Home Estilo de vida Saúde Inverno chegou: será que o frio afeta sua saúde bucal?
Saúde

Inverno chegou: será que o frio afeta sua saúde bucal?

Envie
Envie

Oficialmente, o inverno começou no último dia 21 de junho, mas são as baixas temperaturas de julho que nos lembram da estação mais fria do ano. Agora, já parou para pensar em qual é a relação desse período com a sua saúde bucal?
E que, não por coincidência, muita gente costuma relatar “dor no dente” em dias frios? Explica-se: essa sensação de desconforto ocorre porque há nestes dias um estímulo nos nervos que estão dentro da polpa dentária, a parte mais interna do dente, que são sensíveis a mudanças de temperatura.


“Esses nervos enviam sinais de dor para o cérebro quando entram em contato com o ar frio ou alimentos e bebidas gelados”, explica o cirurgião-dentista Edinei Dias, formado pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).
Agora uma informação importante: a dor de dente causada pelo frio não é simplesmente uma “consequência” do inverno. Na verdade, esse quadro de maior sensibilidade pode ter várias causas, entre elas, dentes com cáries.
“As cáries são orifícios que se formam no esmalte do dente por causa das bactérias que se alimentam dos restos de comida. Elas podem atingir a dentina e a polpa, deixando os nervos mais expostos ao frio”, esclarece o dentista.


Outro ponto é a retração gengival, também relacionada com o acúmulo de placa bacteriana, escovação muito forte ou genética. “Quando isso acontece, as raízes dos dentes ficam descobertas e mais sensíveis ao frio”, diz Edinei Dias. “Também quando o esmalte está desgastado, por causa de alimentos ácidos, bruxismo, clareamento dental realizado de forma errada sem a supervisão de um profissional qualificado ou envelhecimento, os nervos ficam mais vulneráveis ao frio”, completa.


Sendo assim, é importante investigar, com ajuda de um profissional, o motivo relacionado a maior sensibilidade nos dentes. Afinal, a dor de dente pode ser um sinal de alguma doença ou infecção que precisa ser tratada o quanto antes.
“Agora uma dica para evitar a dor de dente causada pelo frio é manter uma boa higiene bucal, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia, usando fio dental e enxaguante bucal”, recorda o dr. Edinei. “Outra recomendação é evitar alimentos muito quentes ou muito gelados, usar um canudo para beber líquidos frios e visitar o dentista regularmente para prevenir e tratar problemas dentários.”

Quer saber mais sobre este tema? Abaixo o Dr. Edinei responde 5 perguntas sobre saúde bucal no inverno:

  1. No inverno, costumamos consumir mais bebidas quentes como café e chás. Esse hábito pode contribuir para dor de dentes e amarelamento?
    Sim, bebidas quentes como café, chás e chocolate podem contribuir para a dor de dentes e o amarelamento, dependendo da causa e da sensibilidade de cada pessoa.
    A dor de dentes pode ser causada, como já falado, por vários fatores, como cáries, fraturas, infecções, inflamações ou desgaste do esmalte.  Por isso, é importante evitar bebidas muito quentes ou muito frias se você tem dentes sensíveis e procurar um dentista para tratar a causa da dor.
    Já o amarelamento dos dentes pode ser causado por fatores genéticos, envelhecimento, uso de antibióticos ou exposição ao flúor. Além disso, alguns alimentos e bebidas podem manchar o esmalte do dente com seus pigmentos, deixando-os mais amarelados. É o caso do café, do chá preto, do chá verde, do vinho tinto, dos refrigerantes e dos molhos. Para evitar isso, é recomendado escovar os dentes após consumir essas bebidas e fazer uma limpeza profissional periodicamente.
  2. Com tempo seco e aumento de problemas alérgicos, a sinusite pode resultar numa falsa dor de dente devido a uma inflamação na garganta, por exemplo?
    Sim! A sinusite pode causar uma falsa dor de dente devido à inflamação e à pressão nos seios nasais, que ficam próximos às raízes dos dentes superiores posteriores. Essa dor pode ser confundida com uma cárie ou uma infecção dentária, mas geralmente desaparece quando a sinusite (que é uma inflação das mucosas causada por vírus, bactérias ou alergias) é tratada.
  3. A Síndrome da boca seca também pode surgir no inverno?
    Sim, a síndrome da boca seca pode surgir no inverno, devido à baixa umidade do ar e à redução do consumo de água. Essa condição, também chamada de xerostomia, pode causar desconforto, dificuldade para falar e engolir, mau hálito e maior risco de cáries e infecções na boca.
    Para evitar a síndrome da boca seca no inverno, é importante manter uma boa hidratação, com a ingestão pelo menos 2 litros de água por dia, além de evitar bebidas alcoólicas e cafeinadas, usar umidificadores de ar e mascar chicletes sem açúcar para estimular a salivação. 
  4. Doces x Inverno: aumento de consumo de açúcar no frio (alguém falou em maça do amor?) contribui para o surgimento de cáries?
    O consumo de açúcar é um dos principais fatores de risco para o surgimento de cáries, pois ele favorece a formação de um biofilme dental cariogênico (placa bacteriana) que produz ácidos que destroem o esmalte dos dentes.
    No inverno, muitas pessoas tendem a consumir mais alimentos doces e pegajosos, como guloseimas das festas típicas de Junho e Julho e chocolates quentes, para se aquecerem. Esses alimentos podem ficar presos nos dentes e aumentar a exposição ao açúcar.
    Além disso, o frio pode causar sensibilidade nos dentes e gengivas, dificultando a higiene bucal adequada.
    Portanto, é possível que o aumento de consumo de açúcar no frio contribua para o surgimento de cáries, mas isso depende também de outros fatores, como a frequência e a qualidade da escovação, o uso de flúor, a produção de saliva e a predisposição genética.
  5. Como cuidar dos dentes no inverno?
    Cuidar dos dentes no inverno é importante para evitar problemas como sensibilidade, cáries, gengivite e lábios rachados. Lembre-se de fazer um Higiene oral extrema, escovando os dentes pelo menos três vezes ao dia. Use fio dental e enxaguante bucal para remover as bactérias que causam cáries e inflamações.
    E invista em uma dieta alimentar para reforçar as defesas: com alimentos ricos em vitaminas C e D, cálcio e fósforo, que ajudam a fortalecer os dentes e as gengivas. 
Envie
Artigo relacionado
Saúde

Dia Nacional da Vacinação alerta para importância de prevenir doenças

O Brasil tem um dos maiores sistemas de vacinação pública do mundo. Mas...

Saúde

Podcast Conexão Daniella homenageia o Dia do Dentista com participação de Rafael Decurcio

No episódio, Daniella Mendonça, com mais de 25 anos de experiência, debate...

Saúde

Guia completo para iniciantes na academia: começando com o pé direito

Começar na academia pode ser uma experiência empolgante, mas também pode gerar...

Saúde

Saúde intestinal: saiba quais sintomas exigem atenção

Dra. Aniely D’ Agostino, especialista em Saúde Intestinal Integrativa, destaca a importância...