Quatro atletas mineiros receberam, da organização, um convite para a chave principal do BT100 BH Alto Giro, torneio internacional de Beach Tennis que vai distribuir 100 pontos no ranking da Federação Internacional de Tênis (ITF) e 10 mil dólares em premiações (R$ 52 mil). O evento acontece na Arena RM, a mais nova arena esportiva da capital mineira, localizada no Espaço 356, no bairro de Olhos D’Água.
Na chave feminina, as jovens Luma Zambaldi, de 16 anos, e Natalia Buoniincoutro, de 14, vão disputar a maior competição delas no circuito profissional. As duas jogaram juntas dois eventos BT 10 (com pontos no ranking mundial e sem premiação) e foram semifinalistas nesta terça e quarta-feira: “É muito emocionante entrar na chave principal, já que é um dos meus primeiros ITFs, principalmente em casa , e na arena do meu pai, que eu acompanhei ele realizar esse sonho de perto, é uma honra poder jogar aqui e ver o bt crescendo em bh. Muito feliz em poder jogar esse BT 100 contra um monte de mulheres mega talentosas, e o aprendizado e a experiência é enorme”, disse Luma, filha de Rafael Moura, o He-Man do futebol.
Na chave masculina um dos convites foi para a dupla local formada por Daniel Maia e Gustavo Gomes. Os dois somam cinco títulos nível BT 10 juntos e agora vão buscar surpreender em um evento do mais alto gabarito.
A quinta-feira é o primeiro dia do evento BT100 BH Alto Giro com as disputas do qualifying a partir das 10h definindo as oito últimas vagas no masculino e no feminino para a chave principal que começa na sexta-feira, 10, e irá até o domingo, 12. Participam do torneio atletas do Brasil, Argentina, Chile, Itália e Portugal.
Grandes nomes do beach tennis mundial prometem esquentar as areias da Arena RM. Atleta olímpica e seis vezes campeã mundial com as cores do Brasil. a ex-número 1 do mundo Joana Cortez marca presença na competição formando dupla com Graziele da Mata.
Campeã mundial e tricampeã pan-americana, Samantha Barijan, outra brasileira a liderar o ranking da ITF, também disputa o torneio, jogando ao lado de Julianna Martins. Já a multicampeã e ex-top 5 do mundo Flavia Muniz busca o título em BH com a parceira Marília Câmara.
No masculino, outra lenda da modalidade também está confirmada na competição. Dono de mais de 80 troféus na carreira aos 44 anos de idade, o italiano ex-número 1 do mundo Alessandro Calbucci joga o BT100 mineiro ao lado de Rafael Moura, o He-Man, ex-jogador de futebol que há dois anos é atleta profissional de beach tennis, tendo chegado ao top 180 mundial no ano passado. A Arena RM é sua mais nova empreitada na modalidade.
O ex-top 10 mundial Ralff Abreu joga ao lado de Luiz Gimpel, em busca do seu 15° troféu na carreira, Porém, a dupla dos brasileiros Victor Gonzaga e Gabriel Santos, respectivamente números 27 e 30 do mundo, é a favorita ao título em Minas Gerais. Gonzaga é de Uberlândia (MG) e busca seu quinto título profissional.
Homenagem à mãe – A quadra central do torneio e também da Arena foi nomeada de Júnia Moura, a mãe de Rafael Moura: “Minha mãe faleceu no dia 2 de outubro de 2020 era minha maior incentivadora ao esporte, quem me acompanhava em tudo, era mega competitiva. Tenho certeza que esse mega empreendimento e essa competição não por acaso teria acontecido e a CBT ter me dado a data do Dia das Mães (não escolhemos a data) tem o dedo dela, ela está participando do evento com toda certeza. Pra mim e toda minha família é uma felicidade enorme ter estampado o nome dela aqui na Arena RM onde muitos belo-horizontinos a conheceram e viram como ela era uma pessoa bacana”, destacou Rafa Moura.
O BT100 BH Alto Giro é uma idealização de Rafael Moura, produzido por Zenith e Batata Bowl Entertainment. A Arena RM conta com 15 quadras, sendo uma central, e o complexo ainda tem seis quadras de padel e mais três de pickleball.