Junho chegou e o amor está no ar. Neste mês, dedicado aos namorados, nada é mais comum do que se deparar com declarações de amor, carinho e afeto nas redes sociais e também ao vivo, afinal, demonstrar que ama nunca é demais. Contudo, manter uma relação saudável exige muito mais do que gritar para os quatro cantos do mundo o quanto está apaixonado pelo parceiro ou parceira. Para isso, é necessário saber compreender e lidar com as emoções, explica o consultor de gestão de empresas e inteligência emocional, Alex Magno.
“Por si só, qualquer relação pode ser muito difícil, uma vez que estamos lidando com a personalidade, sentimentos e características de outra pessoa. Para que as coisas fluam bem, é necessário inteligência emocional. Isso, em especial, em um relacionamento amoroso, que demanda autoconhecimento, muito cuidado e atenção das partes envolvidas para ninguém se machucar e/ou tornar a convivência afetiva tóxica”, esclarece Alex.
De acordo com o consultor de gestão emocional, para adquirir habilidades socioemocionais que vão garantir que uma relação amorosa seja leve e próspera, os envolvidos devem buscar conhecer, reconhecer e lidar com as próprias emoções. Além disso, ele diz que é importante “que a pessoa cultive perspectivas positivas em relação às suas individualidades e também as do parceiro, assim como entenda o perfil emocional da pessoa que ama. Se cada um dos parceiros fizer isso, eles vão conseguir se adaptar ao estilo de comunicação um do outro e ter uma relação saudável”.
No entanto, se o casal não se autoconhecer e não buscar desenvolver inteligência emocional, a convivência pode se tornar insustentável, marcada por brigas e desentendimentos constantes, ressalta Alex. “Se não há equilíbrio emocional no relacionamento, no lar também não haverá. Dessa forma, conflitos sempre irão acontecer, assim como padrões negativos que se repetem, o que pode adoecer as próprias pessoas da relação e até mesmo consolidar práticas abusivas”, explica o especialista.
Nesse caso, para evitar que a vida do casal seja repleta de amargura e arrependimentos, Alex instrui a adesão de alguns valores que são essenciais para a construção de uma boa relação entre as pessoas que se amam. “É importante sempre deixar o respeito em evidência, seja qual for a situação. Além disso, priorizar o diálogo, pois é importante que haja espaço no relacionamento para a partilha de expectativas e frustrações, o que permite resoluções de problemas de maneira mais simples. Fora isso, é necessário confiança um no outro, pois sem esse valor não existe a possibilidade de harmonia no cotidiano, o que fará a união amorosa ruir”, ressalta Alex.
Sobre Alex Magno
Com 16 anos de experiência desenvolvendo a inteligência emocional a partir do Eneagrama, ferramenta milenar, e mais de 20 anos treinando executivos de grandes empresas de todo o Brasil, Alex Magno já realizou trabalhos de treinamento em São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná, além da Bahia.
Ex-executivo de multinacional de Software e ERP (totvs) e consultor especialista em desenvolvimento de executivos com inteligência emocional e vendas com marketing digital, Alex já realizou trabalhos na Unilever, Oi, Vivo, Sky, HSBC, Boticário, Gerdau, Redecard, SPC, Votorantim, Petrobrás e Embraer, entre outras grandes empresas. Também possui certificação internacional em Coaching pelo ICI – Integrated Coaching Institute (Califórnia, EUA), formação em Neurolinguística com Eduardo Shinyashiki, Hipnose Clínica com Fábio Puentes, formação de Instrutor de Eneagrama pelo Instituto Eneagrama (SC), Formação Internacional em Eneagrama – EPTP (Enneagram Professional Training Program) e Formação Internacional em Eneagrama Aplicado ao Desenvolvimento Organizacional – DO (EUA).