Com o início do ano, o pagamento do IPVA já está em vigor em alguns estados do país, com calendários e prazos definidos pelas administrações estaduais. Por se tratar de um imposto estadual, cada unidade da federação estabelece suas próprias regras, alíquotas e cronogramas, normalmente divulgados entre dezembro e janeiro. Nesse mesmo período, cresce a incidência de golpes virtuais, o que reforça a necessidade de atenção redobrada dos proprietários de veículos na hora de efetuar o pagamento.
Entre os golpes mais recorrentes relacionados ao pagamento do IPVA estão os sites fraudulentos, que costumam reproduzir com grande semelhança o endereço eletrônico e o visual dos portais oficiais. Isso leva os contribuintes ao erro e faz com que realizem pagamentos via PIX ou cartão para contas que não pertencem aos órgãos responsáveis.
“Em um cenário de aumento de golpes digitais, a segurança no pagamento do IPVA passa, principalmente, pela escolha de plataformas credenciadas, que possuem parcerias e integradas aos órgãos públicos. Soluções como Gringo, Sem Parar e Zapay operam com validações oficiais, o que reduz riscos e garante mais confiabilidade e rastreabilidade para o motorista”, afirma Pedro Vogado, diretor de Relações Governamentais de Gringo e Zapay, do ecossistema Sem Parar.
Nesse contexto, aplicativos credenciados aos Detrans e que tenham parceria com o órgão público passam a desempenhar um papel estratégico ao oferecer aos motoristas mais segurança, confiabilidade e praticidade na gestão dos gastos que se concentram nos primeiros meses do ano.
A seguir, confira aplicativos credenciados e parceiros dos Detrans indicados para o pagamento do IPVA.
Gringo
Com mais de 20 milhões de usuários, o SuperApp atua como um amigo digital, que orienta e lembra sobre prazos. Entre as funcionalidades, a calculadora do aplicativo permite estimar o valor do IPVA 2026 em poucos segundos, além de enviar alertas personalizados de vencimento e oferecer opções de pagamento em até 12x via cartão, boleto ou pix. Além disso, é oficialmente credenciado na Secretaria Nacional de Trânsito (SENATRAN).
Sem Parar
O Sem Parar, plataforma de soluções para o carro, ampliou suas funcionalidades digitais para oferecer ainda mais conveniência aos motoristas. Clientes podem parcelar multas, licenciamento e IPVA em até 12 vezes diretamente pelo SuperApp, integrando o pagamento de débitos veiculares aos mais de 30 serviços de mobilidade já disponíveis no aplicativo, como emissão de CLRV, alerta de multas, seguros, cartão de crédito e mais.
Para o IPVA 2026, a novidade vem acompanhada de uma campanha exclusiva: R$ 250 em Vale Bonus para quem optar pelo pagamento do imposto por meio da plataforma.
Zapay
Disponibiliza uma plataforma que permite consultar débitos anteriores, parcelar valores em até 12 vezes e acompanhar, em um único ambiente, o histórico de IPVA, multas e licenciamento. A Zapay, por sua vez, é uma plataforma segura e oficialmente habilitada para a quitação do IPVA, com credenciamento junto a diversos DETRANs em todo o Brasil e reconhecimento formal como empresa parceira da Serasa.