Siga-nos nas Redes Sociais

Cultura

João Pedro Fagerlande lança o livro “O Amor na Era do Cangaço” com evento em Botafogo

Publicado

em

João Pedro Fagerlande com seu novo livro - Crédito fotográfico Gabriela Furlan
João Pedro Fagerlande com seu novo livro - Crédito fotográfico Gabriela Furlan

Obra do poeta e escritor tem o propósito de aproximar a literatura de cordel de jovens leitores

Uma narrativa em versos que revive a tradição da literatura de cordel. Essa é a proposta que o poeta e escritor João Pedro Fagerlande apresenta ao público em seu novo livro, “O Amor na Era do Cangaço”, pela editora Poesia Viral. O lançamento será no dia 11 de outubro, às 19h, na Livraria Blooks, em Botafogo (RJ). O evento contará com um bate-papo entre o autor e a ilustradora, com mediação da escritora Cristina Villaça, criando um espaço de conversa sobre literatura, juventude e cultura popular.

A história acompanha Dandara, uma mulher audaciosa que, após um casamento frustrado, se une a um grupo de cangaceiros. Do outro lado, Justino, capitão do exército, persegue o bando com o objetivo de vingar a morte do pai. Quando ambos se encontram em Quixeramobim, nasce um embate inesperado, atravessado por luta, amor e sobrevivência. Escrito em versos no estilo tradicional do cordel, o livro é acompanhado de ilustrações da artista Nathalia Lins, inspiradas na técnica da xilogravura. A obra pode ser lida por pessoas de todas as idades, mas tem um recorte editorial voltado para jovens leitores, a partir dos 14 anos, especialmente estudantes do ensino médio.

Com este lançamento, Fagerlande publica seu segundo cordel. O primeiro, “O Jumento que Foi à Lua”, recebeu destaque nacional: foi indicado ao Prêmio Jabuti 2024, transformou-se em peça teatral — produzida e encenada pelo próprio autor — e teve circulação aprovada pelo edital SESC Pulsar, levando o espetáculo a diferentes unidades do SESC no estado do Rio de Janeiro. A obra também foi adotada como leitura obrigatória pelo Colégio Pedro II, além de chegar a escolas particulares e eventos literários.

A relação do autor com o cordel começou em 2019, quando participou de um curso de poesia popular com Antônio Nóbrega, uma das maiores referências da cultura popular brasileira. Em seguida, como professor, incentivou seus alunos a escreverem cordéis, até que, durante a pandemia, decidiu se aventurar no gênero. Desde então, o cordel passou a ocupar um espaço de destaque em sua trajetória literária.

Em 2025, João Pedro celebra 20 anos de carreira artística. Sua trajetória começou com o grupo Assalto Poético, que levava poesia a bares, praças, hospitais e escolas. Desde então, consolidou-se como escritor, ator e editor, com oito livros publicados. Atualmente, realiza um pós-doutorado em Literatura Brasileira na UFRJ, em que desenvolve uma releitura contemporânea em cordel da obra Os Sertões, de Euclides da Cunha.

– “O Amor na Era do Cangaço” traz uma heroína, Dandara, que encarna resistência, paixão e coragem. É uma história que dialoga com a tradição popular, mas também com os desafios humanos de todos os tempos – afirma o autor.

Sobre o autor

João Pedro Fagerlande nasceu no Rio de Janeiro, em uma família de músicos. Formou-se em Letras na UFRJ, onde também concluiu o mestrado e o doutorado em Literatura Brasileira. Autor de oito livros, tem obras que transitam pela poesia, narrativa juvenil e cordel, com reconhecimento em prêmios literários e adoção em escolas.

Sobre a ilustradora

Nathalia Lins, também carioca, encontrou cedo sua vocação para o desenho. Da experimentação com lápis de cor e aquarela, migrou para a arte digital, mas sem perder o vínculo com a expressividade manual. Apaixonada pelo que faz, atua como designer e ilustradora, e assina as imagens de O Amor na Era do Cangaço, inspiradas na xilogravura.

