Evento
João Pessoa recebe Caravana Judiciária
Com edições já realizadas em Belém/PA, Recife/PE, Curitiba/PR, Maceió/AL e Goiânia/GO, a próxima parada da Caravana Nacional da Cooperação Judiciária será em João Pessoa/PB, no dia 22 de agosto, às 15h, no plenário do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba (TJPB).
O projeto, idealizado pela Revista Justiça & Cidadania, busca sensibilizar e capacitar magistrados, assessores jurídicos de tribunais de todo o país, advogados e estudantes sobre os impactos do fenômeno no sistema de Justiça com o apoio institucional da Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados (Enfam), do Centro de Inteligência do Poder Judiciário e do Fórum Nacional do Judiciário para a Saúde (Fonajus), ambos vinculados ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A proposta da Caravana é percorrer diversas capitais brasileiras promovendo debate sobre os efeitos negativos da litigância abusiva na duração dos processos, nos custos operacionais do Judiciário e na credibilidade do sistema judicial. Os setores mais afetados incluem instituições financeiras, operadoras de telecomunicações e planos de saúde.
O evento contará com a presença de autoridades como o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques; o presidente do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Fred Coutinho; o corregedor-geral do Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, desembargador Leandro Santos; o coordenador do Centro de Inteligência, Inovação e Governança do TJPB, juiz de Direito Jeremias de Cássio Carneiro de Melo; a diretora de governança, compliance e estratégia corporativa da Conexis Brasil, Danielle Crema; e a advogada especialista em fraudes, Viviane Ferreira.
Para o corregedor nacional de Justiça, ministro Mauro Campbell Marques, “sem dúvida, a Caravana Nacional da Cooperação Judiciária se mostra exitosa desde o início. Precisamos replicar as boas práticas que devem nortear nossa atuação nesse tema. Refiro-me às chamadas demandas sem lastro, ou, como costumo denominar, à litigância predatória. O objetivo é garantir uma sintonia fina com a magistratura de ponta, preparando juízas e juízes em início de carreira para lidarem com esse tipo de prática”.
Segundo o presidente da Revista Justiça & Cidadania, Tiago Santos Salles, a Caravana tem como principal objetivo promover o compartilhamento de diretrizes eficazes para combater a litigância abusiva e, assim, melhorar a prestação jurisdicional no país. “Nossa expectativa é conscientizar os magistrados, suas equipes e os advogados na compreensão de que a litigância abusiva prejudica não só o funcionamento do sistema de Justiça como um todo mas também a sociedade. Ao incentivar boas práticas e qualificar o debate, contribuímos para o fortalecimento do Judiciário e para uma prestação jurisdicional mais eficiente”, afirmou Salles.
A litigância abusiva desvia recursos públicos que deveriam ser destinados ao processamento e à decisão de casos legítimos, provocando aumento considerável do tempo médio de tramitação processual.
Com agenda nacional paralela à da correição realizada pelo CNJ, a Caravana pretende realizar outras quatro edições por todo o país, no decorrer do ano de 2025, visando fomentar o intercâmbio de boas práticas e estratégias que tornem o Judiciário brasileiro mais eficiente, acessível e preparado para enfrentar os desafios crescentes relacionados ao uso indevido da máquina judiciária.
Serviço:
⚖ 6ª Caravana Nacional da Cooperação Judiciária
📍 Tribunal de Justiça do Estado da Paraíba, (Praça João Pessoa, s/n, João Pessoa)
📆 22 de agosto, às 15h
Serão concedidas 3 horas de atividades complementares
🔗 Inscreva-se em: https://lnk.bio/s/jc_revista/caravana_22agosto
☎ Para mais informações ou dúvidas entre em contato (61) 99119-5391
Evento
Kelly Lua apresenta o álbum “ELÔ ao vivo em São Paulo:
Após estrear o álbum “ELÔ nas plataformas digitais, a artista Kelly Lua se prepara para apresentar o projeto ao vivo pela primeira vez em São Paulo. O evento especial acontece no dia 19 de novembro, no Red Star Studio, em uma noite que marca não apenas o lançamento do show, mas também a força simbólica do Mês da Consciência Negra, contexto que atravessa a estética e a mensagem do trabalho.
Seu recente álbum, com produção de Dinho Souza (também produtor do renomado Rico Dalasam), reúne 10 faixas que exploram sonoridades afro-brasileiras e afro-diaspóricas em diálogo com referências contemporâneas. O resultado é uma estética singular guiada por ancestralidade, força criativa e uma visão afrofuturista que atravessa toda a obra.
As letras de “ELÔ, que agora ganham sua primeira versão ao vivo no show, carregam potência espiritual, política e emocional. Kelly aborda temas como antirracismo, autoestima, amor próprio, liberdade e a importância do cuidado, especialmente da criança, do sagrado e das raízes que nos constituem. A obra transita entre grito, cura e abraço, compondo um universo que se completa em si mesmo.
