Instrumento de trabalho ou veículo para passeio, a motocicleta é um meio de transporte que garante mais liberdade para trafegar nos centros urbanos. Mas, se por um lado ela oferece mais dinâmica e permite “driblar” os engarrafamentos, por outro, é preciso pensar em itens que possam reduzir os riscos à integridade física dos motociclistas.
Assim, além de providenciar um rastreador para moto, quais outros equipamentos são indispensáveis para que o motociclista garanta a sua integridade? O que não pode faltar? Neste texto, saiba quais itens valem o investimento quando o assunto é a segurança no trânsito.
Capacete
Segurança para os motociclistas inclui, claro, o uso do capacete, item obrigatório para todos que trafegam de moto. Ele é responsável por proteger a cabeça de impactos, cortes e outras lesões, além de, com a viseira, proteger os olhos da poeira e de pequenos detritos.
São dois os principais tipos de capacetes no mercado: o integral e o semiaberto. O primeiro é aquele totalmente fechado, contando apenas com algumas entradas para ventilação, sendo o modelo mais indicado para quem trabalha utilizando a moto como meio de transporte. Já o semiaberto não tem a viseira acoplada, o que demanda que o motociclista tenha que adquirir óculos de proteção para utilizá-lo e manter a sua segurança.
Jaquetas
Uma imagem clássica que muitos têm sobre os motociclistas é dessas pessoas utilizando uma jaqueta. Mais do que apenas ser um item estético bonito, a jaqueta também é um equipamento que ajuda a garantir mais segurança para o condutor. As jaquetas próprias para os motociclistas são feitas de materiais como o couro, que garantem boa vedação contra o vento e também oferecem boa proteção ao corpo em caso de quedas.
Outro ponto importante é a proteção contra o clima, tanto da exposição prolongada ao sol quanto do frio e das chuvas. Tanto que esse conforto térmico é essencial para que o motociclista não tenha problemas com o frio ao trafegar em alta velocidade, como quadros de hipotermia ou frostbite.
Botas de couro e joelheiras
Já para garantir a boa proteção dos membros inferiores, a melhor indicação é o uso de botas de couro e joelheiras. As botas são responsáveis por proteger os pés contra descargas elétricas, queimaduras (que podem ser causadas pelo frio ou calor), perfurações e quedas de materiais nos pés (que podem causar esmagamento ou cortes). Assim, o ideal é que as botas tenham isolamento térmico e elétrico, além de terem acabamento resistente à água.
Por sua vez, as joelheiras proporcionam a proteção necessária para os joelhos em caso de quedas e do uso excessivo dos membros inferiores. O ideal é que o modelo selecionado não afete a movimentação das pernas do motorista, permitindo que ele faça todos os movimentos necessários com facilidade.
Luvas
Se os pés precisam de proteção, as mãos também necessitam, de modo que as luvas são outro equipamento de segurança indispensável para o condutor. Elas são responsáveis por proteger os membros das baixas temperaturas, impedir que as mãos fiquem escorregadias em caso de chuva e também proteger de esfoliações e outras lesões em caso de queda.
Rastreador de veículos
Mais comum nos últimos anos, o rastreador de veículos é uma tecnologia que também é bem-vinda para quem tem moto em casa. Com o rastreador, torna-se mais fácil recuperar a moto caso ela seja roubada ou furtada, uma vez que o rastreamento indica a posição do veículo em tempo real.
Contudo, ele não é vantajoso apenas por isso. Muitas das empresas que oferecem esse serviço também disponibilizam assistência 24 horas para o motorista. Assim, caso a moto apresente algum problema mecânico, elétrico ou pane seca, é possível acionar o serviço de guincho entrando em contato com a empresa.
Antenas protetoras contra cerol
Um medo que todo motociclista tem ao sair de casa é se deparar com uma linha de cerol. Apesar de ser proibido em diversas regiões do Brasil, o cerol, que é uma mistura de cola com vidro moído, ainda é muito utilizado por pessoas ao soltar pipas. Se ela encontra um motociclista enquanto ele trafega, pode resultar em acidentes fatais.
Dessa forma, um equipamento que não pode faltar são as antenas protetoras contra o cerol. Essas hastes flexíveis são instaladas na extremidade do guidão e ajudam a evitar que as linhas entrem em contato com o pescoço do motociclista, assim como outras partes do corpo, reduzindo os riscos de lesões graves.