Serviço:

Lançamento do livro “O Amor na Era do Cangaço”
Data e hora: 11 de outubro de 2025, às 19h
Local: Livraria Blooks – Botafogo, RJ
Atividade: Bate-papo com o autor João Pedro Fagerlande e a ilustradora Nathalia Lins, com mediação da escritora Cristina Villaça
Editora: Poesia Viral
Público-alvo: jovens leitores (a partir de 14 anos) e amantes da literatura de cordel

Rede social: https://www.instagram.com/joaopedrofagerlande/

Foto: Imagem gerada por IA Leia Mais

Chuvas intensas adiam programação do Bahia Gospel Festival em Camaçari

Gustavo Zan Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite Leia Mais

Nove em cada 10 mulheres já sofreram violência ao se deslocar à noite

Lançamento de foguete sul-coreano da base de Alcântara é adiado Leia Mais

Lançamento de foguete sul-coreano da base de Alcântara é adiado

Cultura

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Publicado

em

Por

Gustavo Zan
Gustavo Zan

Uma celebração grandiosa da ancestralidade, da força e da beleza do povo negro acontece no dia 22 de novembro (sábado), em Linhares (ES), no Complexo Cultural e Esportivo do Palmital: o Desfile da Realeza Africana – Negro Sou. Em sua 7ª edição, o evento gratuito traz na programação oficina de culinária quilombola, intercâmbio afro com grupos artísticos e o desfile. É um rito de passagem, uma travessia poética que une passado, presente e futuro em uma só voz, ecoando a resistência e o orgulho de uma história que o tempo jamais apagará.

Idealizado pelo Instituto Negro Sou, o desfile é a culminância de um ano inteiro de ações culturais, educativas e de empoderamento, que tem como propósito promover o letramento racial, fortalecer a identidade negra e combater o racismo. Cada participante que pisa na passarela carrega o peso e a leveza de uma ancestralidade viva, resultado de formações de empoderamento, identidade, penteados afro e maquiagem, um processo de preparação que transforma o corpo em símbolo e o gesto em discurso.

“Existe toda uma preparação para que as pessoas que irão performar a realeza tenham letramento racial, estejam bem empoderadas e que reconheçam a força de sua identidade racial consigam levar todo esse conhecimento com ela para o dia do desfile e transmitir aos convidados. Os modelos participam de uma seleção, reuniões, formações presenciais, assinam termos de conduta, estudam e se preparam para performar figuras importantes da ancestralidade negra”, explica Ana Paula, criadora do projeto.

A abertura do evento ficará por conta do AfroSax do Miguel, que convida o público a uma experiência sensorial e espiritual por meio do som e da alma africana. Em seguida, o público será conduzido por um intercâmbio afro-cultural protagonizado pelo Grupo Quilombola Mirim de Povoação – Pequenas Raízes da Mamãe da Praia, e pela Banda de Congo ASMONELI, herdeira de uma tradição que pulsa no tambor e na memória coletiva.

Este ano, o desfile chega com novidades que reafirmam seu compromisso com a diversidade e a inclusão. Além da figura inédita do rei destaque, que se une à rainha para simbolizar o equilíbrio e a força da realeza negra, o evento contará com acessibilidade para a comunidade surda e para pessoas com deficiência, com estrutura pensada para o acolhimento e participação de todos. As roupas e adornos serão assinados pelo designer Anderson Vianna, que transforma tecidos em narrativas e costura histórias de resistência com arte e afeto.

Nascido em 2018, a partir de um projeto desenvolvido pela professora Ana Paula, na Escola Integral Bartouvino Costa l, o “Negro Sou” se expandiu e tornou-se uma poderosa ferramenta de transformação. O que começou como disciplina eletiva virou um movimento que envolve toda a comunidade linharense, promovendo o reencontro com a ancestralidade e a valorização das expressões culturais afro-brasileiras.