Para Kelly, essa estreia vai muito além de um show. “Ele não é só um show, ele é um espetáculo, porque eu trabalho muito com o que é ritualístico. Como venho do teatro, ele também tem essa linguagem. Mas, desta vez, é um show de música com DJ e voz, e teremos dois convidados especiais”, conta.
Os preparativos, segundo a artista, revelam camadas estéticas e simbólicas do projeto. “Nesse show eu trabalho também a imagem, porque o estilo que trabalho é o afrofuturismo, uma grande pesquisa feita desde a música negra e a diáspora, das africanidades na música brasileira. A minha música tem um estilo próprio”, explica a cantora.
A artista também destaca que o cenário e o visual carregam elementos essenciais de sua ancestralidade. “Estou buscando elementos que tenham muito a ver com o que vem antes da gente. Por isso trabalho essa questão dos fios, do tecer, do crochê, dessa sabedoria que as nossas ancestrais passaram. E no visual, o cabelo faz parte do cenário, faz parte de ser uma mulher negra. Todas as mulheres negras têm uma relação muito especial com o cabelo. Quem é pessoa negra entenderá de outra forma, mas é para todo mundo”.
O significado do álbum também ganha destaque na fala da artista: “Para mim, esse álbum é um lugar onde eu abro o meu coração. Como multiartista, são muitos anos de trabalho até conseguir realizar esse sonho. Quem trabalha com música vai entender o quanto é difícil garantir qualidade. Para uma mulher negra, periférica, isso é ainda mais desafiador. Então este álbum é muito forte para mim. Consegui chegar até aqui, e cheguei do jeitinho que eu queria, com a qualidade que eu queria.”
O show de lançamento, que será gravado ao vivo, promete levar essa experiência ao palco em uma apresentação imersiva e representativa. A noite contará também com participação de DJ Obá e convidados, reforçando a dimensão coletiva e celebratória do projeto.
Sobre a expectativa, Kelly conta: “Eu quero que minha arte chegue no coração das pessoas. Sei que esses atravessamentos, muitos deles, são coletivos. Em algum momento, por identidade étnica, de gênero ou pelo que seja, isso chega. Minha expectativa é que as pessoas se sintam abraçadas, que saiam dali questionando algumas coisas, desfrutem, celebrem. Acho que celebrar é muito importante, se amar é muito importante, se amar de verdade.”
Serviço:
Show de lançamento: Kelly Lua – Elã
Data: 19 de novembro de 2025
Horário: 20h às 22h30
Local: Red Star Studio — Rua Teodoro Sampaio, 512, Pinheiros – São Paulo, SP
Ingressos: Ingressos aqui
Evento
Febratex Group apresenta novidades da FebraTêxtil 2026 durante Congresso Internacional Abit 2025
O Febratex Group marcou presença no Congresso Internacional Abit 2025, realizado nos dias 29 e 30 de outubro, na sede da Fiesp, em São Paulo. Promovido pela Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o evento reuniu autoridades, empresários, economistas e representantes de toda a cadeia têxtil para debater os rumos do setor sob o tema “Produtividade como catalisadora do crescimento e prosperidade”.
Durante a abertura, o presidente do Conselho de Administração da Abit, Ricardo Steinbruch, destacou que produtividade vai além da eficiência econômica: “É a essência do que buscamos: um futuro mais sólido, justo e com mais oportunidades para o setor e para o País”. Ele reforçou a importância de investimentos em educação, tecnologia, inovação, automação e sustentabilidade, além de avanços em infraestrutura, segurança jurídica e ambiente de negócios.
Com estande institucional no congresso, o Febratex Group apresentou as novidades da FebraTêxtil 2026, que será realizada de 24 a 26 de fevereiro, no Expo Center Norte, em São Paulo. A feira reunirá expositores de insumos, maquinários, fios, tecidos, aviamentos e soluções tecnológicas para a indústria têxtil e de confecção, consolidando-se como ponto de encontro essencial entre fornecedores, marcas e profissionais do setor.
“A FebraTêxtil nasceu com o propósito de criar uma vitrine permanente para a inovação no setor, aproximando empresas, entidades e profissionais. Nossa participação no Congresso da Abit reforça a sintonia com os temas que movem a indústria”, afirma Hélvio Pompeo Madeira, fundador e presidente do Febratex Group.
FebraTêxtil 2026
Realizada em São Paulo, maior polo econômico e industrial do país, a feira reforça o papel estratégico do estado na dinamização da indústria têxtil e de confecção, movimentando toda a cadeia produtiva, do comércio ao turismo de negócios, além de gerar empregos diretos e indiretos. O Febratex Group segue comprometido em impulsionar a indústria têxtil brasileira, atuando como plataforma de negócios, conhecimento, inovação e conexões que fortalecem todo o ecossistema produtivo.
