Hoje, 14 de outubro, aproximadamente 560 estudantes, professores e diretores se reuniram no Teatro Oficina do Estudante, no Shopping Iguatemi Campinas, para celebrar o sucesso do projeto Academia Educar em Rede, da Fundação Educar. O evento marca o encerramento do ciclo de trabalho e transformação para 1035 estudantes gremistas de escolas públicas de Campinas.
O tema escolhido para 2024 é ‘Desenvolvimento Integral: Ações que Fortalecem a Cultura da Boa Convivência’. O evento contou apresentações culturais de jovens gremistas e teve a presença do rapper Renan Inquérito, que é considerado um ‘mago da palavras’, pois as articula com maestria, seja nas letras de suas músicas, nas rimas de seus poemas ou na força de sua voz. Também esteve presente a jovem contadora de histórias Majori Silva, que é um exemplo de protagonismo juvenil e fundou na comunidade Chico Amaral em Campinas, a Biblioteca Comunitária Lugar de Fala.
“Estamos muito felizes com os resultados alcançados pela Academia Educar em Rede. Nosso objetivo é contribuir para que os jovens se reconheçam como cidadãos e exerçam a liderança em suas escolas e comunidades, contribuindo positivamente com a sociedade”, destaca a gestora da Fundação Educar, Cristiane Stefanelli.
Juliana Correia da Silva, professora especialista em currículo e ponto focal do Grêmio Estudantil na Diretoria de Ensino Campinas Oeste, destaca que a Academia Educar atua com temas muito relevantes tanto para a prática gremista quanto para aplicação no dia a dia da escola. “A linguagem utilizada aproxima os estudantes e é muito importante trazer assuntos como a Comunicação Não Violenta, Valores Humanos e Ética, levando em consideração que dentro do Grêmio Estudantil há uma comissão de Direitos Humanos que atua com esse viés na escola, melhorando as questões de convivência e combatendo principalmente o bullying”, destaca.
Para Joel Roberto Tridico, Professor Especialista no Currículo (PEC), que faz parte da equipe da Diretoria de Ensino Campinas Leste, a parceria com a Fundação Educar é muito relevante. “Estas formações, que são significativas para jovens estudantes e que têm como resultado o aumento na autoconfiança e a melhoria no desempenho escolar, são realizadas com alunos do grêmio, mas são desdobradas entre pares, onde as ações e conteúdos aprendidos nas formações são multiplicados entre os estudantes”, explica.
Expansão e impacto
Durante todo o ano de 2024, a Academia Educar em Rede/Academia Educar para Grêmios atuou com aproximadamente 3.500 estudantes gremistas. Neste ano, o projeto atuou no estado de São Paulo, nas seguintes cidades: Franca, Campinas, Sorocaba, Sumaré e em Patrocínio, Minas Gerais.
Este é o terceiro ano que a Academia em Rede atua em diversas cidades do Brasil. Nesta formação, a Fundação Educar compartilha sua tecnologia social, visando fortalecer a atuação nos grêmios estudantis. Os encontros são híbridos e ocorrem por meio de parcerias que são realizadas com as Secretarias de Educação.
Os temas trabalhados passam pelo protagonismo estudantil, competências socioemocionais; comunicação e comunicação não violenta, direitos humanos, metodologia de projetos, engajamento e culminância.
Sobre a Fundação Educar
A Fundação Educar é uma organização sem fins lucrativos mantida pelo investimento social privado da Cia. DPaschoal. Acreditamos na educação para a cidadania como estratégia de transformação socioeconômica. Para que a cidadania plena seja exercida, é preciso garantir que as pessoas se reconheçam como protagonistas de suas vidas e de suas comunidades, desenvolvam a capacidade de interpretar o mundo por meio da leitura e sejam agentes de mudança para a construção de um futuro melhor.