O Desfile da Realeza Africana – Negro Sou é gratuito e aberto ao público. Mais do que um espetáculo, é uma celebração de pertencimento, identidade e amor-próprio. É o espelho onde a negritude se reconhece como potência, arte e herança. Um convite para que todos, de todas as cores e origens, se unam na mesma batida ancestral que ecoa do coração da África até o Espírito Santo!

A ficha técnica do evento reúne uma equipe comprometida com a valorização da cultura afro-brasileira e a inclusão em todas as suas formas. A realização é do Instituto Negro Sou, sob a presidência de Ana Paula, com direção geral da equipe do Instituto e figurinos assinados por Anderson Vianna. A produção é conduzida por uma equipe híbrida e diversa, formada por mulheres negras, pessoas cis, trans, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência, reafirmando o compromisso do projeto com a representatividade, a diversidade e a força coletiva.

Programação

 

16h30 às 18h30: Oficina de culinária quilombola (inscrição no local)

18h30 às 19h30: Intercâmbio afro

Desfile: 19h30

Serviço
Desfile da Realeza Africana – Negro Sou
Data: 22 de novembro de 2025 (sábado)
Horário: 16h30
Ingresso: Gratuito
Local: Complexo Cultural e Esportivo do Palmital
Endereço: Av. Roberto Marinho, s/nº – Palmital – Linhares/ES
Classificação: Livre

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago



Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife



Leia Mais

RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana

Foto: Dalton Valério



Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Duda Oliveira



Leia Mais

Artista plástica Duda Oliveira defende a importância da arte como instrumento de divulgação dos ODS na COP 30

Aracely



Leia Mais

A exposição “Amazônidas” celebra a potência feminina e artística da Amazônia no Centro Cultural Correios RJ.




Continue Lendo

Cultura

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Publicado

em

Tico de Moraes e a banda Saigon prestam homenagem ao ícone da música no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Doze anos sem Emílio Santiago, um dos maiores intérpretes da história da Música Popular Brasileira. Para celebrar o seu legado sofisticado e eterno, o Blue Note Rio, em Copacabana, recebe um reencontro afetuoso entre músicos, memória e público. O tributo ao ícone da voz acontece no dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h.

A iniciativa partiu do baixista e diretor musical Alex Rocha, que acompanhou o artista por mais de uma década, ao reunir músicos que integraram a banda de Emílio em diferentes fases da carreira para um espetáculo especial que celebra a sua obra.  

O cantor brasiliense Tico de Moraes, com sua voz refinada e presença marcante, traz à homenagem a vivência do jazz e da MPB contemporânea, ampliando o diálogo entre tradição e atualidade. Ele dividirá o palco com um time de peso, a banda Saigon, com Renan Francione (piano), Xande Figueiredo (bateria) e José Arimatéia (trompete), todos com trajetória junto a Emílio e passagens marcantes ao lado de nomes como Milton Nascimento, Mart’nália, Leny Andrade, Gilberto Gil, entre outros.

O repertório revisitará sucessos emblemáticos como “Logo Agora”, “Pelo Amor de Deus”, “Essa Fase do Amor”, “Verdade Chinesa” e “Saigon”, com arranjos cuidadosos e uma entrega emocional à altura do homenageado.

Serviço:

Local: Blue Note Rio – Avenida Atlântica, 1910, Copacabana, Rio de Janeiro – RJ

Dia e horário: dia 27 de novembro, quinta-feira, às 20h

Entrada: de R$ 60 a R$ 120, vendas pelo site https://www.eventim.com.br/artist/blue-note-rio/tico-moraes-banda-saigon-tributo-a-emilio-santiago-3965309/  

Redes sociais: 

https://www.instagram.com/alexrochaonbass
https://www.instagram.com/ticodemoraes
https://www.instagram.com/francionirenan
https://www.instagram.com/xandefigueiredobaterista
https://www.instagram.com/arimateatrp
https://www.instagram.com/bluenoterio