“Com a FebraTêxtil 2026, conectaremos fabricantes, distribuidores e compradores em um ambiente completo, enquanto a ENTBrasil amplia a oferta de soluções técnicas e oportunidades de negócios. Já estamos preparando a edição de 2027, que irá superar todas as expectativas, reunindo inovação, conhecimento e oportunidades únicas para realizar ótimos negócios em um só lugar. Nossa missão é fortalecer o setor e gerar resultados concretos para todos os participantes, oferecendo condições especiais para renovação de espaços e garantindo uma experiência estratégica para expositores e visitante”, afirma o diretor de Comunicação do Febratex Group, Hélvio Jr.
Paralelamente à FebraTêxtil, acontecerá também a ENTBrasil – Exposição de Não Tecidos e Têxteis Técnicos, voltada às aplicações industriais desses materiais, ampliando oportunidades de negócios e promovendo troca de conhecimento técnico e tecnológico.
Serviço
Evento: FebraTêxtil 2026
Data: 24 a 26 de fevereiro de 2026
Local: Expo Center Norte – Pavilhão Vermelho – São Paulo/SP
Mais informações: www.febratextil.com.br
Evento
Febratex Summit reafirma compromisso ambiental e mantém Certificação Lixo Zero
O Febratex Summit 2025 conquistou a recertificação Lixo Zero, reforçando sua liderança em sustentabilidade no setor têxtil. Realizado em agosto, em Blumenau (SC), o evento alcançou 92,5% de desvio de aterro e incineração, reunindo mais de 90 empresas expositoras e especialistas nacionais e internacionais em mais de 120 horas de conteúdo sobre sustentabilidade, inovação e negócios.
Na última edição, em 2023, o Febratex Summit entrou para a história como o primeiro evento têxtil do Brasil a conquistar a Certificação Lixo Zero, em parceria com a Euro Ambiental Consultoria, ao atingir 92,2% de reaproveitamento e destinação correta dos resíduos gerados. Agora, em 2025, o evento amplia esse compromisso, demonstrando que a sustentabilidade pode caminhar lado a lado com a inovação e os negócios.
“Manter a certificação Lixo Zero é o reflexo de um trabalho coletivo, que envolve organização, expositores e visitantes em um mesmo propósito: reduzir impactos e promover uma cadeia têxtil mais consciente. Essa conquista reforça o papel do Febratex Summit como espaço de diálogo e ação na construção de uma indústria da moda do futuro”, destaca Giordana Madeira, diretora-executiva do Febratex Group e idealizadora do Febratex Summit.
A Certificação Lixo Zero é um reconhecimento oficial concedido pelo Instituto Lixo Zero Brasil a empresas e eventos que adotam políticas eficazes de gestão de resíduos. Baseada nos padrões internacionais da Zero Waste International Alliance (ZWIA), o documento assegura que pelo menos 90% dos resíduos sejam encaminhados para reutilização, reciclagem ou compostagem, evitando o envio a aterros sanitários e incineração.
Resultados da gestão de resíduos – Febratex Summit 2025
Durante o Febratex Summit 2025, foram gerados 7,9 toneladas de resíduos, das quais 7,3 toneladas (92,5%) foram desviados de aterros. Do total, 840 quilos eram de papel, 281 quilos de plástico e 310 quilos de materiais recicláveis diversos, que foram destinados à reciclagem pela cooperativa Cooperreciblu e empresa Duna. Além disso, 427 quilos de lona, bagum e carpete foram reciclados pela MR Reciclagens, e 5,39 toneladas de madeira foram reaproveitadas pela Eco Cavacos. Os rejeitos somaram 590 quilos, encaminhados ao aterro pela Duna, enquanto 74,1 quilos de resíduos orgânicos foram destinados à compostagem, executada pela Recoopera.
Esses números reforçam o compromisso do Febratex Summit com a gestão eficiente e transparente dos resíduos, além de demonstrar o potencial de circularidade do setor têxtil quando há integração entre organização, expositores e público.
-
Negócios6 dias atrás“De influenciador a mentor: Lucas Neto aposta em educação financeira e concursos públicos”
-
Cultura6 dias atrásGuairinha (PR) recebe a aclamada comédia “A Manhã Seguinte”, com Carol Castro, Bruno Fagundes, Gustavo Mendes e Angela Rebello
-
Esportes1 semana atrásImprensa esportiva veste uniforme e chuteira para a disputa da Copa Rexona Aceesp de Futebol
-
Saúde4 dias atrásCafeína faz mal? Verdades, mitos e limites seguros de consumo
-
Comportamento4 horas atrásDa Penha (RJ) para o Brasil: Dalilla Rubim transforma autenticidade e carisma em marca seguida por milhares
-
Entretenimento1 semana atrásDe Ponta Porã para o Brasil: Rafael Matos transforma o ensino do drywall com conteúdo digital
-
Turismo7 dias atrásTurismo brasileiro nos EUA deve crescer em 2025, impulsionado por compras e serviços digitais
-
Esportes1 semana atrásWine Run – Caminhos de Pedra garante festa dos competidores mesmo com chuva e frio na Serra Gaúcha





