Home Agronegócio Insumos verdes são demanda crescente no agronegócio
Agronegócio

Insumos verdes são demanda crescente no agronegócio

Envie
Divulgação SML
Envie

A moderna agricultura brasileira demanda cada vez mais insumos que sejam não apenas eficientes, como também ambientalmente adequados. Os agricultores de todas as cadeias produtivas buscam adotar novas tecnologias que impactem o mínimo possível, independente do sistema de produção. Nesse sentido, a multinacional SML acaba de conquistar para linha nutricional e principal defensivo de seu portifólio, a certificação IBD para agricultura orgânica no Brasil. A companhia indiana já possui creditações como OMRI e CDFA para produção de orgânicos em outros países.

Reafirmando seu compromisso em oferecer produtos de alta performance e com foco em sustentabilidade. O portifólio SML já é amplamente utilizado na agricultura intensiva e de alto valor agregado, como por exemplo frutas, vegetais, café, citros, cana de açúcar e as culturas extensivas como soja, milho e algodão. Agora, todos os agricultores poderão se beneficiar com a nova certificação.

Na prática, a companhia agora endossa as garantias à classe produtora quanto a idoneidade e origem de seu portfólio de insumos para serem utilizados nas lavouras orgânicas. Os produtos da linha nutricional Techno S (90% enxofre elementar), Techno Z (15% zinco + 70% enxofre elementar) e o defensivo agrícola, Cosavet (80% enxofre elementar), foram certificados pela IBD, ou seja, o uso dos insumos agora é permitido em produções orgânicas.

De acordo com Vítor Raposo, engenheiro agrônomo e presidente da empresa no Brasil, é uma grande conquista obter este selo. “Foi um trabalho árduo, do qual estamos colhendo os primeiros frutos. Os insumos SML poderão ser utilizados pelos agricultores que cultivam orgânicos, representando mais um importante passo em nosso posicionamento no País”, destaca.

Andrea Feldenheimer, responsável pela área de regulatório na América Latina, e líder no processo para certificação, comenta que esta ajuda a reforçar o compromisso da SML em oferecer aos agricultores soluções mais sustentáveis. “Nosso lema é produzir mais com menos, o que nos direciona a ter produtos com uma qualidade excelente com baixa dosagem e a certificação da IBD vem para dar mais força ao nosso propósito”, diz.

Mercado em ascensão

O estudo intitulado “Panorama do Consumo de Orgânicos no Brasil 2023”, idealizado pela Brain Inteligência Estratégica, revelou que 46% da população no País consome alimentos orgânicos. Um crescimento segundo os dados de 16% entre 2021 e 2023. “Isso demonstra uma evidente valorização da qualidade e da origem dos alimentos que chegam até a mesa da população. E ao mesmo tempo promove oportunidades de melhor remuneração e de negócios para quem está produzindo”, comenta Raposo.

A pesquisa mostrou ainda que a região Nordeste está à frente no consumo de orgânicos, com 45% dos entrevistados optando por esse tipo de alimento; seguida pelo Centro-Oeste, com 42%, e pelo Sudeste, com 30%. “Para nós é fundamental que o consumidor e o produtor nos reconheçam como uma parceira, que respeita e zela pelo meio ambiente”, salientou o executivo.

Sobre – Com mais de 50 anos no mercado, a SML Limited é uma multinacional indiana que atende a agricultura global em mais de 80 países em todo o mundo. A empresa desenvolve e promove a utilização de soluções sustentáveis de ponta a ponta e de alto desempenho em nutrição de culturas, proteção de culturas, bioestimulantes e biofertilizantes. Em 2023 iniciou por meio de subsidiária, atuação na agricultura brasileira. https://sml-ltd.com.br/sml-no-campo.

Envie
Artigo relacionado
Agronegócio

Rainbow Agro descomplica a agricultura com o lançamento do Agrofácil

. Projeto tem como finalidade levar conteúdo educacional para o público geral...

Agronegócio

Sanidade, nutrição e ambiente para as bezerras são pontos de atenção nas fazendas leiteiras

. Animais mais jovens necessitam de atenção especial em saúde, alimentação e...

Agronegócio

Período de gestação de fêmeas suínas é crítico e deve ser acompanhado de perto, segundo especialista

. Mortalidade fetal e embrionária pode aumentar devido causas infecciosas e manejo...

Agronegócio

Vetnil investe em futuro da medicina equina com o 6º Encontro de Residentes

Com o objetivo de fomentar conhecimento e apoio aos veterinários recém-formados, a...