladeira Pernambuco Promove Inclusão Social Através da Música
Retornar o Choro às suas raízes: a periferia das cidades. Essa é a proposta do duo capixaba Ladeira Pernambuco, formado por Anna Carolina Spano (flauta) e Matheus Pereira (violão). Choro e Samba se encontram em apresentações que já circularam em diversas praças de Vitória (ES) e agora serão realizadas no Instituto João XXIII e no Centro de Convivência da Terceira Idade em Jardim da Penha. Através dos eventos, os músicos buscam levar os ritmos para regiões de vulnerabilidade social. As apresentações gratuitas e as oficinas de acessibilidade tiveram início no mês de maio e continuam em junho, direcionadas aos participantes do projeto.
A iniciativa de levar música ao público vulnerável ocorre graças aos recursos do Funcultura através da Secretaria Estadual de Cultura e governo do estado do Espírito Santo, e visa ampliar o acesso ao público em regiões que possuem pouco acesso à Cultura. “Com o apoio do Governo do Estado, teremos a oportunidade de promover o choro para crianças em situação de vulnerabilidade, público da terceira idade e pessoas em situação de rua”, afirma Matheus Pereira, violonista.
O que motivou a dupla a levar música para esses públicos foi, principalmente, o distanciamento do choro, enquanto ritmo, de suas origens nas áreas suburbanas do Rio de Janeiro e São Paulo. Anna Carolina Spano explica que “durante estudos na iniciação científica, o Matheus observou a distância entre as origens do choro, preta e pobre, e a apropriação desse gênero por uma outra camada da sociedade, branca e elitizada. Então, surgiu em nós a vontade de democratizar o choro e estimular sua reapropriação pelas camadas originárias”.
A diversidade do público é o grande diferencial do projeto, e, por isso, impõe desafios para sua execução. Sobre tal aspecto, eles comentam: “nosso grande desafio é a variedade do público que buscamos atingir, o que demanda planejamentos específicos para cada perfil. Precisamos de ações para garantir a atenção e o interesse dos públicos considerando as peculiaridades de cada um deles”.
Conheça o duo Ladeira Pernambuco
A dupla é formada pelo violonista Matheus Pereira e a flautista Anna Carolina Spano, que se conheceram em Vitória, em 2019, e desde então iniciaram um processo de imersão na música brasileira instrumental.
Matheus é licenciado em Música e desenvolveu pesquisas de Iniciação Científica nas temáticas de Transdisciplinaridade, Contação de História, Canto Coral e Capoeira. Anna toca flauta doce desde os cinco anos, e se tornou Flautista Transversal aos 16. Desde 2021, Anna Carolina e Matheus escolheram atuar com a música popular brasileira dos séculos XIX e XX, com foco em Choro. Em sua trajetória, além das apresentações na praça e nos projetos sociais, o duo Ladeira Pernambuco já participou de oficinas com apresentação no Festival Internacional de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins (edições de 2022 e 2023).
Acompanhe o duo Ladeira Pernambuco
Instagram: @duoladeirapernambuco
YouTube: https://youtube.com/@duoladeirapernambuco
Cultura
Programação do final de semana com música clássica e atrações natalinas no RioMar Recife
O final de semana será de muito encanto e magia no RioMar Recife. A programação conta com show do tenor brasileiro Thiago Arancam no Teatro RioMar, com sucessos da música italiana. Além disso, as atrações de Natal seguem com apresentação de coral, encontro com o mascote biscoito, além de demais interações para todas as idades nas praças de eventos do Piso L1. Confira a agenda completa.
Thiago Arancam
Considerado um dos maiores intérpretes do país, Thiago Arancam tem sua trajetória na música traçada entre o Brasil e a Itália. Essa história será contada no show “Uma Viagem Pela Itália”, através das canções que fazem parte da carreira do tenor brasileiro, sucessos da música italiana que acompanham Arancam desde a chegada no país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo. A apresentação acontece neste sábado, dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.
Encantos de Natal RioMar Recife
O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Nesta sexta-feira, dia 7 de novembro, às 19h, no palco do PisoL3, acontecerá a apresentação do Coral Equipe, com acesso gratuito. Além disso, haverá encontro com o mascote do biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, neste sábado e domingo, dias 8 e 9 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.
Natal do RioMar Recife
O Natal do RioMar Recife já está funcionando com uma nova dimensão, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina. Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, o Natal conta com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.
Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.
App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.
Leitura
Sesc Niterói recebe oficina literária gratuita em homenagem ao mês da Consciência Negra
No mês da Consciência Negra, o clássico da literatura infantil “Violeta, a Princesa Cor de Bombom”, escrita por Veralinda Menezes, ganha uma nova temporada de lançamento literário. Dessa vez será no dia 08/11, às 16h, no Sesc Niterói, no Centro da cidade.
