Home Estilo de vida Saúde Julho Laranja: a importância do diagnóstico e tratamento precoce dos problemas ortodônticos
Saúde

Julho Laranja: a importância do diagnóstico e tratamento precoce dos problemas ortodônticos

Envie
Img 6567
Fonte: Divulgação
Envie

Neste mês de julho, a campanha Julho Laranja ganha destaque em todo o país, trazendo à tona a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de problemas ortodônticos em crianças. A iniciativa visa alertar pais e responsáveis sobre os cuidados necessários com a saúde bucal dos pequenos, buscando evitar complicações futuras.

Carolina Cavalcante, ortodontista e especialista no atendimento de respiradores bucais, ressalta que a infância é um período fundamental para a detecção e o tratamento de problemas no encaixe dos dentes. “É fundamental que os pais estejam atentos aos sinais de possíveis problemas ortodônticos logo nos primeiros anos. Quanto mais cedo identificarmos, mais simples e tranquilo será o tratamento”, destaca.

Um levantamento realizado em 2010 pela SB Brasil, sobre condições de oclusão dentária em crianças de 5 anos mostrou uma prevalência de 66,7% de más oclusões. No presente estudo, das 59 crianças examinadas de 3 a 6 anos de idade, foi observado que 48 (81%) das crianças apresentaram algum tipo de má oclusão. Esse resultado é semelhante a alguns estudos encontrados na literatura que também evidenciaram uma alta prevalência de más oclusões na dentição decídua.

Sinais de alerta

Entre os sinais que podem indicar a necessidade de uma avaliação ortodôntica estão o encaixe errado dos dentes, dentes desalinhados, dificuldade para mastigar ou falar, e hábitos como sucção de dedo ou uso prolongado de chupeta. Carolina alerta que esses problemas, se não tratados a tempo, podem comprometer o crescimento, desenvolvimento e as funções vitais como mastigação, deglutição, fonação e respiração. 

A ortodontista também enfatiza a importância de visitas regulares a um profissional. “ Quando o paciente está sendo acompanhado de forma periódica pelo seu ortodontista, os problemas ortodônticos são diagnosticados precocemente e tratados no momento adequado, considerando maturidade do paciente e gravidade da má oclusão”. afirma.

Além das consultas periódicas, a Dra. Carolina Cavalcante orienta os pais sobre a importância de manter uma boa higiene bucal , uma alimentação equilibrada e uma respiração correta. “Hábitos saudáveis são essenciais para a prevenção de cáries e outros problemas dentários que podem afetar o desenvolvimento correto, ocasionando problemas ortodôntico”, conclui.

A campanha Julho Laranja, portanto, não apenas alerta sobre os cuidados necessários, mas também oferece a oportunidade de acesso a informações e serviços que podem fazer a diferença na saúde bucal das crianças. A iniciativa reforça a importância de um diagnóstico precoce e de um tratamento adequado, garantindo um sorriso saudável e qualidade de vida, com um futuro livre de complicações ortodônticas.

Envie
Artigo relacionado
Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite
Saúde

Diretor da OMS tem alta de hospital no Rio, onde passou a noite

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom, recebeu alta...

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão
Saúde

Especialistas pedem mais vacinação contra aumento da dengue no verão

A expectativa de aumento nos casos de dengue no próximo verão é...

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste
Saúde

InfoGripe alerta sobre casos de rinovírus no Norte e Nordeste

O Boletim InfoGripe da Fiocruz aponta que o rinovírus permanece como o principal...

Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul
Saúde

Saúde masculina: a importância da campanha de Novembro azul

Tradicionalmente associado aos cuidados e prevenção contra o câncer de próstata, a...