Produção: Luciana Moisakis 

Assessoria de imprensa: Carlos Pinho

Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia
Tico de Moraes, Alex Rocha, Renan Francione, Xande Figueiredo e José Arimatéia

Foto: Imagem gerada por IA Leia Mais

Chuvas intensas adiam programação do Bahia Gospel Festival em Camaçari

Foto: Divulgação Leia Mais

Pagode da Diretoria e Diretoria Vibes anunciam fusão e criam o maior ponto de pagode de Fortaleza

Marcelo Ribeiro Leia Mais

Coleção Trajetórias Musicais lança volume dedicado a Geraldo Azevedo, marcado por entrevista exclusiva e memória afetiva

Gustavo Zan Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música Leia Mais

21ª Feira de Artes Noel na Vila Madalena abre os festejos natalinos com artes autorais, gastronomia e música

Continue Lendo

Cultura

RioMar Recife tem programação Natalina neste fim de semana

Publicado

em

Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife
Crédito: Heudes Regis/Especial para o RioMar Recife

O RioMar Recife promete garantir a diversão para todo o público neste fim de semana, com uma programação repleta de animação e magia dos Encantos de Natal RioMar. Confira a programação completa.

Encantos de Natal RioMar Recife
O RioMar Recife promove ativações especiais para encantar o período natalino de toda a família. Haverá encontro com o Biscoito Ginger na Praça de Eventos 1 – Piso L1, no sábado e no domingo, dias 22 e 23 de novembro. O meet&greet é gratuito e acontecerá às 14h, 16h e 18h, com uma hora de duração cada sessão.

Natal do RioMar Recife
O Natal do RioMar Recife conta com uma nova dimensão neste ano, ocupando as duas Praças de Eventos, localizadas no Piso L1, e criando um circuito conectado por uma passarela temática capaz de fazer o público de todas as idades vivenciar a magia natalina.

Com o tema “Encantos de Natal RioMar” e tendo como personagem da decoração o biscoito de gengibre, clássico das festas natalinas, com uma cenografia rica em luzes, figurinos exclusivos, texturas, cores e muitas estruturas instagramáveis. O projeto mescla o contemplativo ao interativo através de games e projeções, além de uma experiência multissensorial, com aromas especiais de baunilha e chocolate permeando os ambientes dos biscoitos natalinos. As data e horário de visita são agendados através do App do RioMar Recife. Cada cadastro permite a inscrição de um CPF com direito a mais três acompanhantes por sessão/dia.

Lazer
O RioMar Recife ainda conta com outras opções de lazer para quem busca diversão e comodidade em um só lugar. São 12 salas de cinema no Cinemark, sendo duas salas Prime, Teatro, boliche, Game Station, Game Box e operações como o Vila Trampolim e Clube das Estrelinhas, que contam com atrações para o público de todas as idades.

App
Toda a agenda de eventos, serviços e horário de funcionamento pode ser conferida no App RioMar Recife, disponível para download gratuito para iOS e Android. Além disso, a plataforma oferece funcionalidades como mapa de geolocalização das lojas do shopping, reserva de restaurantes, pagamento de estacionamento, conteúdos, entre outras.

Gustavo Zan



Leia Mais

Identidade e resistência em foco: Negro Sou transforma Linhares em palco da realeza africana

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago



Leia Mais

Blue Note Rio recebe tributo a Emílio Santiago

Foto: Dalton Valério



Leia Mais

“Takotsubo, Coração Partido” faz curta temporada na Casa de Cultura Laura Alvim, em Ipanema

Duda Oliveira



Leia Mais

Artista plástica Duda Oliveira defende a importância da arte como instrumento de divulgação dos ODS na COP 30

Aracely



Leia Mais

A exposição “Amazônidas” celebra a potência feminina e artística da Amazônia no Centro Cultural Correios RJ.




Continue Lendo

Em Alta

Copyright 2018 - 2025 Gazeta24h. Rede de Sites Br. Todos os direitos reservados.