A programação inclui contação de histórias com dramatização e música, rodas de conversa com crianças, palestra sobre a importância da diversidade nos contos de fadas e sessão de autógrafos com a autora. O projeto propõe uma reflexão sobre o protagonismo negro nos contos de fadas e a representação feminina como agente de poder no imaginário coletivo.
Contemplado pelo edital Edital de Cultura Sesc RJ Pulsar – Apresentação Literária, o projeto “Dezesseis Anos de Violeta, Princesa Cor de Bombom” reafirma a importância de representatividade no universo lúdico e mágico das histórias infantis, trazendo à cena a primeira princesa negra da literatura brasileira. Mais do que um conto de fadas, a obra propõe um diálogo sobre empoderamento feminino, identidade e diversidade.
O livro foi lançado em 2008 e desde então se transformou em contação de histórias, CD com canções originais e apresentações em feiras literárias por todo o país. “Violeta nasceu para mostrar que meninas negras também podem ser princesas, heroínas, rainhas e guerreiras. O imaginário infantil é uma semente poderosa: quem se vê no conto, se reconhece no mundo real”, explicou Veralinda Menezes.
A classificação etária é livre, a entrada é gratuita e o Sesc Niterói fica na R. Padre Anchieta, 56 no Centro de Niterói.
Cultura
Thiago Arancam traz sucessos da música italiana ao Teatro RioMar neste sábado
Considerado um dos maiores intérpretes do país, Thiago Arancam tem sua trajetória na música traçada entre o Brasil e a Itália. Essa história será contada no show “Uma Viagem Pela Itália”, através das canções que fazem parte da carreira do tenor brasileiro, sucessos da música italiana que acompanham Arancam desde a chegada no país europeu, ainda adolescente, até subir aos palcos dos principais teatros do mundo. A apresentação acontece neste sábado, dia 8 de novembro, às 21h, no Teatro RioMar, localizado no Piso L4 do RioMar Recife.
O menino de oito anos que descobriu o poder da sua voz em um coral na cidade de São Paulo, cresceu e ingressou na conceituada Academia de Canto Lírico do Teatro Alla Scala, de Milão. Pouco tempo depois venceu o “Operalia”, maior competição anual de canto lírico no mundo, fundada por Plácido Domingo. Nasceu daí uma parceria com o tenor espanhol que levou Arancam para importantes apresentações de ópera por toda Europa e Estados Unidos. Para cada história uma canção.
A alegria de se tornar o primeiro brasileiro a se formar no Alla Scala, primeiro também a vencer a competição criada por Placido Domingo e a amizade formada entre os dois. A música tem o poder de fazer reviver emoções e relembrar histórias. É essa emoção que será levada para o palco em “Uma Viagem Pela Itália”.
“O idioma italiano e as músicas italianas fazem parte da minha vida. Os meus bisavós eram italianos, desde criança eu ouvia o idioma em casa e o meu bisavô assobiava melodias de conhecidas canções italianas. Esse show me faz recordar esses momentos e me reconectar com o país que me acolheu, onde nasceu meu primeiro filho e que faz parte da construção da minha carreira”, revela Thiago Arancam.
Foram 13 anos vivendo na Europa, executando ópera lírica italiana com mais de 700 apresentações em 40 países. O novo show, apresentado em voz e piano, carrega toda a expressividade dessa arte em canções clássicas e também nos sucessos contemporâneos. Os ingressos custam a partir de R$ 80, e estão disponíveis no site do Teatro RioMar Recife (www.teatroriomarrecife.com.br) ou na bilheteria, localizada no Piso L4 do RioMar Recife.
-
Cultura1 semana atrásGiuseppe Oristanio volta aos palcos como Guimarães Rosa em “Pormenor de Ausência”, no Teatro Vannucci, no Shopping da Gávea
-
Notícias6 dias atrásFragmentação de Placas Tectônicas Revela Novos Riscos Sísmicos nas Américas
-
Saúde5 dias atrásAnsiedade sazonal: por que o fim do ano aumenta o estresse — e como preparar corpo e mente para o verão
-
Notícias5 dias atrásArtista plástico Gerson Fogaça estreia exposição “Caos In Itinere” na Argentina
-
Notícias6 dias atrásMovimento negro exige investigação independente após operação policial no Rio com 121 mortos
-
Gospel3 dias atrásMake America Revival Again: O clamor pelo retorno ao altar
-
Cultura1 semana atrásAclamado por público e crítica, “Quebrando Paradigmas” volta aos palcos no Teatro Municipal Ipanema Rubens Corrêa
-
Educação1 semana atrásConferência Brasileira de Folkcomunicação reúne grandes nomes da cultura e da ciência





